terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Entre nós e as palavras com… Pedro Vieira







Entre nós e as palavras com… Pedro Vieira


Dia 28 de Fevereiro, às 21H30, na Biblioteca Municipal António Botto, a iniciativa Entre nós e as palavras com… recebe Pedro Vieira, o autor do livro “Última Paragem, Massamá”, com a apresentação da obra a cargo do designer Paulo Passos.


No seu livro, Pedro Vieira aborda temas dos nossos dias como a emigração, a religião, o ensino a angustia, a identidade sexual ou o racismo, num discurso ousado, sem complexidades e com alguma ironia.


O romance transporta-nos para uma dualidade temporal entre o império romano e a atualidade, numa história reportada ao ano de 19 depois de cristo, quando o império romano deixou de se expandir, num episódio à volta de uma "catástrofe militar, que depois foi uma psicose coletiva e também uma catástrofe individual para a pessoa que liderava as legiões, porque decidiu tirar a própria vida depois de ver que tinha fracassado na sua missão". Um episódio que aconteceu há dois mil anos e que Pedro Vieira faz o paralelismo com o que acontece no triângulo amoroso do livro. É um romance escrito ao ritmo da velocidade que se vive numa urbe, com o reflexo de uma desumanização e libertação de sentimentos, que retrata a vida de pessoas que nos podemos cruzar no dia-a-dia.


A sua estreia na ficção com “Última Paragem, Massamá” valeu-lhe o prémio P.E.N. Clube Português na categoria Primeira Obra Publicada Em 2011 (um prémio atribuído anualmente à melhor obra publicada no ano anterior, em língua portuguesa e em 1ª edição, nas modalidades de Poesia, Ensaio e Ficção).


Pedro Vieira nasceu em Lisboa, em 1975, cidade onde reside. Com uma licenciatura em Publicidade e Marketing tem também formação na área da Ilustração, que exerce em regime freelancer, em cursos promovidos pela Ar.Co e pela Fundação Calouste Gulbenkian. É ilustrador residente da revista LER. Trabalha com regularidade no meio editorial e fez ilustrações para a Booktailors, Quetzal Editores, Guerra & Paz, Almedina e Sextante Editora.


Após o seu romance, publicou em 2012 uma compilação de crónicas, pela Quetzal Editores, intitulado Éramos Felizes e Não Sabíamos


Pedro Vieira é  Blogger de “irmãolúcia” e coautor do “Arrastão”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário