Foram publicadas esta quarta-feira em Diário da República as novas regras dos preços dos medicamentos vendidos nas farmácias, que entram em vigor amanhã. O custo dos remédios vai voltar a descer este ano graças à comparação com os preços de outros países de referência.
O preço dos medicamentos vai voltar a descer este ano, graças à comparação anual dos preços com outros países de referência. Hoje foi publicado em Diário da República o decreto-lei que introduz as novas regras nos valores dos remédios e que entra em vigor já amanhã.
“Determina -se que sejam sistematicamente praticados preços de medicamentos em linha com o preço mais baixo dos países europeus em comparação”, indica o decreto. De acordo com o Diário Económico, Portugal deverá vir a comparar os preços dos medicamentos com Espanha, Itália e Eslováquia.
O mesmo decreto estabelece também novas regras para os medicamentos usados nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde, determinando que sempre que não "não tenham sido objecto de avaliação prévia para efeitos de aquisição pelos hospitais do SNS, nem de decisão de comparticipação" também passam a estar sujeitos à revisão anual do preço de referência, o que quer dizer que o preço não pode superar a média dos três países que servem de termo de comparação para Portugal.
Fonte:Noticias ao Minuto

Nenhum comentário:
Postar um comentário