sábado, 10 de agosto de 2013

Empresas da região podem receber estagiários a custo reduzido






A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, submeteu uma candidatura ao Passaporte Emprego 3i, medida lançada no âmbito do Programa Impulso Jovem com o objetivo de apoiar as PME e fomentar a empregabilidade jovem. Empresas e estagiários interessados podem inscrever-se no site da associação empresarial. 




Com o objetivo de combater o desemprego jovem e facilitar a aquisição de recursos humanos qualificados por parte das empresas, a NERSANT vai dinamizar cerca de 300 estágios no âmbito da medida Passaportes Emprego 3i. Uma vez que a medida é direcionada para empresas com projetos aprovados no âmbito dos sistemas de incentivos, a bolsa paga aos estagiários, bem como o prémio de integração (no caso de o estagiário ser integrado na empresa após a cessação do contrato de estágio), constituem despesas elegíveis no âmbito dos mesmos, pela que a integração destes jovens nas empresas tem um custo bastante reduzido para as mesmas, que apenas terão que assegurar o subsídio de alimentação, seguro de acidentes de trabalho e contribuições para a Segurança Social.


Tendo em conta o interesse da medida Passaporte Emprego 3i, a NERSANT já está a receber inscrições de empresas e desempregados candidatos, que podem inscrever-se para beneficiar desta medida, através do site da NERSANT, em www.nersant.pt (campo empresas e campo estagiários).
O Passaportes Emprego 3i tem como objetivo complementar e desenvolver as competências dos jovens que procuram um primeiro ou um novo emprego, de forma a melhorar o seu perfil de empregabilidade e apoiar a transição entre o sistema de qualificações e o mercado de trabalho. Para além disso, os Passaportes Emprego 3i pretendem ainda promover o conhecimento sobre novas formações e competências junto dos empregadores, criar emprego em novas áreas e fomentar o desenvolvimento de recursos humanos nas respetivas áreas de abrangência.


A medida Passaportes Emprego tem 3 tipologias: o Passaporte Emprego Industrialização, destinado a projetos de investimento que visem a especialização da produção através da introdução de novos produtos e reforço da componente tecnológica, bem como do desenvolvimento de estratégias comerciais que permitam um aumento da produtividade e competitividade; o Passaporte Emprego Inovação, destinado a projetos de investimento que visem reforçar a capacidade inovadora das empresas e integrar recursos humanos altamente qualificados; e ainda o Passaporte Emprego Internacionalização, direcionado a projetos de investimento que visem implementar ou consolidar estratégias de internacionalização, designadamente através do aumento da capacidade exportadora das empresas.


São beneficiárias dos Passaportes Emprego 3i, as empresas com projetos de investimento aprovados em qualquer um dos três Sistemas de Incentivo: Investigação & Desenvolvimento Tecnológico; Inovação; e, Qualificação e Internacionalização de PME. Os estágios, dirigidos a jovens desempregados inscritos nos Centros de Emprego, detentores de diferentes graus de ensino ou qualificações, perspetivando uma futura integração no mercado de trabalho, têm uma duração de doze meses, não prorrogável. No final do estágio, as empresas que celebrem com os estagiários, no prazo máximo de 30 dias a partir da conclusão do estágio, um contrato de trabalho sem termo, e desde que se verifique a criação líquida de emprego, é concedido um prémio de integração, no valor equivalente à bolsa mensal de estágio, multiplicado por seis.


Mais informações ou inscrições podem ser obtidas junto do Departamento de Formação e Qualificação da NERSANT, através do e-mail dfq@nersant.pt ou do número 249 839 500. As empresas da área de abrangência dos núcleos NERSANT (Ourém, Abrantes, Santarém, Cartaxo e Benavente), podem também solicitar informações junto destes polos da associação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário