domingo, 7 de abril de 2013

Preço da gasolina desce a partir de amanhã







Evolução das cotações nos mercados internacionais antecipa uma descida acentuada do custo da gasolina em Portugal a partir da próxima semana.


A factura da gasolina vai descer já a partir de amanhã, interrompendo duas semanas de ganhos. Já o preço do gasóleo deverá ficar inalterado.


Segundo fonte do sector contactada pelo Económico, "a evolução das cotações em euros aponta para uma descida nas gasolinas de, pelo menos, três cêntimos e uma eventual manutenção no gasóleo. No entanto, em relação a este último produto ainda não há certezas porque tem sofrido oscilações diárias".


Os números mostram que na última semana a cotação da gasolina nos mercados internacionais desceu cerca de 8%, a maior queda semanal em mais de um ano, segundo dados da Bloomberg. Também os preços do petróleo regrediram mais de 3%, a reflectir os receios em torno da crise europeia.


Ainda a contribuir para a descida dos combustíveis está o facto de o euro registar um ganho semanal de 1% face à nota verde, o que torna os produtos petrolíferos mais baratos para os países da moeda única, dado que a matéria-prima é negociada em dólares.


Recorde-se que o preço médio do gasóleo em Portugal está actualmente em 1,444 euros por litro, enquanto a gasolina custa em média 1,689 euros, de acordo com os dados disponibilizados pela Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG). As cotações podem, no entanto, variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.


Segundo dados de Bruxelas, os preços praticados em Portugal são dos mais altos da União Europeia, uma das razões pelas quais o consumo tem vindo a decrescer, uma tendência que se arrasta desde Abril de 2011.



Nenhum comentário:

Postar um comentário