Em apenas 3 anos e meio de atividade, o AgroCluster Ribatejo chegou aos 100 associados. Para o cluster agroindustrial, este número representa o reconhecimento da qualidade do trabalho de campo realizado, e que se tem como objetivo apoiar as reais necessidades e interesses das empresas da fileira agroindustrial.
“Conseguir 100 associados para o AgroCluster Ribatejo em 3 anos e meio de atividade é um objetivo cumprido que reflete a pertinência da criação deste cluster e um fator que impulsiona a sua continuidade. É também resultado da tenacidade do trabalho da equipa técnica e o reconhecimento do contributo que o Agrocluster aportou na competitividade e desenvolvimento de um dos setores mais importantes da região do Ribatejo, com condições naturais únicas e um forte potencial de crescimento e inovação”, afirmou Carlos Lopes de Sousa, Presidente do AgroCluster Ribatejo.
A par deste, explicou ainda, “está uma constante preocupação com os interesses das empresas agroindustriais e um trabalho de campo que vai ao encontro das suas pretensões. Só com um serviço de qualidade e uma proximidade real às empresas se conseguem atingir padrões de desempenho deste tipo”, concluiu Carlos Lopes de Sousa, acrescentando ainda que estes 100 associados se tratam de “sócios ativos, ou seja, com efetiva relação com o cluster agroindustrial”.
O AgroCluster do Ribatejo tem-se esforçado por colocar em prática as suas linhas de ação, nomeadamente o apoio à internacionalização das empresas do setor agroindustrial, realizada através da visita de importadores estrangeiros à região do Ribatejo, organização de missões internacionais de negócio a mercados chave, participação em feiras internacionais de referência, fomento da inovação e do desenvolvimento de novos produtos e processos (mais de 80 processos de inovação e qualificação desenvolvidos pelas empresas associadas nos últimos dois anos com um investimento de 120 milhões de euros), promoção da realização de negócios (identificação de mais de 80 oportunidades de negócio entre empresas associadas) e ainda a presença ativa em redes internacionais (realização, em 2012, em Santarém, da 2.ª edição do Plant Intercluster Meeting (PIC)).
De referir que os 100 associados do AgroCluster Ribatejo representam um volume de faturação superior a 1.800M€, cerca de 9 mil postos de trabalho e mais de 40% das exportações da região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário