sexta-feira, 29 de novembro de 2013
AGENDA 30 NOV e 1 DEZ - OS PATOS
30 Novembro 2013
10h | OS PATOS vs V. Santarém - Benjamins - Distrital Futsal
11h30 | OS PATOS vs Fárrio - Infantis - Distrital Futsal
15h | OS PATOS vs Entroncamento - Juvenis - Distrital Futsal
17h | Mação vs OS PATOS - Iniciados - Distrital Futsal
19h | Alhadense vs OS PATOS - Seniores - 3.ª Divisão Nacional Futsal
1 Dezembro 2013
15h | OS PATOS vs Coruche - Juniores - Distrital Futsal
Vamos Todos Ajudar Cleto
O Senhor Anacleto (conhecido por Cleto) tem 41 anos, vive no Carvalhal, concelho de Abrantes e sofre de GLIOBLASTOMA MULTIFORME desde 2010. |
O Cleto nasceu a 09 de Junho de 1972, na aldeia de Carril (pertence ao Concelho de Abrantes), filho de Maria Manuela Lopes e António Nunes, onde teve uma infância como todas as outras crianças. Sempre foi uma criança saudável e amado por todos. Com o tempo foi crescendo e tornando-se num menino muito bonito e educado. Na escola era bom aluno, e já em adulto completou o 12º ano de escolaridade.
Desde muito novo mostrou ser um bom trabalhador. Em pequeno, talvez com 11 ou 12 anos, já ajudava os pais a ir buscar água à fonte, uma vez que ainda não havia água canalizada nesta altura. Sempre ajudou muito os pais e as irmãs, e mesmo já depois de adulto, sempre que saía do trabalho, ia ao encontro dos pais na horta para os ajudar, tendo sido sempre o “braço direito dos pais”.
Com o passar dos anos, tornou-se num belo rapaz. Educado, amigo de toda a gente e, acima de tudo, um grande trabalhador, tendo começado desde muito novo a trabalhar com o pai na construção civil, até ao momento que lhe foi diagnosticado o Glioblastoma Multiforme em Fevereiro de 2010, altura em que foi submetido a uma cirurgia de urgência no Hospital de Santa Maria em Lisboa, a qual correu bem, tendo-se seguido 3 anos de tratamentos de quimioterapia e radioterapia. Durante todo este tempo foi uma pessoa lutadora e corajosa que nunca baixou os braços à doença. Mesmo já com algumas limitações a nível da memória, tentou sempre trabalhar. Para ele, estar em casa era muito aborrecido, uma vez que sempre foi uma pessoa muito activa. Quando não estava nas obras a trabalhar, estava nas hortas a ajudar os pais. Em Maio de 2013 recebeu inesperadamente a notícia de que, no lado oposto (na parte frontal esquerda do cérebro) o glioblastoma tinha começado a crescer. Seguiram-se exames cujos resultados foram positivos para fazer a operação. O Cleto foi novamente operado no dia 29 de Julho no mesmo Hospital. Mas desta vez ficou com sequelas mais graves, ao ponto de não ter mais voltado a trabalhar. Neste momento está dependente da ajuda da mulher, Carla, para o ajudar em quase tudo, não podendo ficar sozinho em casa. Depois desta cirurgia, ele ficou muito parado, ficou com a memória mais afectada, e chegou mesmo a andar ainda de cadeira de rodas, uma vez que o equilíbrio também foi afectado. Mas ele não desiste, e tem aos poucos conseguido ultrapassar alguns obstáculos. Antes da cirurgia a luta contra a doença ganhou outra força. Lutando pela vida, Cleto interessou-se e pediu informações sobre os tratamentos realizados na Alemanha (tratamentos com células dendríticas). A resposta da clínica foi favorável, dizendo que há condições para que os tratamentos corram bem. Mas, como os tratamentos são muito caros, Cleto precisa da nossa ajuda... A população uniu-se e gerou-se uma enorme onda de solidariedade. Já se organizaram 4 festas de solidariedade, já se venderam rifas, já se criou uma conta bancária para quem quiser ajudar monetariamente de forma anónima, mas mesmo assim o meu primo ainda não conseguiu o dinheiro (cerca de 50 mil euros) para ir à Alemanha fazer este tratamento. Neste momento ainda falta mais de 50% do valor estimado para poder ir fazer estes tratamentos na Alemanha. Mediante esta situação, gostaria de pedir ajuda ao vosso Jornal, para que mais pessoas possam ter acesso ao caso do meu primo, uma vez que já não temos muito mais alternativas, já que vivemos numa localidade onde praticamente todos se conhecem, não conseguindo desta forma alcançar um maior número de pessoas. ~
A página do Facebook que se criou em nome dele chama-se "Vamos ajudar o Cleto".
https://www.facebook.com/movimentoajudacletonunes
Sandra Frade
960256762
Contactos da família:
Carla Nunes (esposa): 926404403
Élia Nunes (Irmã): 917791742
quinta-feira, 28 de novembro de 2013
"A ESTRELA DA MANHÃ" a favor da Causa "DEIXA-ME VIVER"
Produtores e locutores do programa "A Estrela da Manhã", na Rádio Tágide nas manhãs de domingo, vai levar a efeito mais um evento de solidariedade que se vai chamar GALA "A ESTRELA DA MANHÃ" a favor da Causa "DEIXA-ME VIVER"
Assembleia Municipal reúne dia 29 de novembro
Foto: Arquivo |
A Assembleia Municipal de Abrantes reúne em sessão ordinária, sexta-feira, dia 29 de novembro, às 21h00, no auditório da ESTA – Escola Superior de Tecnologia de Abrantes.
A ordem do dia apresenta para discussão e votação os seguintes assuntos:
Informação escrita da Presidente da Câmara Municipal acerca da atividade Municipal;
Grandes Opções e Orçamento para o ano de 2014 – Câmara Municipal de Abrantes;
Documentos Previsionais para o Exercício de 2014 – Serviços Municipalizados de Abrantes;
Política Fiscal – (IMI, Derrama e participação variável no IRS);
Taxa Municipal de Direitos de Passagem (TMDP);
Isenção de Taxas relativas à operação Urbanística – Abrancongelados, Produtos Alimentares, Lda. – Lote nº 39 do Loteamento Municipal, Parque Industrial, Zona Norte- ratificação;
Regulamento de alienação de produtos municipais;
Abertura de procedimento concursal;
Autorização para assunção de compromisso plurianual relativo à “Aquisição de Serviços para Transporte Urbano no Circuito Histórico da Cidade de Abrantes” – aBusa;
Autorização para assunção de compromisso plurianual relativo à aquisição de serviços para implementação do projeto “Formação – Ação – Município de Abrantes”;
Protocolos de delegações de competências com as Juntas de Freguesia – manter os existentes;
Eleições para as diversas entidades:
Representante das Juntas de Freguesia para Assembleia Distrital;
Representante das Juntas de Freguesia para a Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios;
Representante das Juntas de Freguesia para o Conselho Cinegético Municipal;
Representante para o Conselho Local de Ação Social;
Representante das freguesias do Concelho para o Conselho Municipal de Educação;
Elementos para integrar o Conselho Municipal de Segurança;
Designação de representante de cada um dos partidos representados na Assembleia Municipal para o Conselho Municipal de Juventude.
quarta-feira, 13 de novembro de 2013
AGENDA 16 e 17 NOVEMBRO - OS PATOS
16 Novembro 2013
11h | OS PATOS vs Fárrio - Benjamins - Distrital Futsal
14h30 | OS PATOS vs Eléctrico - Iniciados
17h | OS PATOS vs Belhó Raposeira - Seniores - 3.ª Divisão Nacional Futsal
17 Novembro 2013
10h30 | Coruche vs OS PATOS - Infantis - Distrital Futsal
15h30 | Vit. Santarém vs OS PATOS - Juvenis - 2.ª Mão - Taça do Ribatejo Futsal
Divulgação de Noticia
A casa de banho da central de camionagem de Abrantes encontra-se completamente imunda, suja. os responsáveis da central dizem-se que nada têm a ver com aquela situação que o espaço é da responasbilidade da Câmara. Mas o local está aberto ao público, sem condições algumas, e ninguém se responsabiliza pela higiene e manutenção do local. UMA VERGONHA
De cidadão indignado
LITERATURA-ENTRE NÓS E AS PALAVRAS COM CARLOS VALE FERRAZ
14.NOV.13// 21H30
BIBLIOTECA MUNICIPAL ANTÓNIO BOTTO
ENTRE NÓS E AS PALAVRAS COM CARLOS VALE FERRAZ
APRESENTAÇÃO DA OBRA “A MULHER DO LEGIONÁRIO”, DA EDITORA CASA DAS LETRAS, POR LUÍS OSÓRIO (A SUA CARREIRA DIVIDE-SE POR JORNAIS, TELEVISÕES, RÁDIOS, TEATRO, DOCUMENTÁRIOS, POLÍTICA E LIVROS. NESTE MOMENTO É CRONISTA NO SEMANÁRIO SOL.)
ROMANCE CUJA TRAMA NARRATIVA SE DESENROLA NO CONCELHO DE ABRANTES E INTEGRA PERSONAGENS HISTÓRICOS LOCAIS
Carlos Vale Ferraz
Pseudónimo literário de Carlos Matos Gomes, nasceu a 24 de Julho de 1946, em Vila Nova da Barquinha. Fez os estudos secundários no Colégio Nun’Alvares Pereira, em Tomar. Foi oficial do Exército, cumpriu comissões durante a guerra colonial em Angola, Moçambique e Guiné nas tropas especiais «Comandos». Publicou os romances Nó Cego, ASP, De Passo Trocado, Os Lobos Não Usam Coleira, O Livro das Maravilhas, Flamingos Dourados, Fala-me de África e a novela Soldadó. O romance Os Lobos Não Usam Coleira foi adaptado ao cinema por José-Pedro Vasconcelos com o título Os Imortais. É autor do argumento do filme Portugal SA, de Ruy Guerra.
Colaborou com Maria de Medeiros no argumento do filme Capitães de Abril. É autor do guião da série de televisão Regresso a Sizalinda, com base no romance Fala-me de África.
SINOPSE:
Fernanda, filha de Eduardo Lobo, um advogado oposicionista suspeito de ter à sua guarda documentos secretos que incriminariam alguns dos membros mais importantes do regime de Salazar durante a Segunda Guerra Mundial, envolve-se com Augusto Torres, um jovem e ambicioso membro da Legião Portuguesa, que recebeu a missão de descobrir tais documentos. Eduardo Lobo aparentemente suicida-se, o legionário casa com Fernanda e os comprometedores papéis não aparecem. Ficarão a pairar ao longo dos anos como uma ameaça sobre vários interesses e ambições.
Fernanda revela-se uma mulher fora das leis da sua época e Augusto um homem capaz de tudo para ascender aos mais altos cargos do regime.
Após o casamento, os indícios que foram chegando a Fernanda Torres fizeram com que não conseguisse pensar no marido sem ser como o assassino do seu pai. A partir daí, mais do que procurar a verdade, Fernanda quer fazer justiça para lá do tempo, causar-lhe todo o mal possível, vingar-se.
ESAE representa Escola Nacional de Equitação na Suécia
Entre 4 e 6 de novembro de 2013 realizou-se na Ridskolan Stromsholm (Suécia) mais um meeting da Equestrian Educational Network no âmbito do projeto Leonardo Da Vinci ESKO.
A Escola Nacional de Equitação esteve presente, fazendo-se representar pela Eng.ª Ana Varela, Raul da Luz e Filipa Alberty (docente e aluna da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes) e José Freitas e David Olsansky (da Escola Superior Agraria de Elvas).
O Projeto ESKO (intercambio de competências, conhecimentos e oportunidades) destina-se a promover a mobilidade e a desenvolver áreas comuns no âmbito do ensino da equitação. São membros a Alemanha, Suécia, Finlândia, França, Holanda Noruega e Portugal.
O próximo meeting tem lugar em fevereiro em Starum (Finlândia) e em abril terá lugar em Saumur (França) a competição entre alunos dos diferentes países. O meeting de encerramento do projeto decorrera em julho na Golegã.
terça-feira, 12 de novembro de 2013
CINEMA-CINETEATRO S. PEDRO
13.NOV.13// 21H30
CINETEATRO S.
PEDRO
O MASCARILHA
DE GORE VERBINSKI
EUA, 2013,
149 min., M/12
Tonto, um nativo Americano de espírito guerreiro, relata as histórias inéditas que transformaram John Reid, um homem da lei, num lendário justiceiro - levando o público numa corrida desenfreada por entre surpresas épicas e momentos de tensão humorística, enquanto estes dois heróis improváveis, aprendem a trabalhar juntos no combate à ganância e corrupção. Tonto, nativo Americano de espírito guerreiro e John Reid, um homem da lei, são opostos que se atraem, unidos pelo destino e juntos no combate à ganância e corrupção.
DANÇA-PEQUENO AUDITÓRIO CINETEATRO SÃO PEDRO
12.NOV.13
//15H00
12.NOV.13
//15H00
A MENINA DANÇA
FAIXA ETÁRIA: M/65 ANOS
DURAÇÃO: 1H30
PREÇO: GRATUITO
O programa “ A Menina Dança?” pretende ser um incentivo ao convívio entre a população sénior do concelho.
Para os idosos não enquadrados nos centros de dia reservam-se 20 bilhetes que deverão ser levantados antecipadamente no Posto de Turismo.
Curta-metragem “O Segredo Segundo António Botto” apresentada em Abrantes
Integrada nos 20 anos da Biblioteca Municipal António Botto vai ser exibida dia 15 de novembro, pelas 21h30, a curta-metragem “O Segredo segundo António Botto”, seguida de debate com as autoras, Rita Alves Filipe e Maria Azevedo. O evento realiza-se na Biblioteca e tem entrada livre.
A atividade contará ainda com um recital de poesia com poemas de António Botto e declamação de poemas pelo Grupo de Teatro “Palha de Abrantes”.
“O Segredo Segundo António Botto” conta a história de uma relação entre os poetas Fernando Pessoa e António Botto e é uma curta-metragem final do curso da Licenciatura em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, 2012.
Várias vezes premiada, tem vindo a ser selecionada para vários festivais de cinema em Portugal e além-fronteiras. Presentemente está selecionada para as seguintes competições: Festival SKENA UP, a decorrer de 5 a 11 de Dezembro em Prishtina, Kosovo; YOUKI 15 - International Youth Media Festival, a decorrer de 19 a 23 de Novembro em Wels na Áustria e Panorama Fenêtre Ouverte Universitaire do 6º Fest'a Film, a decorrer de 28 de Novembro a 1 de Dezembro, em Montepellier (França).
NOTíCIAS & RESULTADOS - OS PATOS
Os infantis, logo na manhã de Sábado, jogaram em casa contra a equipa B do Vitória de Santarém, ganhando por 6-5, com golos de Didi (3), Diogo Silva, Bernardo Neves e Zézito.
Já durante a tarde, os iniciados foram arrancar um precioso triunfo ao terreno do V. Santarém, vencendo por 5-2, com golos de Abel, Bernardo Bonacho, Bioucas, João Pinto e Luis Oliveira.
Em Almeirim, os juniores defrontaram e derrotaram a equipa local por 8-4, com golos de Hugo Bonacho (4), Prates (3) e Dante.
A fechar o Sábado de futsal, os seniores viajaram para defrontar o MTBA, perdendo apenas por 1-0.
No domingo, os benjamins foram a Santarém defrontar o Vitória, e perderam por 4-2, com os nossos golos a serem marcados por João Fontinha e José Pedro.
No ultimo jogo do fim de semana para o C.D. OS PATOS, os juvenis foram também a Santarém vencer o Achete, por , com golos de Hugo Bonacho (4) e Paulo (2).
Biblioteca Municipal António Botto comemora 20 anos de atividade
A Biblioteca Municipal António Botto em Abrantes assinala este ano 20 anos de atividade.
Para celebrar a efeméride, está patente ao público até dia 14 de dezembro, no interior do edifício, a exposição “ 20 anos: Uma Rede de Bibliotecas Para a Sociedade do Conhecimento”.
A exposição reflete de forma cronológica os momentos mais significativos das atividades que marcaram estas duas de décadas ao serviço do conhecimento e da cultura.
Apesar de existir durante largas décadas uma biblioteca na cidade de Abrantes, este equipamento moderno foi construído (1990/93) numa ala do Convento de São Domingos, através de um contrato programa entre o Município e o Instituto Português do Livro e da Leitura. A nova biblioteca foi concebida de acordo com o programa da Rede Nacional de Leitura Pública, num projeto da autoria do Arq. Duarte Castel-Branco e abriu em 26 de Novembro de 1993. Surgia, assim, a Biblioteca Municipal António Botto, em homenagem ao poeta abrantino.
A exposição pode ser visitada nos seguintes horários:
- Segunda-feira, das 14h:00 às 20h:00;
– Terça-feira a sexta-feira, das 09h:00 às 20h:00;
– Sábado das 09h:30 às 13h:00.
quinta-feira, 7 de novembro de 2013
GNR apanhou cinco homens a roubar camião de azeite
O Comando da GNR em Santarém levou a cabo varias acções de prevenção criminal, tendo feito seis detenções, sendo um homem detido por posse ilegal de armas de fogo na localidade de Montinhos dos Pegões, Coruche, e outro cinco foram detidos em flagrante crime de furto em veículo (furto de azeite) na localidade de São Miguel do Rio Torto – Abrantes.
No seguimento do policiamento de proximidade, pelas 01h20, na localidade do Montinhos dos Pegões – Coruche, uma patrulha do Posto Territorial de Coruche, foi chamada a intervir numa desordem entre vizinhos, aparentemente por ameaças e disparos com uma arma de fogo.
Os militares tiveram a necessidade de deter um indivíduo e apreenderam 4 armas de fogo, sendo 3 armas de caça calibres 12 e 9 mm e uma arma de pressão de ar calibre 4.5 mm. O indivíduo de 20 anos de idade, com residência na localidade de Montinhos dos Pegões – Coruche, ficou detido nas celas da GNR sendo presente no dia seguinte ao Tribunal Judicial de Coruche.
Na localidade de Abrantes, pelas 3h00, igualmente no seguimento do policiamento de proximidade, o Posto Territorial de Abrantes foi chamado a intervir após uma denúncia na localidade de Cabritos – São Miguel do Rio Torto, Abrantes. A GNR deteve em flagrante cinco indivíduos a furtar a carga – garrafões e garrafas de azeite – de um veículo pesado de mercadorias que ali se encontrava estacionado.
Os cinco homens com idades compreendidas entre os 20 e 38 anos de idade, com residência em Elvas, permaneceram detidos nas celas da GNR sendo presentes dia 6 de novembro, a primeiro interrogatório judicial no Tribunal Judicial de Abrantes.
Foi ainda recuperado e entregue ao seu proprietário, a totalidade do material furtado.
Fonte: Ribatejo
Exposição na Biblioteca Municipal António Botto
EXPOSIÇÃO
08.NOV. A 14.DEZ.13
INAUGURAÇÃO: 08.NOV.
// 18h00
BIBLIOTECA MUNICIPAL ANTÓNIO BOTTO
20 ANOS: UMA REDE DE BIBLIOTECAS PARA A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
EM SIMULTÂNEO:
RECITAL DE POESIA COM POEMAS DE ANTÓNIO BOTTO
DECLAMAÇÃO
DE POEMAS PELO GRUPO DE TEATRO PALHA DE ABRANTES
Abrantes recebe bandeira das Autarquias + Familiarmente Responsáveis
Abrantes recebe bandeira das Autarquias + Familiarmente Responsáveis
Abrantes foi classificada nos dez primeiros municípios com transparência municipal, num “ranking” apresentado no dia 30 de outubro pela TIAC - Transparência e Integridade, Associação Cívica.
O estudo teve como base a informação disponibilizada pelos 308 municípios nos seus websites e tendo em conta 76 indicadores, agrupados em sete áreas no que respeita à informação sobre a organização, composição social e funcionamento do município, planos e relatórios, impostos, taxas, tarifas, preços e regulamentos, relação com a sociedade, contratação pública, transparência económico-financeira e transparência na área do urbanismo.
A entidade responsável pelo estudo, que tem intenção de o atualizar anualmente, considera que o mais importante na relação de transparência dos municípios com a comunidade é a publicação de atos e decisões governativas, o uso de informação fidedigna, bem como a divulgação de interesses privados em função de decisões que colidam com o interesse público.
AGENDA 9 e 10 NOVEMBRO - OS PATOS
9 Novembro 2013
11h30 | OS PATOS vs Vitória Santarém B- Infantis - Distrital Futsal
16h30 | Vitória Santarém vs OS PATOS - Infantis - Distrital Futsal
17h00 | Almeirim vs OS PATOS - Juniores - Distrital Futsal
18h00 | MTBA vs OS PATOS - Seniores - 3.ª Divisão Nacional Futsal
10 Novembro 2013
11h00 | Vitória Santarém vs OS PATOS - Benjamins - Distrital Futsal
18h30 | Achete vs OS PATOS - Juvenis - Distrital Futsal
FILHO DE PEIXE SABE LER
FILHO DE PEIXE SABE LER
Dia 09 de novembro, entre as 10h00 e as 13h00, Antonieta Félix vai estar na Biblioteca Municipal António Botto numa SESSÃO DE PROMOÇÃO DO LIVRO E DA LEITURA intitulada “Filho de Peixe Sabe Ler”.
Esta é uma iniciativa para pais e outros interessados em educar.
INSCRIÇÕES na Biblioteca Municipal. Para mais informações Telf: 241 360 120.
Entre o futebol, as aulas de violino, a televisão, a Play Station ou o computador, onde fica a leitura? O seu filho lê?
É um grande leitor, ótimo! Parabéns e continue a proporcionar-lhe esse prazer. Mas, se o seu filho não lê, e quer inverter a situação, venha passar a manhã de dia 9 de Novembro na Biblioteca Municipal António Botto. Se há entraves à leitura também há auxiliares. Venha descobri-los ou simplesmente redescobri-los…
Antonieta Félix: No ano de 1974 nasceu em Évora, mas sempre viveu na vila de Redondo, exceto de 1992 a 1999, quando estudou e trabalhou em Lisboa. Por lá fez uma licenciatura, em Relações Internacionais, no I.S.C.S.P. e, entre outros trabalhos, deu aulas a adultos.
Ao regressar ao Alentejo foi correspondente do jornal Público, durante 5 anos, no início dos anos 2000. Entretanto, ingressou na Câmara Municipal de Évora, onde se mantém até hoje.
Pelo meio, rendeu-se à literatura infantil e chegou à escrita para crianças. Em 2011 editou um livro, ‘O Galo Airó e Outras Histórias Mais sobre Animais’, e em 2013 outro, ‘O Fluviário de Mora, Por Dentro e Por Fora’.
Adora chá, chocolate e chuva, em qualquer estação do ano. Detesta café, canela e conduzir. Não sai de casa sem óculos de sol e tem péssima pontaria.
ENCERRAMENTO DOS CIRCUITOS BTT
ENCERRAMENTO DOS CIRCUITOS BTT | Abrantes 2013
PARQUE URBANO DE SÃO LOURENÇO
10.NOV.13 // 09h00 (Concentração às 08h30)
Contrarrelógio por equipas de 3 Elementos.
Preço 10€ com almoço, abastecimentos e banhos.
Inscrições na receção do Estádio Municipal Abrantes ou por email desporto@cm-abrantes.pt até dia 08/11/2013
quarta-feira, 6 de novembro de 2013
Câmara isenta escolas de pagamento de taxas para proporcionar a utilização de equipamentos desportivos
A Câmara de Abrantes aprovou ontem, dia 5 de novembro, uma proposta do vereador Luís Dias, com vista à autorização da dispensa do pagamento de taxas, no valor total de 24.497,54€, na sequência dos pedidos de utilização de diversas infraestruturas desportivas municipais, por parte dos estabelecimentos oficiais de ensino do Concelho de Abrantes, para o desenvolvimento das aulas curriculares do ano letivo 2013/2014:
- Agrupamento de Escolas n.º 1 de Abrantes (Escola Básica do Rossio ao Sul do Tejo, Escola EB 2/3 D. Miguel de Almeida e Escola Secundária Dr. Solano de Abreu) – 3.978,96€;
- Agrupamento de Escolas n.º 2 de Abrantes (Escola Dr. Manuel Fernandes e Escola EB 2,3 / Secundária Octávio Duarte Ferreira do Tramagal) – 17.227,40€;
- Centro de Recuperação e Integração de Abrantes (CRIA) – 2.508,48€;
- Escola Superior de Tecnologia de Abrantes – 782,70€.
A Câmara de Abrantes pretende assim colaborar com as escolas e outras entidades do concelho na dinamização de atividades lúdico-desportivas, como complemento à formação das crianças e jovens.
Subsídio de férias chega este mês mas com corte pesado
É já este mês que os funcionários públicos e pensionistas da Caixa Geral de Aposentações (CGA) vão receber o subsídio de férias, ou parte dele. Acontece que, destaca hoje o Diário Económico, o peso dos acertos do IRS será elevado, podendo tirar mais de 45% do subsídio.
A partir do dia 20 deste mês, os funcionários públicos que recebem acima dos 1.100 euros (a grande maioria) vão receber o subsídio de férias, os que recebem entre 600 e 1.100 euros vão receber parte porque o restante foi pago em Junho, e o mesmo acontecerá aos pensionistas. Acontece que devido aos acertos em sede de IRS, o subsídio não será tão ‘chorudo’ como em anos anteriores.
O Diário Económico esclarece esta terça-feira que, de acordo com contas feitas pela consultora EY, a cobrança de impostos, que inclui o acerto nas retenções na fonte, a sobretaxa extraordinária e a contribuição para a Segurança Social (TSU), terá nos subsídios de férias um peso superior a 45%.
Se não vejamos: no caso de um casal de funcionários públicos em que cada membro ganha dois mil euros, o acerto pode chegar aos 917 euros, o equivalente a 45,4% do subsídio. Já no caso dos pensionistas, um casal em que cada um recebe dois mil euros de reforma teria a receber 1.350 euros de subsídio de férias mas sofrerá ‘um corte’ de 22,2%, acabando por receber 1.051 euros.
Recorde-se que estão em vigor diferentes momentos de pagamento do subsídio de férias. Os funcionários e pensionistas do Estado com rendimentos até 600 euros já receberam em Junho e Julho respectivamente, os que auferem entre 600 e 1.100 euros receberam uma parte em Junho/Julho e vão agora no final do mês receber o restante, ao passo que quem recebe acima dos 1.100 euros receberá a totalidade do subsídio de férias entre Novembro e Dezembro (para o caso dos pensionistas).
Quanto ao subsídio de Natal que era pago habitualmente em Novembro está a ser pago, pela primeira vez, este ano em duodécimos. Uma medida que o Governo pretende manter para 2014.
Fonte: Noticias ao Minuto
NOTÍCIAS & RESULTADOS - OS PATOS
O Sábado começou com a apresentação da equipa de Infantis, no pavilhão do Pego pelas 15h, contra o U.Entroncamento. Com vitória para equipa do C.D. OS PATOS por 5-2, com golos de Didi (2), Zézito (2) e Bernardo. Complementando este jogo houve ainda um mini jogo de Benjamins contra a mesma equipa do Entroncamento, em que a equipa da casa ganhou por 2-1.
Aperitivos para o grande jogo que iria decorrer em seguida.
Ás 17h os Seniores defrontaram o Caldas, e depois de muitas "cambalhotas" no marcador, acabaram por perder por 7-6, com golos de Aléxis (2), Apura (2), Dito e André Santos.
Quase á mesma hora em Coruche, os Juniores defrontaram e venceram a equipa local por 11-1, com os golos a serem apontados por Dante (3), Cheles (2), Ruben (2), Hugo Bonacho, Pedro, Edgar e Prates.
No Domingo, logo pelas 11h30, os Iniciados estrearam-se em casa para o campeonato frente á equipa do São Vicentense, vencendo por 12-1, com golos de Rodrigo (3), Luís (2), Duarte (2), Cabaço (2), Abel, Bonacho (2) e Abel.
Ás 15h jogaram os Juvenis, em casa contra a equipa do FutAlmeirim, vencendo por 14-4, com os golos a serem apontados por Hugo Bonacho (6), Paulo (3), Ruben (2), Lúcio e Bernardo.
terça-feira, 5 de novembro de 2013
Último concurso da TAGUS traz mais 2, 4 milhões de euros de investimento na região
Já são conhecidos os resultados do último concurso neste Quadro Comunitário aos apoios da abordagem LEADER, do Programa Nacional de Desenvolvimento Rural (ProDeR) para Abrantes, Constância e Sardoal. 23 projectos aprovados para gerar 16 postos de trabalho e impulsionar a economia do Ribatejo Interior com mais de 2,4 milhões de euros foi a decisão aprovada pelo Órgão de Gestão da TAGUS.
Nas medidas de “Diversificação da actividade económica e criação de emprego” (3.1.) a TAGUS - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior recebeu entre 15 de Março a 30 de Abril deste ano 14 candidaturas, das quais aprovou 11 projectos, que investem na região 1,3 milhões de euros no Ribatejo Interior. Estes pedidos de apoio irão ter mais de 700 mil euros de despesa pública e darão 13 empregos.
Já para a “Promoção da qualidade de vida das populações” (acção 3.2.) a região irá beneficiar de 12 novos projectos dinamizados por entidades com a componente pública. Estas criarão melhores equipamentos não só para apoio a idosos e crianças como à comunidade em geral, justificando assim 680 mil euros de comparticipação em pouco mais de um milhão de euros. Inserida nesta medida, a acção “Serviços básicos para a população rural” (3.2.2.) teve a fase de recepção de candidaturas mais tarde, de 22 de Abril a 31 de Maio, dado o concurso nº1.2012 ter encerrado mais tarde.
Dessa fase (concurso nº1.2012) a 3.2.2. somou 17 solicitações de apoio, em que aprovou nove projectos que criam 18 postos de trabalho, num investimento de cerca de 1,1 milhões de euros que contam com um apoio de mais de 800 mil euros, no âmbito da abordagem LEADER, do ProDeR.
No âmbito da actual Estratégia Local de Desenvolvimento definida pela TAGUS para os cinco anos de implementação deste Quatro Comunitário, esta Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior recebeu 183 candidaturas de diversos agentes locais, das quais se firmaram 98 projectos que somam um investimento total nos concelhos de Abrantes, Constância e Sardoal de cerca de 10,5 milhões de euros com mais de 6 milhões de euros de comparticipação do ProDeR e que criaram mais de uma centena de postos de trabalho.
CINEMA - A GAIOLA DOURADA
06.NOV.13// 21H30
CINETEATRO S. PEDRO
A GAIOLA DOURADA
DE RUBEN ALVES
PT., 2013, 90 MIN., M/12
Num dos melhores bairros de Paris, Maria e José Ribeiro vivem há cerca de 30 anos na casa da porteira no rés-do-chão de um prédio da segunda metade do século XIX. Com o passar do tempo, este casal tornou-se indispensável no dia-a-dia dos que com ele convivem. São tão apreciados e estão tão bem integrados que, no dia em que surge a possibilidade de concretizarem o sonho das suas vidas, regressar a Portugal em excelentes condições, ninguém quer deixar partir os Ribeiro, tão dedicados e tão discretos. Até onde serão capazes de ir a sua família, os seus vizinhos e os patrões para não os deixarem partir?
TAGUSVALLEY – Tecnopolo do Vale do Tejo soma pontos na promoção da inovação e tecnologia
Alunos a desenvolverem teses de mestrado e de doutoramento no Tecnopolo do Vale do Tejo, investigadores brasileiros integrados em projectos do LINE.IPT, partilha de experiências no âmbito da transferência de tecnologia, gestão e estratégia de parques, acolher inovadoras soluções nas suas instalações, intercâmbio de empresas, promoção e incentivo ao empreendedorismo são alguns dos assuntos que têm afirmado o Parque de Ciência e Tecnologia TAGUSVALLEY, não só a nível nacional como também internacional.
Investigadores brasileiros irão integrar projectos do LINE.IPT, instalado no TAGUSVALLEY
Na passada semana, o Instituto Politécnico de Tomar (IPT) assinou um protocolo de cooperação com o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), do Brasil, para o intercâmbio de investigadores, partilha de boas práticas e metodologias na transferência de tecnologia e ligação da I&D (Investigação e Desenvolvimento) com as empresas. Prevê-se que em 2014, alunos de mestrado e doutoramento de Minas Gerais integrem projectos de transferência de tecnologia do LINE.IPT – Laboratório de Inovação Industrial e Empresarial para as empresas do Médio Tejo.
Uma comitiva do CEFET – MG esteve na região na passada semana. Assinar um protocolo de cooperação, conhecer os projectos de investigação aplicada ao contexto empresarial e trocar experiências com LINE.IPT, da OTIC.IPT - Oficina de Transferência de Tecnologia e de Conhecimento, eram os objectivos da visita. O grupo brasileiro ficou também a conhecer o TAGUSVALLEY – Tecnopolo do Vale do Tejo, em Abrantes, com quem se propõe estabelecer laços de cooperação em matérias de gestão e estratégia de parques de ciência, tecnologia e desenvolvimento territorial.
O protocolo entre o CEFET-MG e o IPT serve para estabelecer pontos comuns entre as instituições para o intercâmbio de investigadores, partilha de boas práticas e metodologias de trabalho. Os primeiros alunos de mestrado e doutoramento chegarão em 2014 e integrarão projectos nas áreas de transferência tecnológica, como a automação, robótica, mecânica, matemática, informática, química e ambiente.
Incubadora INOV.POINT é pioneira a receber a nova solução de isolamento acústico em cortiça da Sofalca
Uma das três salas de reunião da incubadora INOV.POINT, do TAGUSVALLEY, teve o privilégio de receber a primeira aplicação da nova solução de isolamento com cortiça da Sofalca, em parceria com o arquitecto Miguel Arruda.
Local em Abrantes que promove a inovação, o INOV.POINT passou a beneficiar de uma sala mais acolhedora através da atenuação do ruído obtida pelo emprego do CorkWave. Este é produzido através de um novo método de transformação das peças de aglomerado negro de cortiça expandida, por meio de um corte ondulado. O resultado final são peças de fácil manuseamento e aplicação, que conjugam o uso de um material ecológico, como a cortiça, ao efeito estético.
Promoção da inovação empresarial e incentivo ao empreendedorismo
No âmbito da inovação nas empresas foi desenvolvido um levantamento de oportunidades junto de cerca de 50 empresas do Vale do Tejo, 20 delas do sector alimentar, com o objectivo de conhecer as suas necessidades. O que se tem traduzido na solicitação por parte das empresas de vales de inovação e projectos em entidades instaladas no Parque.
Já o INOVA-TE, um serviço que visa apoiar o desenvolvimento da ideia de negócio nas áreas estratégicas do Tecnopolo e de também ajudar as empresas a aumentarem a sua competitividade, em pouco mais de seis meses recebeu cerca de meia centena de potenciais empreendedores. Destas reuniões de apoio técnico, às quartas-feiras das 9h às 20h, surgiram duas novas empresas na região.
Softlanding de empresas
O TAGUSVALLEY assinou, no passado dia 14 de Outubro, um protocolo de cooperação com 27 ambientes de inovação distribuídos por 11 países, no Brasil, para promover a internacionalização de empresas inovadoras vinculadas a parques tecnológicos e incubadoras de empresas, que irá permitir o intercâmbio de iniciativas empresariais pelos parceiros.
Integrado na comitiva portuguesa da TECPARQUES – Associação Portuguesa de Parques de Tecnologia, o Tecnopolo do Vale do Tejo participou no 23º Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas da Anprotec - Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores, em Recife (Brasil) e na 30ª Conferência Mundial de Parques Científicos e Tecnológicos da IASP - Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação. Neste último foi convidado a fazer uma apresentação, no dia 16 de Outubro, em que apresentou a metodologia EMPRE, como um bom contributo dos parques tecnológicos para estimular o empreendedorismo nas camadas mais jovens. Da intervenção resultou um convite para a participação no 2º Fórum Mundial de Desenvolvimento Económico Local, organizado sob a égide do Programa para o Desenvolvimento das Nações Unidas (ONU) no passado dia 30 de Outubro, em Foz do Iguaçú (Brasil), no painel "Parques Tecnológicos e Científicos como promotores do desenvolvimento económico local".
Nota: O TAGUSVALLEY - Tecnopolo do Vale do Tejo é um Parque de Ciência e Tecnologia, localizado nas antigas instalações União Fabril do Azoto da CUF, em Alferrarede, no concelho de Abrantes, desde 7 de Novembro de 2003. Este parque resultou da aposta da Câmara Municipal de Abrantes (em 2000) em estimular o empreendedorismo e a competitividade na Região, tendo por base a Inovação e a Tecnologia. Para gerir o Parque de Ciência e Tecnologia do Vale do Tejo foi criada uma associação sem fins lucrativos, 7 de Dezembro de 2004, com a missão de dinamizar o empreendedorismo e a inovação na região do Médio Tejo. A associação gestora do TAGUSVALLEY tem por missão e objectivos:
Prestação de serviços de inovação e desenvolvimento tecnológico; Integração em redes de ciência, tecnologia e inovação; Dinamização de relações entre entidades e empresas na área do conhecimento; Desenvolvimento de estudos e consultoria no domínio da Inovação e Desenvolvimento Tecnológico; Promoção de actividades de investigação e formação com interesse empresarial; Captação e mobilização de empresas para a sua localização no Tecnopolo; Promoção da disseminação de informação especializada ao nível nacional e estrangeiro; Valorização pela partilha de informação, conhecimento e boas práticas existentes; Dinamização de Processos de Inovação no âmbito da criação de um ambiente propício à melhoria da competitividade das empresas e à promoção do empreendedorismo; Cooperação em processos de melhoria da qualificação da população activa.
Doces esgotados e bancas vazias marcam o final da Feira de Doçaria Tradicional deste ano
A edição deste ano da Feira Nacional de Doçaria Tradicional superou todas as expectativas. Duplicou os visitantes, o volume de vendas de doces surpreenderam pela positiva os expositores e todas as actividades preparadas pela organização esgotaram a participação. É o balanço mais que positivo daquela que pode ser considerada a melhor das edições deste certame no Edifício dos Claras (antiga Rodoviária de Abrantes).
Arrancou com uma ABT Night Runners, no dia 17 de Outubro, que começou no antigo Convento de S. Domingos. Esta associação ao grupo da rede social facebook, dinamizador de corridas e percursos pedestres pela cidade às quintas-feiras, reuniu 686 participantes.
No dia 19 de Outubro, o Grupo Etnográfico "Os Esparteiros" de Mouriscas, a ACLAMA - Associação Cultural “Os Amigos de Martinchel”, o Grupo Folclórico e Etnográfico da freguesia de Alvega e o Rancho Folclórico e Etnográfico de Casais de Revelhos estiveram na Praça Barão da Batalha a vender doces tradicionais. Mas para esta actividade, que estava previsto terminar às 15h, logo após a confecção de doçaria ao vivo por Bruno Martins e Filipe Janeiro, perto das 14h, já as colectividades arrumavam os seus pertences, pois não tinham praticamente iguarias para comercializar.
A partir de sábado, dia 26 de Outubro, foi uma enchente de pessoas no certame da TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior e da Câmara Municipal de Abrantes. Nesse dia após o programa da RTP1, apresentado por Jorge Gabriel e Sónia Araújo, em directo de Abrantes, muitos doceiros tiveram de regressar à confecção de mais doces, pois o “stock” que tinham preparado para os três dias já estava esgotado. No dia seguinte, o cenário repetiu-se e aconteceu mesmo doceiros que mal chegaram com as suas iguarias nem uma hora demoraram a ficar com a banca novamente vazia.
Apesar de não ser fácil contabilizar o número de visitantes, visto ser um certame de entrada gratuita, a organização acredita que no mínimo duplicou a afluência, fixada em anos anteriores entre as 5 mil e as 6,5 mil pessoas.
Muitos foram os que assistiram ao 2º Encontro de Música Popular Portuguesa, uma parceira com o Orfeão de Abrantes, nos dias 25, 26 e 27 de Outubro. Também, durante todo o fim-de-semana estiveram em exposição as cinco obras de “cake design” criadas por Ana Rute e Os Bolos da Vera, ambos de Torres Novas, Duplo Deleite, Padaria Gueifão/Pastelaria Rossiense e Pastelaria Palha de Abrantes, todos de Abrantes.
A participação nos workshops é também de destacar. A doceira Jacinta Sousa recebeu em sua casa, no dia 19, uma dezena de pessoas para a “Doçaria Tradicional em Forno de Lenha”. Para o Curso de Iniciação ao Cake Design, a organização teve de duplicar esta formação, tendo sido realizadas uma, na parte da manhã de dia 26, com 14 participantes e outra, de tarde, com 15 pessoas. O Curso de Iniciação à Prova de Mel contou com cerca de duas dezenas de participantes.
O Encontro de Pacotes de Açúcar reuniu 35 coleccionadores, onde estava incluído um de Faro e dois de Vila Nova de Gaia. De Abrantes foram poucos mas bons os participantes. Os do concelho e os que de fora vieram deixaram votos de repetir a visita numa próxima iniciativa do género.
O passeio em BTT “Na Rota da Palha de Abrantes”, inserido no movimento de apoio à causa “Deixa-me Viver”, excedeu todas as expectativas. Este percurso, organizado em parceira com os Branquinhos do Pedal, juntou na manhã de domingo (dia 27), mais de 150 amantes pelas duas rodas.
Com o bolo decorado com o personagem animado Palhinhas em pasta de açúcar encerrou o evento, servido pela Pastelaria Tágide a todos os visitantes. Iguarias docinhas voltam no próximo ano a Abrantes com novas e gulosas actividades, naquela que será a 13ª edição da Feira Nacional de Doçaria Tradicional.
segunda-feira, 4 de novembro de 2013
Prémios de Mérito para os alunos do ensino Secundário e cursos profissionais
Numa cerimónia realizada no auditório da Escola Manuel Fernandes, foram entregues no dia 1 de novembro os prémios de mérito aos melhores alunos que concluíram o ensino secundário nas escolas do concelho de Abrantes do ensino regular e profissional, no ano letivo 2012/13.
Os prémios de mérito resultam de um protocolo de colaboração estabelecido entre a Câmara, a Tejo Energia e as escolas Solano de Abreu, Manuel Fernandes, Octávio Duarte Ferreira e Profissional de Desenvolvimento Rural. A Câmara e a Tejo Energia comparticipam anualmente com uma verba até 5 mil euros cada.
Alcino Hermínio, Presidente da Comissão Administrativa Provisória do Agrupamento de Escolas Manuel Fernandes, referiu que o sucesso dos alunos premiados é “um estímulo” para as respetivas escolas e desejou que no futuro os alunos utilizem a sua formação escolar “em prol do bem comum”.
Paulo Almirante, administrador delegado da Tejo Energia afirmou que “mesmo em dificuldade, a sociedade tem confiança nas escolas e no seu papel” e sublinhou que em matéria de responsabilidade social, para além da atribuição anual deste prémio de reconhecimento ao mérito dos melhores alunos do concelho, a empresa está empenhada em colaborar com outras iniciativas das escolas.
Já Maria do Céu Albuquerque, presidente da Câmara, felicitou os alunos e as famílias sublinhando o “esforço suplementar” que, na difícil conjetura do país, os pais fazem para manterem os jovens a estudar e realizarem bons desempenhos. Felicitou igualmente os professores, “tantas vezes injustiçados”, registando que para o Município de Abrantes “é um orgulho” o trabalho que desenvolvem.
A cerimónia contou com três momentos musicais protagonizados pelo grupo de bombos da escola nº 2 de Abrantes do 1º CEB; pelo grupo de guitarras elétricas da Escola Octávio Duarte Ferreira do Tramagal e pelo Professor José Horta.
Os prémios foram entregues aos seguintes alunos:
Sozinho Carlos Nhachale - Escola Profissional Desenvolvimento Rural de Abrantes (ensino profissional);
Cláudia Cristina Carrança Pires – Escola Secundária Dr. Solano de Abreu (ensino profissional);
Tânia Peres Fontinha - Escola Secundária Dr. Solano de Abreu (ensino secundário);
Alexandre Miguel Manana Nunes - Escola EB 2,3/S Octávio Duarte Ferreira (ensino secundário),
Sofia Margarida Silva Almirante - E.S. C/2º e 3º CEB Dr. Manuel Fernandes (ensino secundário) – A aluna premiada entregou a verba correspondente ao prémio à Associação “Juventude Amiga”, uma associação de cariz social que nasceu e funciona no seio desta escola.
Gabinete de Apoio ao Centro Comercial Ar livre no Centro Histórico de Abrantes
A Associação Centro Comercial Ar Livre, estrutura associativa que resulta de uma parceria entre a Câmara de Abrantes e a Associação Comercial e Empresarial, inaugurou no dia 1 de novembro o Gabinete de Apoio – Centro Comercial Ar livre.
A funcionar na Travessa do Pacheco (antiga loja da EDP), junto ao Espaço Jovem, este novo serviço vai ter a porta aberta aos comerciantes, prestadores de serviços e clientes, enquanto serviço de apoio ao comércio tradicional instalado no Centro Histórico de Abrantes. Procurará contribuir para a estimulação de novas dinâmicas de modo a atrair os cidadãos do concelho e da região ao comércio de proximidade. Prestará apoio na divulgação e na informação. Disponibilizará instrumentos de apoio à promoção e à visibilidade do comércio, sempre em estreita articulação com todos os agentes envolvidos.
A Presidente da Câmara, Maria do Céu Albuquerque, incentivou os comerciantes e prestadores de serviços instalados na área do Centro Histórico a serem parceiros ativos participando com críticas e sugestões. Apelou ainda a que participem ativamente nas reuniões do Centro Comercial Ao Ar Livre. “Este momento particular de crise é também uma oportunidade para os cidadãos se voltarem para o comércio tradicional”, salientou referindo que o desígnio destas iniciativas é “criar uma nova dinâmica, apoiar e dinamizar o comércio tradicional da cidade”.
Na oportunidade realizou-se uma sessão de apresentação do Programa “Comércio Invest” por Sandra Martins do IAPMEI, que contou com a presença de algumas dezenas de comerciantes. Foi também apresentado o plano de ação do Centro Comercial ao Ar Livre 2013/14 estruturado em três eixos de atuação estratégica: conceber visibilidade ao comércio do Centro Histórico; promover a atratividade do comércio e captar novos investimentos.
Horário e contactos do Gabinete de Apoio – Centro Comercial Ar Livre:
Terça a sexta-feira – Das 09h30 às 12h30 e das 13h30 às 18h30;
Segunda-feira – Das 13h30 às 18h30;
T: 241 377 110;
@: abrantesforum@gmail.com;
Website: www.abrantesforum.pt
Facebook: Centro Comercial Ar Livre
sábado, 2 de novembro de 2013
agenda de atividades a desenvolver no Agrupamento de Escolas N.º 2 de Abrantes durante o mês de novembro.
AGENDA PARA O MÊS DE NOVEMBRO DE 2013
• Exposição Física no dia-a-dia
A Física no dia-a-dia é uma exposição baseada na obra “A Física no dia-a-dia”, de Rómulo de Carvalho. Desenvolvida pelo Pavilhão do Conhecimento, foi exibida entre novembro de 2011 e setembro de 2012, tendo sido adaptada para uma itinerância pelas escolas no âmbito do programa O Mundo na Escola, sob a orientação científica de Pedro Brogueira e Filipe Mendes, físicos e professores do Instituto Superior Técnico.
Mantendo o design e o conceito expositivo original, a exposição está organizada seguindo a lógica das várias divisões de uma casa – quarto, sala, escritório, cozinha e jardim - utilizando objetos do quotidiano para explicar princípios da Física Clássica, trazendo uma nova visão do mundo que nos rodeia. As atividades oferecidas utilizam materiais simples, como clipes e pregos, espelhos e relógios, chaleiras e balanças de cozinha, etc.
A exposições estará entre nós de 11 a 23 de novembro e poderá ser visitada pelo público nos sábados 16 e 23, das 10:00h às 13:00h e das 14:00h às 17:00h.
…………………………………………………………………………………………………
• Exposição Escher
A Exposição Escher incide sobre os conceitos matemáticos explorados por M. C. Escher. Através de cartazes informativos e materiais manipuláveis é possível visualizar um conjunto vasto de conceitos matemáticos como Isometrias, Noção de Infinito, Noção de Limite, Pavimentações, Espaço e Plano. Pode ainda observar-se algumas das mais espetaculares obras produzidas por este artista Holandês, nos seus Mundos Impossíveis.
Esta exposição, da responsabilidade da Associação de Professores de Matemática, estará entre nós de 27 de novembro a 16 de dezembro e poderá ser visitada pelo público nos dias úteis, das 17:00 às 21:12h.
.……………………………………………………………………………………………
• Conferências do Liceu
A Conferência do Liceu com o Dr. Luís Portela, prevista para o dia 15 de novembro, é adiada para 6 de dezembro (No mesmo local e horário: Sr. Chiado às 21:12h).
As Conferências do Liceu são uma organização conjunta do Agrupamento de Escolas N.º2 de Abrantes e da Associação Cultural Palha de Abrantes.
……………………………………………………………………………………………
Pode acompanhar a nossa atividade em http://www.esmf.pt/
Assinar:
Postagens (Atom)