As vendas da distribuição em Portugal caíram 1,9% no ano passado, face a 2011, para 20.636 milhões de euros, de acordo com o barómetro de vendas da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) hoje divulgado.
No segmento alimentar, as vendas aumentaram 1,3% para 12.451 milhões de euros, enquanto no não alimentar registou-se uma quebra de 6,4% para 8.185 milhões de euros.
"O volume de vendas do comércio a retalho alimentar ficou praticamente igual ao ligeiro crescimento registado em 2011", altura em que foi de 1%, refere a APED no relatório.
"A forte política de promoções e oferta de propostas de valor" travou a queda do segmento alimentar.
No segmento não alimentar, apenas os negócios de telecomunicações e de medicamentos não sujeitos a receita médica (MNSRM) registaram subidas das vendas.
As do MNSRM subiram 1,2% para 442 milhões de euros no ano passado.
As vendas relativas ao entretenimento e papelaria foram as que sofreram maior queda anual, ao recuarem 17,6% face a 2011 para 374 milhões de euros.
Dentro deste item, as vendas da papelaria recuaram 4,2% para 67 milhões de euros, enquanto as de entretenimento perderam 20,2% para 307 milhões de euros.
Ainda na área de entretenimento, o volume de vendas de consolas caiu 33,1%, a de software foi 26% inferior ao desempenho de 2011 e os livros perderam 9,2%.
Os bens de equipamento foram o segundo grupo de produtos a registar uma diminuição das vendas, com menos 8,7% em relação a 2011 para 1.887 milhões de euros, seguidos do vestuário, a recuar 7,1% para 1.856 milhões de euros.
Dentro do grupo de bens de equipamento, as vendas na área das telecomunicações foram as únicas que cresceram no ano passado, com uma subida de 4,8% para 207 milhões de euros, impulsionada pela comercialização de 'smartphones', que faturaram mais 46,4%, e dos acessórios para telemóveis e 'tablets', com um crescimento de 20,1% face a 2011.
A venda de telemóveis recuou 37,2% no ano passado.
A linha branca sofreu uma queda de 15,6% (para 410 milhões de euros), com as vendas das máquinas de loiça a recuarem 18,5%, as das máquinas de lavar a roupa a perderem 14,4% e os frigoríficos a deslizarem 16%.
o volume de vendas de produtos de linha branca no ano passado recuou 15,6%, com o preço médio a desvalorizar 2,6%.
As vendas de pequenos eletrodomésticos recuaram 12,1% para 203 milhões de euros e as de informática foram menos 9,1% do que em 2011, para 556 milhões de euros.
No ano passado, o volume de vendas dos pequenos eletrodomésticos recuou 12,1%, com o preço médio a baixar 8%.
A título de exemplo, as vendas de máquinas de café baixaram 31,3%, as de aspiradores perderam 13% e as de ferros recuaram 8,5%.
As vendas de eletrónica de consumo caíram 5,5% para 511 milhões de euros e as de combustíveis recuaram, no período em análise, 4,2% para 3.626 milhões de euros.
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