quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Abrantes - Prejuízos do temporal de 19 e 20 de janeiro








Na última reunião de Câmara foi apresentado pelo vereador Manuel Valamatos o levantamento dos prejuízos do temporal ocorrido nos dias 19 e 20 de janeiro.


A maioria do sistema de sinalização semafórica nas principais avenidas da cidade foi afetado. Á data do temporal estava a decorrer o processo administrativo para adjudicação da manutenção desse sistema, desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo. Dados os prejuízos ocorridos, foi necessário proceder à revisão desse procedimento. Assim, o funcionamento dos semáforos ficará condicionado até conclusão do processo de adjudicação, obrigatório por lei.


Dos restantes prejuízos ocorridos em espaços e equipamentos público, destacam-se a queda de árvores, com grande incidência no Parque Urbano de São Lourenço e no Jardim do Castelo, queda de vedações, danos em pavimentos, danificação em sinalização de trânsito, deslizamento de terra, falha pontual de abastecimento de água em algumas localidades. Nas semanas que se seguiram ao temporal, os serviços municipais procederam a trabalhos de limpeza dos destroços e reparação dos estragos, estando a maioria das situações normalizadas. No entanto, verificam-se ainda trabalhos de reparação em equipamentos atingidos, como é caso das estruturas de algumas ETAR’s em vários pontos do concelho, cujas vedações e tubagens foram atingidas pela queda de árvores.


No relatório é ainda feita uma referência aos estragos ocorridos no telhado de uma casa de habitação localizada no local de Maxial, Fontes. O morador foi acolhido em casa de familiares estando a Câmara a estudar a hipótese de apoiar a reconstrução do telhado através da cedência de material. Dado tratar-se de uma caso de cariz social, o mesmo está a ser acompanhado no terreno pela Comissão Social de Freguesia de Fontes.









Nenhum comentário:

Postar um comentário