Projectos são apoiados pelo Sistema de Incentivos à Inovação, reforçam capacidade exportadora e criam 370 postos de trabalho
A Ar Líquido, a Bosch Car Multimedia Portugal e a Mitsubischi vão investir 116,6 milhões em Portugal, ao abrigo do Sistema de Incentivos à Inovação. Os projectos, considerados de interesse estratégico para a economia nacional e regional, visam a criação de 370 postos de trabalho directos e um valor acumulado de vendas e prestações de serviços da ordem dos 8,6 milhões de euros.
AIR LIQUID O projecto empresarial visa a construção e o equipamento da uma nova unidade fabril, em Sines, para o fabrico de oxigénio, azoto e árgon a partir da liquefacção do ar. O investimento em causa ronda os 46,1 milhões de euros, prevendo-se a criação de dois postos de trabalho directos e a manutenção de outros 180. O investimento terá também um valor acumulado de vendas e prestação de serviços de cerca de 1047 milhões de euros e um valor acrescentado bruto acumulado de 431,4 milhões de euros.
A nova unidade é vocacionada para as necessidades de gases industriais do mercado interno, evitando um recurso crescente a importações e criando capacidade adicional para exportar oxigénio líquido, azoto e árgon para Espanha. Prevê-se ainda um aumento do volume de negócios da empresa de cerca de 23%.
BOSCH A maior unidade industrial europeia no segmento de produtos multimédia para automóveis e uma das cinco maiores exportadoras portuguesas vai lançar um novo projecto que aposta na diferenciação tecnológica dos seus produtos através do desenvolvimento e da industrialização de uma nova geração de sistemas de navegação. Trata-se de uma nova família de produtos multimédia baseados em ecrãs inteligentes, um novo sistema profissional para camiões, um dispositivo para pagamento electrónico de portagens, novos sensores para sistemas ESP (Electronic Stability Program) e novos controladores electrónicos. O investimento excede os 37,6 milhões de euros, prevendo-se a criação de 15 novos postos de trabalho e a manutenção de um total de 1726. No termo da vigência do contrato está projectado um valor acumulado de vendas e prestação de serviços de cerca de 4395 milhões de euros e de um valor acrescentado bruto acumulado de 645,9 milhões de euros.
Espera-se também que haja impactos nas PME nacionais fornecedoras de matéria-prima utilizada pela empresa, implicando mais competências e a constituição de equipas dedicadas ao desenvolvimento dos novos produtos e das respectivas soluções técnicas de fabrico.
MITSUBISHI Uma das cinco fábricas de montagem automóvel no país vai expandir a sua unidade no Tramagal, Abrantes, para o fabrico de um novo modelo de camião ligeiro Canter, o LIFT. E estabelecer o centro de distribuição do modelo para novos mercados não europeus, designadamente para os países do Conselho de Cooperação dos Estados Árabes do Golfo. O investimento excede os 32,9 milhões de euros, prevendo-se a criação de 353 postos de trabalho directos e a manutenção de 322. O valor acumulado de vendas e prestação de serviços esperado é de 3181 milhões de euros. O valor acrescentado bruto acumulado é de 292,3 milhões de euros.

Nenhum comentário:
Postar um comentário