quarta-feira, 8 de maio de 2013

Hospital de Abrantes concentra serviço de medicina interna do Médio Tejo







O hospital de Abrantes vai concentrar a partir desta segunda-feira todo o serviço de Medicina Interna do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), entidade que integra ainda os hospitais de Tomar e Torres Novas, avança agência Lusa.



A decisão do Conselho de Administração (CA) do CHMT de concentrar os internamentos em Abrantes, confirmada à Lusa pelo seu presidente, Joaquim Esperancinha, assenta na estratégia definida em 2012 de ter "serviços únicos, transversais a todo o Centro Hospitalar, no quadro de uma cultura institucional única".



O plano de reorganização das unidades hospitalares de Abrantes, Tomar e Torres Novas apontava para a divisão de especialidades pelos três hospitais, na lógica de "um único hospital, com corredores de 30 quilómetros em vez de 30 metros", tendo o CA defendido que, com esta reorganização e concentração de serviços, o CHMT iria ganhar sustentabilidade e os utentes qualidade nos serviços prestados.



"Faz todo o sentido a concentração do internamento em Abrantes, porque é lá que está a urgência médico-cirúrgica", defendeu o presidente do CA, observando que a actividade de ambulatório da Medicina Interna "vai manter-se descentralizada" nas três unidades do CHMT.



"Esta medida vai permitir aumentar a eficiência do serviço e reduzir em 20 o número de camas, porque o serviço não está disperso e trabalha com os mesmos profissionais", notou.



Segundo observou ainda aquele gestor, esta medida é "a última concentração" do plano de reorganização, ao nível dos serviços assistenciais.



O presidente do CA do CHMT anunciou para 16 de Maio "um balanço do trabalho desenvolvido desde janeiro de 2012", no âmbito do plano de reestruturação do centro hospitalar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário