quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Santos Lopes assinala 40 anos de Escultura em Abrantes


Dia 19 de dezembro, pelas 21h30, na Biblioteca Municipal António Botto, em Abrantes, é apresentado o livro “Escultura: O Sonho e a Técnica”, da autoria de Santos Lopes.



No livro, o escultor reúne factos da sua prematura descoberta da arte - ainda na infância - em Portugal e da realização do sonho de ser escultor, inaugurando a sua primeira exposição, já no Brasil. Para além de fotos sobre a sua obra, Santos Lopes transmite didaticamente todo o processo de elaboração do trabalho, desde a modelagem até à finalização.

Simultaneamente, será inaugurada a exposição “ Santos Lopes – 40 anos de Escultura” que ficará patente ao público na Biblioteca, até 8 de fevereiro.  A mostra escultórica, reconhecida e premiada mundialmente, vai contar com uma performance de dança pelo Espaço Idança – Escola de Dança Contemporânea de Abrantes.



Santos Lopes ( http://www.santoslopes.com) é natural de Abrantes.  Fotógrafo, professor, ceramista e escultor, viajou pela Europa, África e USA, onde,

em Nova Iorque, frequentou a Art Students League como assistente de Nathanaiel Katz. Prosseguiu as suas viagens de estudo e pesquisa, chega ao Brasil em 1975, e fixa residência em São Paulo.

Em 1976, integra o movimento de poesia e arte no Teatro Municipal de São Paulo. Em 1978, recebe o Prémio Ademar Costa, realizando sua primeira exposição individual no Brasil. Segue sua carreira com exposições internacionais e importantes mostras individuais e coletivas no Brasil. Em 1994 é o único representante do Brasil a integrar a edição 94 do catálogo Kawaguchi Public Art, Da Kawaguchi Metal Industries, de Tóquio, na mostra que selecionou 23 escultores do mundo inteiro.

Em Setembro de 2001, apresentou uma exposição retrospetiva em Abrantes, onde alguns dos seus trabalhos pontuam o espaço público.

Em novembro de 2013, nos 20 anos da Biblioteca Municipal António Botto, foi apresentado um busto do patrono da Biblioteca, da sua autoria.

Os seus trabalhos integram coleções em Portugal, França, Inglaterra, Suíça, Estados Unidos, Brasil, Uruguai, Alemanha e diversos países africanos.

Atualmente, vive e trabalha entre Portugal e Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário