segunda-feira, 8 de abril de 2013

Embaixadora de Cabo Verde em Portugal visita Abrantes




AMARANTE – Embaixadora de Cabo Verde em Portugal, Madalena Neves, visita Abrantes a convite da Presidente da Câmara Municipal, Maria do Céu Albuquerque, durante a manha de 03 de Abril, numa receção nos Paços do Concelho, seguida de uma visita à Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA) e à Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes (EPDRA).

A iniciativa teve como principais objetivos dar a conhecer à embaixada, na pessoa da senhora embaixadora, as instituições em Abrantes que acolhem alunos cabo-verdianos no âmbito do programa de atribuição de bolsas de estudo e também reajustar a cooperação que existe já há alguns anos entre a Câmara Municipal, as Instituições locais, a embaixada de Cabo Verde e os jovens cabo-verdianos. Para isso estiveram presentes, e participaram ativamente com os seus contributos, o diretor da EPDRA Eng.º João Quinas, o diretor da ESTA Dr. Luís Ferreira, o Presidente da Associação de Geminação Dr. Alves Jana e em representação do Rotary Clube de Abrantes (entidade que colabora com a Autarquia na gestão e atribuição das bolsas escolares) o seu presidente Eng.º Maia Alves e o Eng.º José Luís responsável pelo projeto das bolsas.




A embaixadora Madalena Neves realçou na sua intervenção os desafios atuais que obrigam a uma orientação de esforços para capacitar os recursos humanos. Mesmo tendo presente as atuais dificuldades no que respeita às reduções do POPH (Programa Operacional Potencial Humano), que assegura os financiamentos aos bolseiros, é sua intenção potenciar ações que estimulem a formação e considera por isso esta parceria com Abrantes fundamental para a mobilização de novos parceiros na formação dos jovens cabo-verdianos.


Depois de os parceiros responsáveis terem manifestado o seu interesse em manter a cooperação, foi firmado por todos que irão trabalhar numa minuta de um protocolo que a Câmara Municipal lhes irá apresentar para celebrar a sua assinatura em Junho, por ocasião das comemorações do dia da cidade. Nessa altura, e integrado nas Festas da Cidade, irá ser festejado também o 20º aniversário da geminação com Parthenay (cidade francesa), onde será ainda apresentada uma mostra da cultura dos países com quem a câmara municipal tem estabelecido geminações ou relações de amizade e cooperação, quer de artesanato, cultura ou gastronomia.




Nessas comemorações, as cidades geminadas e as que têm relações de cooperação e amizade, celebram em conjunto uma festa que terá como “mote a interculturalidade e amizade que nos une aos povos e que serve dois objetivos: Fomentar a amizade e a partilha de conhecimento, a relação para podermos contribuir para a construção de um mundo mais justo e para a paz mundial”, como salientou a presidente da Autarquia e um segundo objetivo de estabelecer relações quer comerciais, quer de cooperação com os vários povos e assim permitir que as comunidades envolvidas se possam desenvolver mais e melhor.


Pretende-se assim contribuir para o fortalecimento de uma interação já existente entre a comunidade abrantina e a população que representa os países com quem temos relações de cooperação e de amizade.


Foi ainda dado a conhecer pela Sra. Presidente as ações de geminação e de cooperação que se têm vindo a estabelecer, mencionando as duas ultimas atividades: a assinatura de um protocolo com Timor -Leste para apoio na criação de novas autarquias e os contatos já estabelecidos com uma comunidade Romena.




Nenhum comentário:

Postar um comentário