sábado, 2 de fevereiro de 2013

Custos com saúde descem pela primeira vez no século






As despesas com a saúde diminuíram 5,2% em 2011, sendo que esta é a primeira queda de que há registo neste século. Ao mesmo tempo, um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) indica que no ano passado o País cortou o dobro daquilo que era exigido pela troika, avança a edição deste sábado do Jornal de Notícias.



Trata-se da primeira vez, pelo menos desde o ano 2000, que Portugal registou cortes com as despesas de saúde. No ano de 2011 esta redução fixou-se em 5,2%, o que traduz o impacto das políticas de austeridade no sector, revela um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).






Refira-se que, em 2011, a média destes cortes no conjunto de 34 países que integram a entidade foi de 0,7%.


Por outro lado, o mesmo documento assinala que em 2012 o País fez emagrecer os custos com a saúde em 11%, o que equivale ao dobro das exigências decretadas pela troika.


Porém, o Ministério da Saúde contesta estes números, assegurando que os cortes que se observaram no ano passado foram de 4,67%. Também a redução de 5,2% com as despesas neste sector é desmentida pelo Governo, que refere os dados da OCDE resultam de “uma confusão conceptual”, apontando antes para uma diminuição de custos na ordem dos 4,6%.





Informação: Noticias ao Minuto


Nenhum comentário:

Postar um comentário