Terminou no passado dia 12 de julho, mais um conjunto de sessões de apoio ao empreendedorismo levada a cabo pela NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém. Abrantes, Ourém, Tomar e Ferreira do Zêzere foram as cidades percorridas pela NERSANT, com o objetivo de divulgar os mecanismos de apoio à criação de empresas.
“A região tem gente boa, mas deve-se exponenciar este potencial. É com este objetivo que a NERSANT tem realizado muitas ações de divulgação dos apoios ao empreendedorismo na região”, afirmou António Campos, Presidente da Comissão Executiva da NERSANT na sessão levada a cabo em Tomar no dia 11 de julho, em parceria com o Serviço de Emprego desta cidade e com o município local.
António Campos referiu ainda que o empreendedorismo é uma das áreas prioritárias da NERSANT desde 1999 e esta associação empresarial está a fazer de tudo para minimizar os efeitos do desemprego na região. “Neste momento, temos uma candidatura aprovada que vai integrar 300 jovens licenciados nas empresas da região”, divulgou o Presidente da Comissão Executiva da NERSANT, ao mesmo tempo que chamou a atenção para a alteração da legislação há muito reclamada pela NERSANT e que vai permitir que, “a partir de 2014, os empresários recebem subsídio de desemprego no caso de algo correr mal com os seus negócios”. Por este motivo, António Campos encorajou os cerca de 80 desempregados presentes em Tomar a criar “sem medo” a sua própria empresa, tendo apresentado, para tal, os mecanismos que a NERSANT tem ao dispor dos interessados, de forma gratuita.
Como programa base de apoio ao empreendedorismo, foi dado a conhecer o ApoiarMicro, onde os empreendedores podem ter um apoio técnico constante e concreto para a elaboração do seu plano de negócios. Paralelemente e de forma complementar ao ApoiarMicro, a associação criou ainda o Sítio do Empreendedor, plataforma online que tem como objetivo testar a viabilidade económica de qualquer ideia de negócios, bem como a Formação Inicial de Empreendedores. “Portugal é o país que mais empresas cria, mas que ao mesmo tempo, mais empresas destrói. Parece-me que o problema não será a falta de ideias e iniciativa, mas sim a falta de formação, pelo que sugerimos esta ação integrada composta por cinco módulos essenciais à gestão de qualquer negócio”, advertiu António Campos.
Na sessão de Tomar, esteve presente ainda o Presidente da Câmara Municipal de Tomar, Carlos Carrão, que agradeceu o trabalho da NERSANT em prol do tecido empresarial da região e do concelho de Tomar, tendo recebido com especial agrado a aprovação da candidatura da associação que vai resultar em estágios de 300 jovens licenciados nas empresas da região. Também representado esteve o Instituto Politécnico de Tomar pela voz de Conceição Fortunado, que destacou a abertura de uma licenciatura em empreendedorismo neste estabelecimento de ensino. O Serviço de Emprego de Tomar apresentou o PAECPE – Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego, que permite aos desempregados criar o seu próprio posto trabalho através do adiantamento das prestações de desemprego ou através de recurso ao microcrédito.
No âmbito deste projeto, os empreendedores candidatos têm direito a apoio técnico gratuito para a constituição do plano de negócios, que também é facultado pela NERSANT, enquanto entidade acreditada pelo IEFP para o efeito.
Estes esclarecimentos foram ainda transmitidos nas sessões de Ourém (10 julho) e Ferreira do Zêzere (12 de julho).
O Departamento de Apoio Técnico, Inovação e Competitividade da NERSANT vai continuar a percorrer a região com o objetivo de encorajar os desempregados da região a criar o seu próprio emprego, estando ainda disponível para mais esclarecimentos através dos números 249 839 500 ou datic@nersant.pt.
Nenhum comentário:
Postar um comentário