terça-feira, 3 de setembro de 2013

NERSANT aposta em ecossitema empreendedor para dinamizar economia do Ribatejo




A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, encontra-se a dinamizar na região diversos projetos de apoio ao empreendedorismo e de incentivo à criação de empresas no Ribatejo. Dinamizar a economia regional é o objetivo da associação.



Embora o conceito de empreendedorismo tenha dado nas vistas nos últimos tempos, a NERSANT já se preocupa há largos anos com esta temática, tentando incutir na população da região, a necessidade de criar não só mais, mas melhores empresas.



Tendo em conta este objetivo, a associação tem vindo a trabalhar no sentido de criar um ecossistema empreendedor, que não só facilite a criação de empresas, mas que incuta na sociedade uma mudança de mentalidades em relação ao mundo empresarial, tão necessária em Portugal.



Neste sentido, e com o objetivo de apoiar a criação de microempresas na região, a NERSANT tem à disposição dos interessados, o ApoiarMicro, projeto que dá apoio técnico gratuito para a elaboração do plano de negócios dos projetos empresariais dos empreendedores.



Uma vez que a NERSANT é entidade acreditada para pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional para facultar apoio técnico às empresas criadas no âmbito do PAECPE, programa deste instituto para apoio ao empreendedorismo e à criação do próprio emprego, a associação está a facultar apoio técnico e consultoria especializada até 24 meses após início de atividade das empresas criadas ao abrigo do PAECPE. Para além disso, os empreendedores interessados em candidatar-se ao Programa Nacional de Microcrédito podem também contactar a NERSANT, uma vez que a associação é a entidade acreditada da região para a validação do dossier de negócio a entregar à CASES, entidade gestora do programa.



Paralelamente e de forma complementar ao ApoiarMicro, a associação criou ainda o Sítio do Empreendedor, plataforma online que tem como objetivo testar a viabilidade económica de qualquer ideia de negócios e que neste momento já tem registados mais de 300 projetos empresariais. Para dar formação de base aos novos empreendedores, a NERSANT criou ainda a Formação Inicial de Empreendedores, ação integrada composta por cinco módulos essenciais à gestão eficaz de qualquer negócio, e que neste momento já contou com a participação de 120 participantes.



Empreendedorismo nas escolas



Tendo consciência de que é urgente mudar a mentalidade portuguesa em relação ao mundo empresarial, a NERSANT tem apostado em alertar as crianças e jovens da região, para a importância do tecido empresarial para a economia e consequente qualidade de vida das regiões e dos países.

Com base nesta crença, a associação tem dinamizado no ensino básico o projeto EmpCriança, que tem despertado os alunos do 3.º e 4.º ano para a importância da criação de empresas, familiarizando-as com os diversos conceitos empresariais. Desta forma, o EmpCriança desafia os alunos sentirem a essência do “ser empresário”, através da construção da sua própria miniempresa. Neste pequeno projeto empresarial, os alunos terão que explicar o seu projeto empresarial, justificando as suas escolhas com os conceitos apreendidos (tipo de empresa, custos, formas de financiamento, aplicação do lucro, importância do marketing, entre outros…).



Tendo em conta que é no Ensino Secundário que muitos dos alunos começam a canalizar as suas escolhas com vista a um futuro profissional bem sucedido, a NERSANT entendeu ser também necessário intervir junto desta população, alertando-a para a importância da atividade empresarial e para a criação do próprio posto de trabalho. O EmpreEscola – Empreender no Ensino Secundário, tem assim como objetivo permitir e facilitar a emergência de talentos empresariais, através da aplicação de um conjunto de atividades integradas que visam promover e desenvolver competências empreendedoras nestes alunos. O EmpreEscola permite aos alunos o desenvolvimento do plano de negócios da sua ideia, com passagem obrigatória pela definição de objetivos da empresa criada, pela definição da figura jurídica, pela definição das funções e distribuição de responsabilidades, pela identificação de sistemas de incentivos para financiamento da atividade, pela definição de objetivos de venda e produção, e pela fabricação do protótipo ou implementação do serviço.



Para encerrar o ciclo empreendedor, a NERSANT está já a preparar um novo projeto, que vai também despertar o interesse dos alunos para o meio empresarial, e que deverá arrancar em breve no 2.º e 3.º ciclo, conseguindo desta forma esta associação, oferecer e disponibilizar gratuitamente às escolas da região, uma oferta integrada de projetos de ensino do empreendedorismo em todos os níveis de ensino.



Para mais informações sobre qualquer projeto de empreendedorismo da NERSANT, os interessados deverão contactar o Departamento de Apoio Técnico, Inovação e Competitividade da NERSANT através dos contactos 249 839 500 ou datic@nersant.pt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário