quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Proteção Civil regista maiores fogos nos distritos de Viseu, Vila Real e Braga




Pelas 13:13, foram acionados dois aviões bombardeiros para o incêndio que lavra na Serra do Caramulo/Silvares (Tondela) desde as 00:25 de quarta-feira, estando no local 233 bombeiros, 73 veículos operacionais e mais dois helicópteros bombardeiros.

O último ponto de situação dava conta de três frentes neste fogo, que soma o maior número de operacionais nos atuais combates às chamas.

No distrito de Viseu, somavam-se outros três incêndios.

Em Várzea da Serra (concelho de Tarouca) continuava ativo um fogo em mato, que lavrava desde as 05:12, mobilizando 85 bombeiros, apoiados por 20 veículos e quatro meios aéreos.

No incêndio ativo desde as 23:54 de terça-feira, em Nogueira de Alcofra, estavam 168 bombeiros e 51 viaturas operacionais e para São Cristóvão, concelho de Resende, foram deslocados 21 bombeiros e cinco veículos.

No distrito de Vila Real, continuava registado na página da Internet da Proteção Civil o fogo na zona de Santiago (Valpaços), onde estavam 22 bombeiros, 26 viaturas e três meios aéreos.

No Alto do Fontão/Beça, concelho de Boticas, 42 bombeiros estavam no local, com o apoio de 17 viaturas, enquanto em Montenegrelo/Soutelo de Aguiar 21 bombeiros, acompanhados por 21 elementos de força especial de Bombeiros, estavam no terreno, com 16 veículos e um helicóptero bombardeiro.

Para Vale Égua/Jou, concelho de Murça, foram deslocados 48 operacionais e veículos e para Soutelinho do Mezio, concelho de Vila Pouca de Aguiar, estavam 18 bombeiros e quatro veículos.

Pelas 15:23, a proteção civil registava um incêndio com duas frentes em Geira/Chorense, concelho de Terras de Bouro, distrito de Braga, com o registo de 55 operacionais, apoiados por 13 viaturas.

Além dos meios franceses, dois Canadair espanhóis foram mobilizados, já na quarta-feira, para apoiar o combate às chamas.

A Proteção Civil apenas disponibiliza na página da Internet pormenores sobre os incêndios mais significativos.



Fonte: Lusa

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Incêndios Mais de 1200 bombeiros em acção






Mais de 300 operacionais combatiam às 20:40 de hoje um incêndio em Oliveira do Hospital, o mais grave de 14 ocorrências em território continental que mobilizam mais de 1.200 efetivos, informa a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).




Em Caldas de São Paulo/Penalva de Alva, concelho de Oliveira do Hospital, distrito de Coimbra, 367 operacionais combatiam três frentes de um incêndio em floresta, iniciado às 15:08.


Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Coimbra, o fogo não ameaçava populações.


No local, encontravam-se ainda 95 veículos a auxiliar os bombeiros, entretanto apoiados pelos grupos de reforço para combate a incêndios de Lisboa, Leiria, Setúbal e Santarém.


Durante a tarde, uma viatura dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital ardeu na localidade de Caldas de São Paulo, sem provocar feridos.


Tratou-se de um veículo operacional de apoio que ficou completamente destruído.


Em menos de duas semanas, esta foi a quinta viatura de bombeiros a ser destruída pelas chamas no distrito de Coimbra.


O incêndio em Oliveira do Hospital mobilizava quase um terço dos cerca de 1.200 operacionais em ação nos 14 incêndios mais relevantes em território continental.


Em Trancoso, distrito da Guarda, às 20:30, 154 operacionais e 46 veículos combatiam três frentes de fogo em mato de um incêndio que teve início às 11:55 da manhã.


Outro incêndio que estava a exigir a preocupação das autoridades, às 20:23, situava-se na Serra do Caramulo/Silvares, no concelho de Tondela, distrito de Viseu, com três frentes ativas, combatidas por 143 operacionais e 44 veículos.


Ainda no distrito de Viseu, na localidade de Mareco, concelho de Penalva do Castelo, duas frentes de fogo ativas mobilizam 136 operacionais e 38 veículos, às 21:14, e, em Alcofra, concelho de Vouzela, às 21:09 duas frentes estavam a ser atacadas por 105 operacionais e 32 veículos.


Cerca das 21:00, três incêndios tinham sido dominados em Cabeceiras de Basto, distrito de Braga, em Castro Daire, Viseu, em Agrelos/São Salvador de Viveiros, em Boticas, Vila Real, embora no mesmo concelho se mantenham outras ocorrências ativas em Viveiro/São Salvador de Viveiros e Alto Fontão/Beça.


Dois outros fogos de menores dimensões estavam, cerca das 21:00, ativos em Murça, distrito de Vila Real, e em montaria, em Viana do Castelo.


Fonte oficial do Ministério da Administração Interna disse à Lusa que os dois aviões Canadair pedidos a França pelo Governo vão chegar a Portugal na quinta-feira, no âmbito do acordo bilateral estabelecido com aquele país.


Já hoje estiveram a apoiar as operações de combate dois Canadair espanhóis.






Inovação, internacionalização, qualidade de gestão, custos de produção, acesso ao financiamento e dinamização do mercado interno serão os temas em debate








A AIP, em conjunto com um vasto leque de associações empresariais, vai organizar no próximo dia 9 de Outubro uma Convenção Empresarial que vai reunir centenas de empresários que analisarão e proporão soluções para os problemas que afetam a sua competitividade.




Este encontro foi organizado para constituir uma iniciativa de empresários para empresários, privilegiando oradores representativos de PME inovadoras e exportadoras, com experiência de gestão e resultados reconhecidos.

Paulo Pereira da Silva (RENOVA), José Luís Simões (Transportes Luís Simões), José Manuel Fernandes (FREZITE) e Âmandio Santos (DEROVO) são alguns dos empresários que irão apresentar as suas experiências, explicando as soluções que encontraram para o sucesso das suas experiências.

Nesta fase de relançamento do crescimento de que o país tanto necessita, as empresas querem dizer que não fogem às suas responsabilidades enquanto criadoras de riqueza, exportações e emprego. Com esta finalidade, a Convenção Empresarial vai debater temas como a inovação, a internacionalização, qualidade de gestão, custos de produção, acesso ao financiamento e dinamização do mercado interno.




NERSANT visita empresas de sucesso do Ribatejo






Na sequência do trabalho realizado no Estudo de Caracterização e de Diagnóstico de Identificação e Apresentação de Casos de Sucesso da Região, a NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, vai dinamizar diversas visitas a empresas do Ribatejo retratadas neste estudo. Bindopor, MomSTEEL e Rações Zêzere serão as empresas a visitar já em setembro.




A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, com o objetivo e a missão de promover o desenvolvimento da economia regional, tem desenvolvido na região do Ribatejo, diversas atividades de fomento à competitividade desta região do país, sendo uma delas a elaboração de um “Estudo de caracterização da região e de diagnóstico de identificação e apresentação de casos de sucesso na região”, no âmbito do projeto Médio Tejo Empreendedor, apoiado pelo FEDER no âmbito do SIAC – Programa Operacional Mais Centro.


Para além do enquadramento regional do Médio Tejo em diversos domínios (económico, social, geográfico, científico e tecnológico) e da caracterização da estrutura empresarial do Médio Tejo e sua dinâmica empresarial, o documento apresenta ainda 12 casos de sucesso empresarial da região, que a NERSANT pretende agora dar a conhecer a toda a comunidade.


Neste sentido, a associação vai realizar já no próximo mês de setembro, três visitas a casos de sucesso da região do Médio Tejo, começando, no dia 19, por visitar a empresa Bindopor, situada em Ourém. Nos dias 24 e 27 de setembro, respetivamente, a NERSANT vai visitar as empresas MomSteel (Abrantes), e Rações Zêzere (Ferreira do Zêzere).


Estas visitas aos casos de sucesso empresarial iniciam todas pelas 10h00, com a apresentação de cada empresa, seguindo-se a visita às instalações. Nas iniciativas irão estar presentes, entre os diversos membros da direção da NERSANT, diversas entidades institucionais convidadas pela associação, bem como outras empresas e comunicação social.


Sendo do maior interesse divulgar os casos de sucesso empresarial da região a toda a comunidade, a NERSANT encontra-se a receber inscrições de todas as empresas associadas interessadas em estar presentes nestas visitas. O Departamento de Associativismo, Marketing e Eventos da NERSANT encontra-se ao dispor para inscrições ou mais informações, através dos contactos 249 839 500 ou dame@nersant.pt.



Equipa de Centro Cívico, Cultural e Desportivo Alferrarede Velha para época 2013/2014








Permanências: Filipe Marques, Fernando Sousa, Miguel Fontinha, Luís Fontinha, Bruno Ferreira, Filipe Paulo, Rafael Coelho, Nuno Alegria, Diogo Maia, Diogo Parreira, Pedro Chambel e Diogo Rosado.
Entradas: Carlos Gaspar e Luís Vieira (ex: Dragões), Tiago Dias (ex: São Facundo), Julio (ex: Venda Nova), André Lopes (ex:Arreciadas), Gonçalo Cadete (sem clube)

Alvega- Pego em canoagem





Rota das Pesqueiras em canoa | 31.AGO. | 9h | 8 pagaias (inclui T-shirt do evento, garrafa de água e reforço alimentar) | Grau de dificuldade: Médio








Inscrições em www.tagsu-ri.pt






Gastronomia tradicional e muita animação são o cardápio do Mercado Ribeirinho de Abrantes





Entre
os dias 30 de Agosto e 1 de Setembro, o Aquapolis vai ser palco do Mercado
Ribeirinho de Abrantes, sob o tema gastronomia tradicional. O certame, que
dinamiza as margens do rio Tejo, inclui cinema ao ar livre, música, folclore, animação
infantil, mercado de produtos locais e artesanato, corrida de jangadas,
canoagem, pesca e BTT, onde não vão faltar tasquinhas com petiscos e pratos
típicos da região.


Neste
evento, as iguarias gastronómicas vão abundar. Confirmada está o Segredo das
Tasquinhas, resultado de uma parceria da Junta de Freguesia de Aldeia do Mato
com o Hotel Segredos de Vale de Manso. Sob a identidade das freguesias Norte do
concelho, esta tasquinha vai apresentar carne de porco no tacho, bacalhau
lascado com migas carvoeiras, peixe frito à antiga, enchidos regionais e bolo
da Aldeia.   


Já a
Associação de Melhoramentos de Tubaral, em representação de Alvega, traz
serrabulho, sopas de “verde”, couves com feijão e bacalhau assado, migas de
batata com entrecosto frito, também enchidos, semineta, fritos regionais e o
delicioso arroz doce.


Do
concelho vizinho Constância, mais precisamente de Montalvo chegam-nos as migas
de couve, arroz de feijoca, peixe do rio frito, entrecosto grelhado, bucho e
outros enchidos, sopa de couve e tigeladas pelas mãos da associação JICA -

Juventude
Inovadora Com Atitude. Em representação da freguesia anfitriã estará o Café “O
Manel”, com iguarias tradicionais do Rossio ao Sul do Tejo.


As
tasquinhas funcionarão todos os dias do evento, na margem Sul do Aquapolis, entre
as 12h e às 15h e no período do jantar das 18h às 24h.


Para
animar as refeições, haverá na sexta-feira, dia 30 de Agosto,
uma actuação
da Banda Filarmónica da Sociedade de Instrução Musical Rossiense. Mais tarde, cinema
ao ar livre com curtas e longas-metragens alusivas à gastronomia, que
acontecerá também nas restantes noites do certame. E a terminar o primeiro dia
do Mercado Ribeirinho de Abrantes realizar-se-á um live act do Dj Jimmy Switch
acompanhado de Vj.


No
sábado, as tasquinhas irão dinamizar uma sessão de cozinha ao vivo em que
mostrarão alguns dos segredos dos vários lugares de Abrantes na confecção das
iguarias tradicionais. Em simultâneo, o Agrupamento de Escuteiros 697 de Rossio
ao Sul do Tejo estará a preparar as jangadas para de seguida fazer uma corrida
no Tejo. Os mais pequenos poderão contar com um espaço no recinto da festa,
onde terão à sua disposição balões e pinturas faciais, que se repete também na
tarde de 1 de Setembro. A noite de sábado terminará com o Marco Morgado a
interpretar os hits deste Verão.


O
domingo vai ser marcado pelas actuações do Rancho Folclórico e Etnográfico de
Casais de Revelhos, do Grupo Modinhas, Jogos e Brincadeiras de Casais de
Revelhos e d’Os Amiguinhos da Sociedade Recreativa Pró-Casais de Revelhos. No
final da tarde, o Dj Tomezine, de Torres Novas, fará um sunset.


Nos
três dias do evento acontecerá também o mercado de produtos locais e artesanato.
Os 20 stands serão ocupados por cerca de 25 expositores com vinho, mel, azeite,
doçaria tradicional, móveis antigos, retalhos, bijutaria, artigos em origami,
pinturas, bolsas em tecidos, entre outras peças.


No
panorama desportivo, destaque para a canoagem com a rota das pesqueiras em
canoa que ligará Alvega ao Pego, no dia 31 de Agosto. Esta actividade é
organizada pela TAGUS e pela Casa do Povo de Alvega. Mais cedo irá iniciar o
convívio de pesca, com a colaboração do APA – Amadores de Pesca de Abrantes. E
no domingo, a Associação de Cicloturismo e BTT do Fôjo guiará a rota do azeite
e do vinho que conta com o apoio dos produtores da região destes dois sectores.
As inscrições para as actividades desportivas podem ser efectuadas através do
site www.tagus-ri.pt, com excepção da
iniciativa em BTT que já esgotou.




Resultantes
da candidatura à Estratégia de Eficiência Colectiva PROVERE - Mercados do Tejo
- Rede para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Tejo" e Co-financiados
pelo QREN, Mais Centro - Programa Operacional Regional do Centro e União
Europeia e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, os Mercados Ribeirinhos
passaram pelos concelhos de Constância, Vila Nova da Barquinha e agora
Abrantes. Com o objectivo de valorizar a identidade cultural das comunidades
que vivem em torno do Tejo, o rio e as suas potencialidades económicas e
turísticas, dinamizando as zonas ribeirinhas, estes eventos temáticos voltarão
no próximo ano.


terça-feira, 20 de agosto de 2013

AUTÁRQUICAS 2013 Luís Teixeira Alves substitui Luís Valamatos





O Partido Socialista de Abrantes não vai recorreu da decisão do Tribunal que impugnou a candidatura de Luís Valamatos à Assembleia da União das Freguesias de São Miguel do Rio Torto e Rossio ao Sul do Tejo.


Neste sentido o PS de Abrantes entregou e foi aceite pelo Tribunal a lista à Assembleia da União das Freguesias de São Miguel do Rio Torto e Rossio ao Sul do Tejo, tendo apresentado como primeiro candidato Luís Teixeira Alves, 67 anos, conhecedor do território da União das Freguesias, que no atual mandato desempenha a função de tesoureiro do executivo de Rossio ao Sul do Tejo.


Reafirma o empenhamento na participação de Luís Valamatos na lista candidata à referida Assembleia da União das Freguesias integra a lista de candidatos “com o propósito de poder assumir a Presidência da Assembleia de Freguesia”.


Os primeiros quatro candidatos efetivos são: Luís Teixeira Alves; Helena Martinho; Filipe Sebastião e Luís Valamatos. 





Fonte: Abarca 


Proteção Civil emite alerta laranja devido ao risco de incêndios e calor




Segundo a página na internet da ANPC, o alerta laranja vai vigorar entre as 08:00 de terça-feira e as 20:00 de quarta e "pressupõe um reforço das medidas que garantem um estado de prontidão elevado para a intervenção".

No mesmo sítio na internet, a ANPC divulgou um aviso à população que dá conta de previsões de temperaturas máximas nos próximos dias entre 35 e 40 graus em todo o território, humidade relativa próxima dos 20% e vento do quadrante leste, podendo atingir valores de 30km/hora nas terras altas.

Face às previsões de tempo quente e seco, a Proteção Civil considera existirem condições favoráveis à progressão de incêndios florestais e possível afetação dos grupos populacionais mais vulneráveis.

A ANPC recorda que, onde o risco de incêndio é elevado, não são permitidas queimadas nem fogueiras, lançamentos de balões com mecha acesa ou foguetes, fumar ou fazer lume em espaços florestais e vias que os circundem, fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

Para os grupos populacionais mais vulneráveis, é recomendado que se beba água com regularidade ou sumos de fruta natural sem adição de açúcar, que se evite álcool e exposição ao sol nas horas de maior calor (aproximadamente entre as 11:00 e as 16:00), período em que se devem evitar também viagens e atividades que exijam muito esforço físico.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje sob aviso amarelo, devido à persistência de valores elevados das temperaturas máximas, o arquipélago da Madeira e os distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, castelo Branco, Portalegre, Lisboa, Setúbal, Évora, Beja e Faro.

O aviso amarelo vigora entre as 19:00 de hoje e as 17:59 de quarta-feira nos distritos do continente e entre as 19:00 de hoje e as 20:59 na Madeira.

Segundo menos grave de uma escala de quatro, o aviso amarelo pressupõe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

De acordo com o IPMA, trinta concelhos dos distritos de Vila Real, Braga, Vila Real, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria, Santarém e Castelo Branco apresentam na terça-feira risco máximo de incêndio.

Também para terça-feira, a Direção-Geral de Saúde emitiu o alerta amarelo, o segundo mais grave de uma escala de três, para os distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja e Faro, devido aos efeitos possíveis na saúde provocados por temperaturas elevadas.



Fonte: Lusa

NERSANT promove Ribatejo na FACIM em Moçambique






A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, vai viajar para Maputo, Moçambique, para promover o Ribatejo no maior certame empresarial moçambicano. No evento, a NERSANT pretende despertar o interesse das empresas moçambicanas para o dinamismo da economia ribatejana, apresentando-lhe, ao mesmo tempo, as atividades que está a organizar para apoiar a internacionalização das empresas do Ribatejo.




É já no próximo dia 24 que a NERSANT parte do aeroporto de Lisboa rumo à capital moçambicana, a fim de marcar presença na 49.ª edição da FACIM – Feira Agro-Pecuária, Comercial e Industrial de Moçambique, maior certame internacional deste país.


Nesta feira, que contará com a presença de mais de 150 empresas portuguesas, a NERSANT vai promover a região do Ribatejo, bem como representar institucionalmente todas as suas empresas associadas. Para tal, a associação dispõe de um stand onde fará a promoção da região, dos seus produtos e serviços, divulgando as potencialidades desta região central de Portugal junto de todos os expositores e visitantes da feira.


Sendo o apoio à internacionalização das empresas da região do Ribatejo, uma das prioridades da NERSANT, a associação empresarial não se fica só por divulgar a região ribatejana e o seu dinamismo económico. A NERSANT vai criar condições para que a prospeção de negócios e o interesse comercial mútuo entre os dois países se mantenha. Na feira, a NERSANT vai divulgar de forma intensiva o I Encontro de Negócios da Beira, que a associação está a organizar em conjunto com a Associação Comercial desta cidade (ACB). Este evento vai acontecer de 08 a 15 de outubro, e conta já com a inscrição de diversas empresas ribatejanas, que estarão neste encontro para encontrar oportunidades de negócio com empresas moçambicanas. Por outro lado, a NERSANT vai também divulgar o NERSANT Business 2013, Encontro Internacional de Negócios que a associação vai realizar em novembro, e que na sua edição passada contou com delegações de 6 países de África e América do Sul e que possibilitou a realização de centenas de reuniões de negócios entre empresários portugueses e empresários estrangeiros.


De referir que a 49.ª Edição da Feira Internacional de Maputo vai abrir oficialmente as portas no dia 26 de agosto e termina no dia até 01 de setembro de 2013. Este ano, o certame tem como lema “Expandindo o horizonte dos seus negócios, optimizando sinergias” e tem como novidade a organização dos expositores por setor de atividade.



O Futsal está de volta!








domingo, 18 de agosto de 2013

Continente com temperaturas acima dos 35 graus a partir de 2.ªfeira




 A temperatura vai aumentar no Continente a partir de segunda-feira, acima dos 35 graus, com exceção da faixa costeira, tendência que se deverá manter até quarta-feira, de acordo com Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).




A temperatura vai aumentar no Continente a partir de segunda-feira, acima dos 35 graus, com exceção da faixa costeira, tendência que se deverá manter até quarta-feira, de acordo com Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).


"Nos próximos dias [o tempo] continua com céu geralmente limpo, amanhã [domingo] ainda pode haver formação de algum nevoeiro na faixa costeira durante a madrugada e a manhã", disse à Lusa a meteorologista Paula Leitão.


Ainda no domingo, o vento vai soprar de nortada, tornando-se moderado durante a tarde no litoral, "mas diminui a intensidade do vento para os dias seguintes", acrescentou.


Na segunda e terça-feira, "o vento vai ser mais fraco e a temperatura tem tendência para subir gradualmente", com valores acima dos 35ºC.


Estas "são temperaturas vulgares nesta do ano em Portugal Continental", sublinhou Paula Leitão, adiantando que "a temperatura, a partir de segunda-feira, vai atingir valores entre os 35ºC e os 40ºC em quase todo o território".


Ou seja, "excetuando a faixa costeira, as temperaturas vão ser superiores a 35ºC".


De acordo com uma nota na página eletrónica do IPMA hoje atualizada, a previsão é de tempo quente no Continente e na Madeira devido à influência de um anticiclone que se estende para a Península Ibérica.


Com o deslocamento do anticiclone para nordeste, na segunda-feira, uma massa de ar muito quente e seca irá influenciar o território do Continente, originando uma subida significativa da temperatura do ar, o que irá gerar valores acima dos 35ºC.


Em alguns locais do interior do Alentejo, as temperaturas poderão ultrapassar os 40ºC.


Neste período, a temperatura mínima será mais elevada, acima dos 20ºC, no interior Centro e Sul.


Para o arquipélago da Madeira, a previsão é de continuação de tempo quente e seco até terça-feira, dia 20 de agosto.






Passos diz que fim da crise não pode ser dada como garantido




"Ninguém tome por adquirido que a crise acabou", alertou o primeiro-ministro, depois de lembrar que existem ainda "riscos significativos" para o país, nomeadamente ao nível do comportamento da economia europeia.

Numa intervenção muito marcada pela economia, na festa social-democrata do Pontal, no calçadão da Quarteira, Pedro Passos Coelho começou, contudo, por se congratular com o desempenho registado pela economia portuguesa no segundo trimestre do ano, com o crescimento de 1,1% do Produto Interno Bruto face aos primeiros três meses do ano.

"Tivemos capacidade de manter o rumo que nos trouxe até aqui", sublinhou.



Fonte: Lusa

Grupo de Teatro “Fatias de Cá” recria a batalha de Alcácer Quibir nas margens do Tejo, em Abrantes





O grupo de teatro de Tomar “Fatias de Cá” vai apresentar nas margens do rio Tejo, em Abrantes – no Aquapolis , a peça “Alcácer Kibir”, nos dias 23, 24 e 25 de agosto, com início às 17h17.




Trata-se de uma recriação da batalha que opôs portugueses e marroquinos, também conhecida por batalha dos três reis, por nela terem perdido a vida três reis, um português, D. Sebastião, e dois marroquinos.


A peça, com versão e encenação de Carlos Carvalheiro, vai desenrolar-se nas duas margens do Tejo e terá a duração de 03h33.


É um convite para que o espectador se esqueça, por momentos, que está no século XXI e recue no tempo até ao dia 4 de Agosto de 1578, data que marca uma batalha inglória para Portugal e reestruturante para Marrocos. Uma viagem no tempo que começa logo na bilheteira onde o espetador terá de se livrar de alguns euros e trocá-los por algumas moedas de papel.


Na margem norte, Barreiras do Tejo, decorrerá a 1ª parte. No intervalo, o público atravessa a ponte e junta-se ao público que se encontra na margem sul, no Rossio ao Sul do Tejo, para participar num mercado com ementa dupla, portuguesa – porco, sardinhas, vinho, pão, calda, frutas e bolos e marroquina – borrego, cuscuz, ché, pão, caldo, fruta e bolos, que compram com moedas distribuídas previamente.


A 2ª parte desenrola-se na margem sul, com a representação da batalha de Alcácer Quibir e a aclamação de Filipe II nas cortes de Tomar.


“Alcácer Kibir” é uma co-produção entre o Fatias de Cá e o grupo de teatro marroquino La Voile.


O bilhete custa €33,33, com direito a jantar. Por cada bilhete comprado, o espetador pode levar um convidado ou ver o espetáculo duas vezes no local, Aquapolis norte e sul.


As reservas podem ser feitas para o telemóvel 96 030 39 91 ou para o e-mail reservas@fatiasdeca.net



NERSANT tem inscrições abertas para formação de formadores








Torres Novas e Abrantes já tem ações agendadas


NERSANT tem inscrições abertas para formação de formadores



Os interessados em obter o CAP de formador, devem contactar a NERSANT. A Associação Empresarial da Região de Santarém vai iniciar por toda a região, diversas ações de Formação Pedagógica Inicial de Formadores.




A partir do próximo mês de setembro, a NERSANT vai iniciar por toda a região do Ribatejo, diversas ações de formação para todos os que pretendam obter certificado de aptidão profissional para exercer a função de formador.


Em Torres Novas, as ações estão já agendadas. Dia 09 de setembro arranca uma ação de Formação Pedagógica Inicial de Formadores, e a 13 de novembro, está também previsto o início de outra ação desta formação. O Núcleo NERSANT de Abrantes, situado em Alferrarede, também já tem início marcado para a formação de formadores: 07 de outubro. Esta formação também vai ser realizada nos restantes núcleos da associação, em Ourém, Santarém, Cartaxo e Benavente.


As inscrições na Formação Pedagógica Inicial de Formadores são feitas presencialmente, devendo os interessados dirigir-se à sede da NERSANT em Torres Novas, para as ações que se realizem nesta cidade, ou aos núcleos NERSANT localizados no distrito, dependendo do local da ação que o interessado deseje frequentar.


A Formação Pedagógica Inicial de Formadores tem sido uma das ações mais procuradas pela população em geral, uma vez que habilita os formandos a ministrar ações de formação de qualidade. Desta forma, todos aqueles que concluírem com sucesso a formação, ficam automaticamente com o CAP de formador, essencial para ministrar formação em qualquer área do saber. A frequência da ação de formação de formadores da NERSANT tem ainda uma vantagem adicional: todos aqueles que a terminarem com sucesso, serão incluídos na Bolsa de Formadores da NERSANT, pelo que poderão ser chamados por esta entidade a ministrar formação.


O Departamento de Formação e Qualificação da NERSANT está também à disposição dos interessados para qualquer assunto relacionado com formação profissional (249 839 500 ou dfq@nersant.pt).




Grande Prémio Empresarial de Karting da NERSANT com grande adesão





A edição 2013 do Grande Prémio Empresarial de Karting da NERSANT está a ter grande adesão por parte das empresas da região do Ribatejo.


É já no dia 14 de setembro, entre as 10h00 e as 16h00, que a NERSANT vai realizar mais uma edição do Grande Prémio Empresarial de Karting – 6 horas a acelerar. A aceitação a este evento outdoor da NERSANT está a ser bastante positiva, tendo a associação já recebido as fichas de inscrição de diversas empresas interessadas em marcar presença.

A prova desafia os audazes e amantes da velocidade, proporciona agradáveis momentos de convívio e animação entre as diversas empresas da região em competição, ao mesmo tempo que cimenta o espírito de equipa entre os diversos colaboradores de cada empresa. Cada equipa participante deve montar a sua própria estratégia, uma vez que a prova terá a duração de 6 horas sem parar, o que significa que só haverá paragens do kart para troca de condutores.

Uma vez que as inscrições são limitadas a 20 equipas e este número está prestes a ser atingido, as empresas interessadas em participar devem apressar-se a fazer a inscrição no evento, em www.nersant.pt. Para mais informações, o Departamento de Associativismo, Marketing e Eventos da NERSANT encontra-se à disposição através do número 249 839 500 ou do e-mail dame@nersant.pt.

Importa ainda referir que a realização do Karting NERSANT é um dos eventos que pretende dinamizar a marca VIVER O TEJO, criada pela NERSANT com o objetivo de dinamizar as zonas ribeirinhas deste rio, que caracteriza toda a região do Ribatejo.






quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Proteção Civil emite aviso à população por causa do calor




Segundo o aviso, são esperadas temperaturas máximas superiores a trinta graus e mínimas superiores a vinte graus em todo o território, com vento fraco nas regiões do interior norte e centro e moderado no litoral e uma humidade relativa próxima dos 25%, situação que deverá perdurar até sexta-feira.

Face a estas previsões, a ANPC determinou o prolongamento do alerta amarelo para o Sistema Integrado de Operações de Socorro e para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios, em todos os distritos até às 20:00 de sexta-feira.

O nível amarelo "pressupõe o reforço da monitorização e a intensificação, por parte do dispositivo de resposta, de ações preparatórias com vista ao aumento do grau de prontidão.

Portugal está "provavelmente" num momento de viragem económica - Ministro da Economia








“Com os dados que conhecemos há sinais de confiança moderada de que estamos num momento de viragem económica, mas é preciso aguardar pelos resultados dos próximos trimestres”, disse hoje Pires de Lima aos jornalistas, no final de uma visita à Direção Geral do Consumidor, em Lisboa.

Questionado sobre se este ano será o ultimo de recessão, o ministro da Economia afirmou apenas que espera que “2014 possa ser um ano de estabilização económica”.

O governante, que assumiu a pasta da Economia há quase um mês, fez sempre questão de usar um tom de prudência no comentário ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em cadeia no segundo trimestre, mas ainda assim sublinhou que há vários dados que surgerem uma mudança de rumo económico.

"Começam a surgir sinais de forma consistente - crescimento económico, queda do desemprego, aumento da produção, aumento do turismo, melhoria dos índices de confiança dos consumidores - que se vão acumulando no sentido de confirmar a ideia de que provavelmente estamos num momento de viragem económica”, afirmou Pires de Lima.

De acordo com a estimativa rápida divulgada hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o PIB terá crescido 1,1% no segundo trimestre, em comparação com os primeiros três meses do ano, interrompendo um movimento de queda que durava desde os últimos três meses de 2010.

No entanto, em termos homólogos, o PIB continuou a cair. A quebra apresentada neste segundo trimestre do ano foi de 2% face ao segundo trimestre do ano passado.



Fonte: Lusa

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Candidaturas do PS também são impugnadas




O Tribunal de Abrantes impugnou a candidatura de Luís Valamatos (PS) à União das Freguesias de Rossio ao sul do Tejo e São Miguel do Rio Torto apresentada pelo Bloco de Esquerda (BE).



A decisão do Tribunal de Abrantes, a que a agência Lusa teve hoje acesso, baseia-se na lei de limitação de mandatos e assenta no facto de Luís Valamatos já ter cumprido três mandatos consecutivos na qualidade de presidente da Junta de Freguesia de Rossio ao sul do Tejo.

"A admissibilidade de um anterior presidente de Junta de Freguesia cessante a nova candidatura, desta feita, como candidato em primeiro lugar à Assembleia de Freguesia, em qualquer município que se apresente, é impeditivo ao abrigo dos artigos (…), obstando o facto de não se querer perpetuar o poder executivo", lê-se no documento do tribunal, que se pronunciou pela não admissão da candidatura apresentada pelo PS.

Contactada pela Lusa, fonte da Concelhia do PS de Abrantes informou que o partido está a avaliar se recorre ou não da decisão.

Opinião de Guilhermina





1-O que acha da união das freguesias no concelho de Abrantes?




 Mau





2-Quais são os Problemas que vai trazer com a União de Freguesias?





Falta de proximidade das pessoas 





3- O que acha as desvantagens com a União de Freguesias?





Verbas e tudo o resto


4- Quais são as vantagens com a União das Freguesias?







Nenhumas



5- Quais as Freguesias que vão ser mais prejudicadas com a União de Freguesias?




Todas





Fazer Inquérito CLIQUE AQUI


Opinião de Fernando Mendes






Profissão: Professor ( Reformado)



1-O que acha da união das freguesias no concelho de Abrantes?

Não concordo



2-Quais são os Problemas que vai trazer com a União de Freguesias?

Menor qualidade nos serviços prestados



3- O que acha as desvantagens com a União de Freguesias?

Menor proximidade com os cidadãos



4- Quais são as vantagens com a União das Freguesias

Maior equilibrio na distribuição das verbas



5- Quais as Freguesias que vão ser mais prejudicadas com a União de Freguesias?

S. João e Alferrarede





Fazer Inquérito CLIQUE AQUI



terça-feira, 13 de agosto de 2013

Unidade de Saúde Familiar de Abrantes





Está em andamento o processo de concurso público para construção do Centro de Saúde de Abrantes, nas antigas instalações da Rodoviária Nacional. A obra pública será executada por empreitada, tendo sido fixado o preço base em 1.381.427.81€ mais IVA e terá um prazo de execução de 365 dias. O critério da adjudicação será o do mais baixo preço.


O projeto prevê a demolição parcial do edifício - foi construído em meados do século XX e apresenta sinais de degradação – por forma a instalar um edifício desta tipologia que possa servir cerca de 10 mil utentes.


O edifício a construir desenvolve-se em três pisos, um abaixo da cota de soleira e dois acima desta e será dotado de elevador comunicante com todos os pisos.


O Piso -1 vai destinar-se a estacionamento e a áreas técnicas, estando previstos 41 lugares, dois dos quais para utentes com mobilidade condicionada.


No Piso 0 destina-se à Unidade de Saúde Familiar de Abrantes. Ficará dotada de serviços qualificados de proximidade na área de saúde. Na vertente da prestação de cuidados de saúde, está prevista a construção de sete gabinetes para consultas, um gabinete para consulta de internos, quatro gabinetes para enfermagem, duas salas para tratamentos (injetáveis e pensos), uma sala de inaloterapia e um gabinete de saúde oral. Serão também construídas áreas administrativas, salas de espera (geral e infantil), zona de higiene para bebés, sala de apoio para serviço social, gabinetes de trabalho, sala de reuniões, sala de formação e dois acessos: uma para o público e outro para ambulâncias. Prevê ainda um pátio atrás do edifício com acesso através do estacionamento exterior existente a nascente, bem como, uma escadaria contígua à fachada norte do edifício para possibilitar o acesso ao Piso 1 e ao espaço exterior envolvente à ESTA – Escola Superior de Tecnologia. Este acesso permitirá ainda estabelecer a ligação entre o Largo 1º de Maio (através do futuro Mercado Diário) e a parte alta da cidade (ESTA, Jardim da República, Convento de São Domingos).


No Piso 1 é prevista a construção de um open space destinado a serviços de natureza coletiva e/ou social, dotado das infraestruturas necessárias.


As atuais instalações da Unidade de Saúde de Abrantes, a funcionar no edifício do Hospital, não reúnem condições para acolhimento humanizado e atendimento compatível com os modernos padrões do Serviço Nacional de Saúde. Reconhecendo a importância em oferecer modernas infraestruturas de saúde à população de Abrantes, entendeu a Câmara ser parte ativa da solução, propondo-se assumir por inteiro este investimento. Criou também um incentivo financeiro à permanência dos médicos que sejam reconhecidos pelo ACES e vierem a integrar esta Unidade de Saúde Familiar, minimizando os problemas inerentes à falta de médicos de família.


A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) assumirá as obras de conservação, após a cedência desta nova infraestrutura.


Medalha de Honra da Cidade de Abrantes atribuída à Escola Prática de Cavalaria





A Câmara de Abrantes homenageou no dia 9 de agosto a Escola Prática de Cavalaria (EPC) com a atribuição da Medalha de Honra da Cidade, durante uma cerimónia de Juramento de Bandeira realizada no Castelo da Cidade. Esta foi a última cerimónia pública da EPC em Abrantes, antes da partida para Mafra, onde vai funcionar a nova Escola de Armas do Exército.





Em 2006, a Escola Prática de Cavalaria veio instalar-se em Abrantes.


Desde então, assumiu e desenvolveu uma relação de proximidade e abertura com toda a comunidade abrantina. Foram muitos os eventos e as instituições de carácter social, cultural e educativo que tiveram na Escola Prática de Cavalaria um aliado, nomeadamente através do apoio logístico e mesmo em colaboração em material e recursos humanos.


Também a proteção civil contou com o seu apoio no combate a incêndios.


E foi na Escola Prática de Cavalaria que ficou instalada a Escola Básica da Chainça durante o período em que foi alvo de obras de requalificação.


Com a sua “Coleção Visitável da Cavalaria Portuguesa”, a Escola Prática de Cavalaria tem mantido um importante serviço educativo aberto a todos quantos quiseram receber uma lição


Na hora em que a Escola Prática de Cavalaria se prepara para deixar Abrantes, era justo manifestar publicamente a gratidão concelhia.





Maria do Céu Albuquerque, presidente da Câmara, entregou a Medalha de Honra da Cidade ao Comandante da Escola Prática de Cavalaria, Tenente Coronel Paulo Zagalo.





Entretanto, recordamos que para o Quartel de Abrantes está anunciado pelo Chefe de Estado-Maior do Exército a instalação de uma nova unidade militar vocacionada para apoio de emergência à proteção civil e a situações de catástrofe.





Nota: Mais fotos em www.facebook.com/Pages/Município de Abrantes


segunda-feira, 12 de agosto de 2013

O Nosso Muito Obrigado






Lei das rendas 'trama' o Estado




Rendas cobradas ao Estado estão a disparar por causa da nova lei. Edifício da Lapa, já ocupado por Zorrinho e Paulo Júlio, por exemplo, subiu de 2.500 para 7.160 euros.

Alguns organismos do Estado estão a ser vítimas de uma lei que o Governo aprovou no ano passado. Em causa, está a Lei das Rendas, que visava permitir a actualização de rendas antigas que, na prática, há muito tinham ficado congeladas. Desde o ano passado, muitos proprietários de edifícios ou andares alugados ao Estado aproveitaram para aumentar a renda. Os processos, contudo, não são fáceis e têm-se arrastado, algumas vezes, em tribunal.

Um dos casos, confirmados ao SOL pela secretaria-geral da Presidência do Conselho de Ministros (PCM), envolve um palacete na Lapa, em Lisboa, que ao longo dos anos passou de mãos entre vários da administração central.

Neste edifício, na Rua da Lapa, já funcionaram serviços tão diversos como o Instituto da Conservação da Natureza, o gabinete do Coordenador da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico (na altura, Carlos Zorrinho) no tempo do Governo de José Sócrates, ou a secretaria de Estado da Administração Local e Reforma Administrativa com Paulo Júlio (no Governo de Passos Coelho). Agora, encontram-se ali instalados os gabinetes dos Representantes da República para a Regiões Autónomas dos Açores e Madeira.

O contrato de aluguer deste imóvel data de 1976. E mal a nova lei das rendas entrou em vigor, a 12 de Novembro do ano passado, o proprietário pediu um aumento ao Estado. O valor que estava a ser pago era de 2.578 euros e, após negociação entre as duas partes, o valor final foi fixado em três vezes mais: 7.160 euros. «O edifício referido é utilizado ininterruptamente pelos serviços do Estado desde 1 de Março de 1976, mediante contrato de arrendamento», explica a secretaria-geral da PCM, acrescentando que o contrato é válido até início de 2016, renovável por períodos de um ano.

Segundo soube o SOL, o novo valor de cerca de sete mil euros não é dos mais altos que estão a ser cobrados ao Estado, por imóveis de iguais características ao da rua da Lapa.

Este edifício, aliás, chegou a fazer parte de uma lista com o levantamento de instalações que poderiam ser ocupadas pelo novo gabinete de Paulo Portas, como vice-primeiro-ministro. Nos primeiros dias depois da recente remodelação, Portas esteve na PCM, mas entretanto já se mudou para o Palácio das Laranjeiras.




Fonte: SOL

VIVER O TEJO dinamiza passeios pedestres em outubro






Dias 05 e 19 de outubro, a NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, vai dinamizar a realização de dois passeios pedestres junto às margens ribeirinhas do rio Tejo. Trata-se de mais uma iniciativa de promoção da marca VIVER O TEJO, criada pela associação para dinamizar o turismo desta região.




Com o objetivo de dinamizar as margens ribeirinhas do rio Tejo, dando a conhecer as potencialidades turísticas deste recurso, e da região onde este se insere, a NERSANT encontra-se a dinamizar o projeto VIVER O TEJO. Uma das iniciativas de promoção desta marca é a realização, em outubro, de dois passeios pedestres, onde os participantes vão poder contemplar as paisagens circundantes a este rio, que unifica toda a região ribatejana.


Os passeios pedestres vão realizar-se no dia 05 e no dia 19 de outubro. As atividades irão unir os concelhos de Abrantes, Constância e Vila Nova da Barquinha. Os percursos não poderiam ter melhor enquadramento paisagístico, o rio Tejo, sendo que o Castelo de Almourol será um ponto de passagem obrigatório nos dois passeios. Desvendamos aqui o primeiro percurso a realizar no dia 5 de outubro. O percurso terá o seu início no Centro de Ciência Viva, em Constância, passando pela Praia do Ribatejo e terminando no Cais de Tancos, já no concelho de Vila Nova da Barquinha.


A participação nas caminhadas é gratuita, mas a inscrição no evento é obrigatória, através do site da NERSANT, em www.nersant.pt. De referir que durante o percurso, a NERSANT irá disponibilizar diversos reforços alimentares, bem como servirá uma refeição ligeira no final da atividade.



UAERLVT organiza workshops sobre Marketing Territorial






Em setembro, a União das Associações Empresariais da Região de Lisboa e Vale do Tejo (UAERLVT), com o apoio da NERSANT, vai realizar dois workshops sobre o tema “Marketing Territorial: Metodologias e instrumentos de marketing territorial em linha”, em Santarém e Torres Novas.




Com o objetivo de sensibilizar as empresas da região para o uso de geo-informação e das redes sociais, bem como de promover a imagem das regiões, valorizando os seus recursos endógenos, e das empresas, facilitando os seus processos de internacionalização, a UAERLVT e a NERSANT vão realizar dois workshops sobre as diversas metodologias e instrumentos do marketing territorial.


Em Santarém, a sessão vai realizar-se no dia 10 de setembro, pelas 16h00, e, em Torres Novas, o workshop acontece dia 30 de setembro, nas instalações da NERSANT, também pelas 16h00.


Para qualquer das sessões, os interessados podem fazer já a sua inscrição no site da NERSANT, em www.nersant.pt. (Inscrições gratuitas). Na organização dos workshops, a UAERLVT tem como parceiro a Portugal IPI Consulting. Refira-se ainda que esta sessão é financiada pelo QREN.



Funcionários públicos a receber propostas de rescisão por ordem do governo a serviços




“Há serviços que, desde o início do mês, estão a enviar cartas aos trabalhadores com propostas de rescisão, mostrando os valores a receber em caso de cessação de contrato com o Estado”, revelou à Lusa o dirigente da Frente Sindical da Administração Pública (Fesap), José Abraão.

No âmbito da reforma do Estado, o Governo decidiu alterar a legislação laboral e abrir um programa de rescisões de funcionários públicos. 

domingo, 11 de agosto de 2013

Combustíveis descem na próxima semana





O comportamento dos mercados antecipa uma descida do preço dos combustíveis a partir de segunda-feira.


O custo de ambos os combustíveis nos postos de abastecimento vai ser revisto em baixa a partir de segunda-feira, o que acontece pela terceira semana consecutiva, segundo dados da Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG). As descidas vão sentir-se tanto nas bombas das principais gasolineiras como nos postos das denominadas marcas brancas, que normalmente têm preços mais baixos.


A contribuir para a queda dos preços esteve a descida das cotações da gasolina (4,12%) e do gasóleo (4,13%) nos mercados internacionais, que acompanham a desvalorização do crude (3,10%). A valorização do euro face à 'nota verde' também vai ajudar à queda dos preços dos combustíveis para os consumidores europeus, dado que a matéria-prima é negociada em dólares.


O preço de referência do litro de gasolina em Portugal é actualmente de 1,595 euros. Já o gasóleo vale 1,376 euros por litro. As cotações podem no entanto variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.


De acordo com o último relatório de Bruxelas, depois de impostos, o preço médio da gasolina 95 octanas praticado em Portugal é o nono mais caro em toda a UE. Já o gasóleo ocupa a 16ª posição entre os 27 países do espaço comunitário.