sexta-feira, 28 de junho de 2013

Melhoramentos na área verde do Alto Santo António





A Câmara de Abrantes procedeu à transplantação de quatro palmeiras do espaço verde existente junto à entrada do serviço de urgências do hospital de Abrantes, para o Parque do Alto de Santo António.


 


A espécie em causa é  Phoenix Canariensis (Palmeiras-das-Canárias), sendo que três delas possuem cerca de quatro metros de tronco livre e outra, de muito mais reduzida dimensão, apresenta menos de um metro.


 


O Centro Hospitalar do Médio Tejo, unidade de Abrantes,  pretende reformular o local de onde foram removidas as palmeiras, criando uma zona de estacionamento condicionado, destinado a ambulâncias, para responder a situações excecionais de maior afluxo de  tráfego.


 


Por seu turno, o Município beneficiou da cedência destas árvores, não só face ao valor económico que representam, como pela oportunidade de melhorar o Parque Alto de Santo António,  local onde de alguns anos a esta parte já se encontravam algumas plantas idênticas desta espécie,  que se apresentam perfeitamente adaptadas e enquadradas na paisagem, não apresentando qualquer incompatibilidade com infraestruturas, e proporcionado sombras e aspeto visual bastante agradáveis.


 


Canoagem CD "Os Patos" no Europeu!






NERSANT DIGITAL é ferramenta eficaz para a gestão das empresas





A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, criou um pacote de ferramentas que contempla diversas soluções digitais de apoio à gestão das empresas. O arquivo digital, classificação e distribuição de documentos, loja online e gestão de orçamentos e projetos são apenas algumas das aplicações desta nova ferramenta, que tem como objetivo potenciar a competitividade das empresas.





Tendo em conta que vivemos atualmente na chamada ‘era digital’, a NERSANT desenvolveu um projeto que tem como objetivo adaptar a organização das empresas, à época atual, de informação e informatização. No âmbito do NERSANT Digital, foram desenvolvidas várias aplicações de gestão e organização a diversos níveis para as empresas e que contribuem em grande escala para a organização e para o melhor funcionamento das mesmas. Este projeto, que a associação tem divulgado às empresas da região, contempla, assim, diversos pacotes de serviços, como a presença na web e loja online, o arquivo digital, classificação e distribuição de documentos, a gestão de orçamentos e de projetos, organização interna, e, por fim, comunicação com clientes e colaboradores. Os pacotes de serviços podem ser adquiridos isoladamente, ou as empresas podem optar por adquirir os cinco serviços, a um preço muito competitivo.





Uma das aplicações contempladas, o arquivo digital, classificação e distribuição de documentos, é assim uma solução de arquivo, organização e consulta de documentos em formato eletrónico onde existe toda a informação de natureza documental trocada entre os utilizadores da aplicação, bem como com o exterior. Esta solução permite a colaboração numa organização através da partilha de documentos, beneficia e facilita os processos de negócio de uma empresa. Esta gestão documental possibilita o arquivo de documentos através da sua digitalização, de fax e de e-mail o que permite gerir toda a informação não estruturada (documentos) importante da organização. As empresas que investem na gestão documental conseguem um retorno elevado pois reduzem a quantidade de documentos em papel, há um ganho na produtividade devido a uma uniformização dos processos, o que acaba por facilitar também a implementação de normas de qualidade.





Para além destas mais valias administrativas, que centralizam a informação e a disponibilizam a todos os colaboradores sem a circulação de papel, o NERSANT Digital disponibiliza ainda aplicações que permitem criar templates para o planeamento de projetos e para a gestão integrada de recursos humanos e físicos disponíveis, o que resulta na geração de relatórios sobre as atividades desenvolvidas, ocupação de recursos, entre outros. No âmbito dos recursos humanos, o NERSANT Digital permite ainda a marcação de férias e ausências do colaborador em plataforma online, bem como a gestão de viaturas. Está também assegurada a comunicação com colaboradores e clientes, através de sms e e-mail (envio automático de informação diversa, como newsletters, promoções, entre outros).





Para mais informações, as empresas interessadas podem contactar o Departamento de Apoio Técnico, Inovação e Competitividade da NERSANT, através dos contactos 249 839 500 ou datic@nersant.pt.





NERSANT e AgroCluster na 1.ª edição da Feira Internacional de Agronegócio de Cabo Verde





De 22 a 29 de julho, a NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, em estreita colaboração com o AgroCluster, está a organizar uma missão empresarial a Cabo Verde. A realização desta missão coincide com a 1.ª Feira Internacional de Agronegócios.





A NERSANT e o Robustecer vão levar a Cabo Verde, já no próximo mês de julho, uma delegação de empresários ribatejanos interessados em fazer prospeção de negócio neste país. A viagem de negócios coincide com a realização da primeira edição da Feira Internacional de Agronegócios, certame ligado aos setores agrícola e pecuário que se realiza na cidade da Praia, ilha de Santiago, nos dias 26, 27 e 28 de julho, e que este ano tem como tema “Empresarialização do setor Agropecuário em Cabo Verde”.


Para além da exposição, venda de produtos e atividades paralelas, como workshops e seminários, este certame visa promover o setor da agricultura e o setor pecuário nas suas variadas dimensões, contribuindo assim para a elaboração de uma estratégia que lhes permita desempenhar um novo papel no mercado e um novo circuito comercial e turístico mais profissional e com serviços associados de qualidade.





Paralelamente à feira, a missão empresarial a Cabo Verde vai ainda permitir às empresas participantes a concretização de contactos e reuniões previamente agendados pelas entidades promotoras da viagem de negócios, o que será feito de acordo com os interesses assinalados pelas mesmas.





De referir que Cabo Verde, apesar da pequena dimensão da sua economia, é um importante parceiro comercial de Portugal, designadamente enquanto destino das nossas exportações.





Para mais informações ou inscrições, os interessados devem contactar o Departamento de Apoio Técnico, Inovação e Competitividade da NERSANT, através dos contactos datic@nersant.pt ou 249 839 500.





quinta-feira, 27 de junho de 2013

POMTEZE recebe Mercado Ribeirinho de Constância





O POMTEZE
em Constância é palco do primeiro Mercado Ri



beirinho a realizar já nos próximos
dias 5, 6 e 7 de
Julho. Exposições, cinema ao ar livre, workshops, percurso pedestre, mercados
de produtos locais, tertúlia, fotopaper, dj/vj e jantar indiano são algumas das
actividades deste evento.



Durante os três dias de festa,
pode-se encontrar nas manhãs os produtos biológicos e hortofrutícolas da região
disponíveis num mercado. Os produtos locais e as especiarias da Índia estarão
presentes durante as tardes do evento.


Do programa destaca-se as
actividades culturais em torno da expedição portuguesa para a Índia, com o jantar
Indiano, a Tertúlia “Caminho marítimo para a Índia” (ambos no dia 6), os Workshops
de Chá indiano, de Sarees e de Danças
Orientais (dia 7), as pinturas com henna, a loja de artesanato indiano, as exposições
de Sarees e “As especiarias da
Índia”. Estas iniciativas pretendem assinalar a relação da Vila Poema com o
escritor d’Os Lusíadas, Luís de Camões. Com excepção da tertúlia, que será
proferida pelo Centro Ciência Viva e pela Casa-Memória de Camões, todas as iniciativas
deste fórum contam com a colaboração da Comunidade Hindu em Portugal.


No panorama desportivo, o Mercado
Ribeirinho de Constância vai contar com uma aventura que conjuga o BTT, a
orientação e a fotografia, o “Fotopaper” do Tejo. A prova de valorização do
património do Tejo a realizar no sábado, dia 6, tem inscrições obrigatórias e é
destinada tanto a profissionais como a amadores.


Outra das actividades irá ser o
percurso pedestre “As Ervas Aromáticas e Medicinais”, dinamizado pelo Parque
Ambiental de Santa Margarida, no dia 7, que contará ao longo dos sete
quilómetros com as explicações do responsável do parque, Tiago Lopes.


O cinema será uma das artes
presentes nas noites do evento. Longas e curtas-metragens relacionadas com
ciência e ambiente serão projectadas pelo Espalhafitas da Palha de Abrantes ao
ar livre no POMTEZE.


Em termos musicais, no primeiro
dia (5 de Julho) o Mercado Ribeirinho de Constância contará com a  actuação
da Banda Filarmónica Montalvense 24 de Janeiro e do Grupo Moviritmo da Escola
EB 2,3/S Luís de Camões. Pela noite dentro haverá um cross-over de jazz.


Já no sábado, a Vila Poema recebe
o Festival Nacional de Folclore “Tejo e Zêzere 2013”, organizado pelo Rancho
Folclórico “Os Camponeses de Malpique” com vários grupos nacionais a actuar. O
Projecto Nero apresentará uma variação de dance music com jazz, enriquecidos
pelo som do trompete.





Além das diversas artes haverá
também espaço para uma exposição dinamizada pelos mais pequenos. “A Tágide,
musa inspiradora de Camões” reúne trabalhos das crianças dos
jardins-de-infância e ATL de Constância à volta desta personagem infantil.


A exposição de Sarees reporta
para os tradicionais trajes hindus, mostrando-os e explicando o ritual de os
vestir. A Comunidade Hindu em Portugal está a preparar, também, outra exposição
que caracteriza 12 tipos de especiarias e as suas utilizações.


Ao longo do certame, vários
serão os momentos de aprendizagem e degustação de produtos. A tasquinha, ao
cuidado da Associação Filarmónica Montalvense e a Taberna de produtos locais farão
as delicias de todos com os seus petiscos de gastronomia tradicional.


Este programa de três dias é o
espelho da dinâmica que se pretende criar com os agentes locais do território,
com as associações culturais, os produtores regionais, as bandas filarmónicas,
os ranchos etnográficos, entre muitos outros, a associarem-se ao evento.


Os
Mercados Ribeirinhos são uma iniciativa da TAGUS – Associação para o
Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior em parceria com os municípios de
Constância, Vila Nova da Barquinha e Abrantes, no âmbito da estratégia de
eficiência colectiva PROVERE – Mercados do Tejo - Rede para o Desenvolvimento
Sustentável da Bacia do Tejo" e Co-financiado pelo QREN, Mais Centro -
Programa Operacional Regional do Centro e União Europeia e Fundo Europeu de
Desenvolvimento Regional. Para obter mais informação e inscrever-se nas
actividades destes festivais, que pretendem o restabelecimento dos mercados em
rede nos antigos portos fluviais e promover a identidade da região, basta
aceder ao site da TAGUS (www.tagus-ri.pt)
ou os sítios na Internet dos municípios de Constância, Vila Nova da Barquinha e
Abrantes.







quarta-feira, 26 de junho de 2013

Assembleia Municipal reúne dia 28 de junho





A Assembleia Municipal de Abrantes reúne em sessão ordinária, sexta-feira, dia 28 de junho, às 20h00, no auditório da ESTA – Escola Superior de Tecnologia de Abrantes.





A ordem do dia apresenta para discussão e votação os seguintes assuntos:





1. Informação escrita da Presidente da Câmara Municipal acerca da atividade Municipal;


2. Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Município da Ribeira Brava;


3. Reconhecimento do interesse do projeto “Rota do Tejo” para as populações e economia local;


4. Aquisição de serviços para Circuitos Especiais de Transportes Escolares do Concelho de Abrantes;


5. Autorização para celebração de protocolo com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Abrantes, num valor previsível anual máximo de 620.000,00€, e que será ajustável anualmente, de modo que possa produzir efeitos plurianuais;


6. Designação de representante para integrar o Conselho da Comunidade do ACES Médio Tejo;


7. Atribuição de “Medalha de Honra da Cidade – Grau Prata” à Escola Prática de Cavalaria;


8. Protocolo de delegação de competências a celebrar entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de Aldeia do Mato;


9. Aquisição de serviços para “Fornecimento de Refeições às Escolas de 1º Ciclo e Jardins de Infância do Concelho de Abrantes;


10. Desafetação e afetação de troços de caminho – Pontão de Aldeinha – Rio de Moinhos.


terça-feira, 25 de junho de 2013

Empresas podem obter financiamento de 75 % para a aquisição de serviços através do Vale Inovação





Reestruturação / reorganização da empresa e gestão estratégica, exploração de novos mercados, certificação da qualidade, desenvolvimento de plataforma on-line e / ou de aplicações informáticas (site, Internet ou software de gestão, por exemplo), auditoria energética, registo de marcas e patentes e elaboração do plano de negócios são alguns dos serviços que as empresas podem adquirir com 75 % de financiamento a fundo perdido. Para tal, as empresas devem recorrer à NERSANT, que elabora gratuitamente as candidaturas ao programa Vale Inovação.





A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, é uma das entidades qualificadas para a prestação de serviços no âmbito do Vale Inovação, programa do QREN, que permite às PME acederem a financiamento de 75% a fundo perdido para a contratação de serviços em determinadas áreas. No caso da NERSANT, esta associação está habilitada a prestar serviços nas áreas de Certificação da Qualidade, Internacionalização, Organização e Gestão e Tecnologias de Informação e Comunicação, Propriedade Industrial, Economia Digital e Diversificação e Eficiência Energética, o que significa que as empresas interessadas em reestruturar ou reorganizar a sua empresa, explorar novos mercados, certificar o seu sistema de gestão da qualidade, desenvolver uma aplicação informática ou plataforma online, efetuar uma auditoria energética ou registar marcas e patentes, podem recorrer a esta associação, que também elabora gratuitamente as candidaturas das empresas ao programa.





Neste momento, a NERSANT já candidatou ao Vale Inovação 180 projetos, o que equivale a 3,7 milhões de euros de investimento e 2,77 milhões de euros de financiamento a fundo perdido.





Desta forma, caso uma empresa pretenda entrar em novos mercados, a aprovação de candidatura ao Vale Inovação garante uma prestação de serviços por parte da NERSANT, que começa com a análise da empresa e a análise do mercado alvo. De seguida, a associação, em conjunto com a empresa, define a estratégia de entrada no mercado alvo, bem como procede à identificação de contactos, parceiros e clientes, seguindo-se, por fim, o acompanhamento e análise dos resultados obtidos.





As vantagens de adesão ao Vale Inovação foram explicadas numa sessão de esclarecimentos levada a cabo pela NERSANT no penúltimo dia da FERSANT – Feira Empresarial da Região de Santarém, e onde estiveram presentes algumas empresas já com projetos aprovados no âmbito deste programa.





Os interessados em obter mais esclarecimentos, devem contactar a NERSANT através do e-mail datic@nersant.pt ou do número 249 839 500.


Há Feira Franca no Centro Histórico de Abrantes







Com o intuito de dinamizar a cidade, a Palha de Abrantes e a TAGUS voltam a
desafiar os produtores e artesãos a encher as praças do Centro Histórico com
moedas, velharias, hortofrutícolas, livros, artesanato, brinquedos e produtos
locais no próximo sábado dia 29 de Junho.


Neste quinto sábado do mês de Junho, entre as 9h e
as 19h, cada espaço do Centro Histórico de Abrantes vai ter bancas com uma
tipologia diferente de produto. A Praça Barão da Batalha estará disponível para
acolher antiguidades, moedas, livros, brinquedos. Já no renovado Jardim da
República irão concentrar-se os hortofrutícolas e os produtos locais. E o
artesanato toma lugar no Largo Ramiro Guedes.


Mais uma vez, a Palha de Abrantes - Associação de
Desenvolvimento Cultural Palha de Abrantes e a TAGUS – Associação para o
Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior desafiam também os
estabelecimentos comerciais das praças e ruas circundantes a estarem abertos neste dia 29 de Junho para que a dinâmica comercial que
o certame traz à Cidade se espalhe pelas lojas.


A feira franca, apoiada pela abordagem LEADER, do
Programa de Desenvolvimento Rural (ProDeR), está aberta a qualquer interessado
que terá de cumprir a duração do certame que se realiza nos meses com cinco
sábados.













Nota: A TAGUS é uma associação de Desenvolvimento
Rural para os concelhos de Abrantes, Constância e Sardoal, gestora dos fundos
da abordagem LEADER, do Programa Nacional de Desenvolvimento Rural. A sua
Estratégia Local de Desenvolvimento para os territórios tem por base a promoção
e valorização dos produtos locais e das potencialidades turísticas.


sábado, 22 de junho de 2013

Mercados Ribeirinhos prometem animar antigos portos fluviais da região





A
TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, em
parceria com os municípios de Abrantes, Constância e Vila Nova da Barquinha, está
a preparar três certames para dinamizar os antigos portos fluviais do Tejo,
para os meses de Julho e Agosto. Mercados de produtos locais, workshops
temáticos, degustação de iguarias, animação, cinema ao ar livre, dj e vj são
algumas das actividades que compõem os festivais.





Com
o objectivo de valorizar a identidade cultural das comunidades que vivem em
torno do Tejo, o rio e as suas potencialidades económicas e turísticas,
dinamizando as zonas ribeirinhas, a organização realizará três eventos
temáticos, no âmbito da estratégia de eficiência colectiva PROVERE – Mercados
do Tejo, que dinamiza a marca Viver o Tejo. Os antigos portos fluviais de
Constância, Vila Nova da Barquinha e Abrantes serão os palcos de eleição nestes
eventos que contarão com a envolvência dos vários actores locais, como as
associações culturais, produtores, bandas filarmónicas, grupos etnográficos,
entre outros.





O
primeiro dos três Mercados Ribeirinhos terá lugar na vila constanciense, entre
5 e 7 de Julho. Ambiente, Ciência e Cultura são o mote deste certame da Vila
Poema. Já o último fim-de-semana do mês, nos dias 26, 27 e 28 de Julho, a
margem de Vila Nova da Barquinha receberá o seu mercado em torno da temática
das artes. A 30, 31 de Agosto e 1 de Setembro será a vez de Abrantes que
encerrará as festividades deste ano sob o tema gastronomia.







Estes
festivais, que pretendem o restabelecimento dos mercados em rede nos portos fluviais
e promover a identidade regional, integram o Mercado dos Portos Ribeirinhos, um
dos sete projectos âncora da Estratégia de Eficiência Colectiva PROVERE "Mercados
do Tejo - Rede para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Tejo", Co-financiado
pelo QREN, Mais Centro - Programa Operacional Regional do Centro e União
Europeia, Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, e voltarão no Verão de
2014.


sexta-feira, 21 de junho de 2013

Câmara Municipal de Abrantes Sócia Benemérita do CRIA



 Foi por “unanimidade e aclamação” que a Assembleia Geral do Centro de Recuperação e Integração de Abrantes (CRIA) designou a Câmara Municipal de Abrantes “Sócia Benemérita” daquela Instituição.


A nomeação da Autarquia foi baseada em diversos apoios concedidos à Instituição, designadamente com materiais, mas também pela cedência de equipamentos para a concretização de obras que “têm contribuído para que a Instituição possa continuar a cumprir os seus objetivos junto dos seus Clientes e da Comunidade”.


A cerimónia do reconhecimento é dia 21 de Junho nas instalações do CRIA, numa ocasião em que será também efetivada a Certificação do Sistema de Qualidade da Instituição com o nível “EQUASS EXCELLENCE in Social Services”.





Ministério alarga até 02 de julho a primeira fase de exames do secundário




Devido à greve dos professores no passado dia 17, apenas 76 por cento dos alunos conseguiu realizar os exames programados para esse dia, tendo o ministério anunciado que os restantes fariam as provas no dia 02 de julho, já fora da primeira fase dos exames nacionais do secundário, que terminava a 26 de junho.

Questionado hoje pela Lusa, na sequência de uma carta aberta dos pais a pedir esclarecimentos sobre se os alunos que não puderam fazer exame teriam igualdade de oportunidades no acesso ao Ensino Superior, fonte do ministério garantiu que sim.

“Os alunos que realizam o exame de Português no dia 02 de julho terão naturalmente condições de igualdade no acesso ao Ensino Superior, até porque a prova a realizar nesse dia integra a primeira fase do calendário de exames”, lê-se na resposta.

A mesma fonte acrescentou que até ao momento “nada há que implique que o calendário de acesso ao Ensino Superior não possa ser cumprido”.

Um despacho do secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, João Grancho, divulgado na quarta-feira, refere que a “ocorrência de situações impeditivas da realização de exames”, ou seja as greves de 17 e 27 de junho, determina medidas que permitam salvaguardar o interesse dos alunos.

Assim, no dia da greve geral (27), os alunos do Ensino Básico com provas de Matemática marcadas irão realizá-las um dia antes e os que não puderam fazer exames, nomeadamente de Português do 12.º ano, no dia 17, farão a prova a 02 de julho.

No documento inclui-se o dia 02 de julho na primeira fase de exames, que anteriormente terminava a 26 de junho, criando-se assim um regime excecional que inclua todos os alunos na primeira fase de candidatura ao Ensino Superior.

Sem esta norma, os alunos que fizessem exame fora da primeira fase do calendário de exames do Ensino Secundário só poderiam sujeitar-se às vagas da segunda fase candidatura ao Ensino Superior.

Os alunos que vão fazer exame no dia 02 não precisam de voltar a inscrever-se. “As pautas com as notas deverão ser afixadas no dia 12 julho”, de acordo com o documento.

Os professores fizeram greve no dia 17 de junho para contestar a requalificação profissional (mobilidade especial) e o aumento do horário de trabalho das 35 para as 40 horas semanais por temerem a dispensa em larga escala de docentes do quadro e a contrato, bem como a degradação das condições de trabalho.

Para o dia 27, está marcada uma greve geral da Função Pública contra as medidas de austeridade aplicadas em Portugal.



Fonte: Lusa

quinta-feira, 20 de junho de 2013

"Os Patos" Terminada a época desportiva 2012/2013




Terminada a época desportiva 2012/2013, o balanço final deixa-nos a todos orgulhosos com o trabalho realizado.
Deste modo o Clube agradece a todos os sócios o apoio prestado e à comunicação social pela divulgação das nossas actividades, que ajudaram a fazer eco das nossas conquistas.
Aproveito a oportunidade para o convidar a estar presente nas "Festas da nossa Terra", que se realizarão nos dias 5,6 e 7 de Julho no Ringue do Rossio.





Hóquei em Patins em Rossio ao sul do Tejo




A U.D.Rossiense irá realizar no próximo sábado dia 22 de Junho pelas 21h no Ringue de Rossio ao Sul do Tejo um jogo de Veteranos entre a sua equipa e a União do Entroncamento. Este jogo serve para apresentação e lançamento da escola de Hóquei em Patins do clube. 

Deco Jumbo é o hipermercado com preços mais baratos




As lojas da cadeia de hipermercados Jumbo foram as que apresentaram preços mais baixos entre 581 visitadas pela Deco Proteste em todo o País, enquanto o Continente perdeu terreno na corrida.

A revista dos consumidores analisou 50.617 preços para 2 cabazes: um com 85 produtos de características definidas, para quem privilegia as marcas do fabricante mais vendidas, e outro mais adaptado aos novos hábitos dos portugueses, combinando marcas de fabricante com as mais económicas.



“Para encher o carrinho com o primeiro cabaz, todas as posições do pódio pertencem ao Jumbo”, revela a edição de Julho da Proteste, especificando que o Jumbo da Amadora foi o que ganhou a corrida nacional, seguido pelo da Maia e, em terceiro lugar, pelo de Setúbal.



O Pão de Açúcar de Vila Nova de Gaia e os Mosqueteiros, através do Intermarché Contact, de Vila Pouca de Aguiar, só rivalizam no cabaz que a PROTESTE estreou este ano e que combina marcas de fabricante com as mais económicas.



Os preços mais elevados registam-se a sul, em três lojas do distrito de Lisboa (Bilene, na cidade, Polisuper, de Porto Salvo, e Suportel, na Portela) e mais uma em Beja, o Supermercado Veríssimo.



A associação dos consumidores alerta que escolher a morada certa rende um reforço de centenas de euros no orçamento: “Por exemplo, em Setúbal, para uma despesa mensal de 150 euros na Pluricoop (Av. António Sérgio), gasta mais 495 euros ao ano do que no Jumbo (Av. Coração de Maria). No Porto, fazer mais um quilómetro significa uma economia de 172 euros por ano”, lê-se na publicação.



A revista faz ainda o ranking por cadeias, consolidando o Jumbo a primeira posição nos dois cabazes e o Pão de Açúcar fica em segundo, enquanto o Continente e Continente Modelo partilham a terceira posição.



A Deco conclui ainda que trocar alguns produtos por equivalentes das marcas mais baratas pode render uma redução de 20 por cento nos gastos, exemplificando que nas lojas Ponto Fresco a redução chega a 24% e no Lidl e no Pão de Açúcar ronda os 22 por cento.



Por distritos, Porto, Lisboa e Vila Real continuam a ser os distritos onde é possível encher o carrinho de compras com menos dinheiro, enquanto Guarda e Bragança persistem como as regiões mais caras, mas este ano acompanhadas por Beja, onde a factura disparou “de forma colossal”, segundo a associação.



Por lojas, três do distrito de Lisboa (Bilene, na cidade, Polisuper, de Porto Salvo, e Suportel, na Portela) comandam o pódio dos mais caros, acompanhados pelo Supermercado Veríssimo, em Beja.



Fonte Lusa





quarta-feira, 19 de junho de 2013

CUSMT reúne com Assembleia Municipal de Abrantes




No próximo dia 20 de Junho, a Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo reúne com o Presidente da Assembleia Municipal de Abrantes com o objectivo de apresentar e debater as propostas da CUSMT para a organização da prestação de cuidados de saúde no Médio Tejo e também o Plano Estratégico do CHMT.

Gasolineiras com mais de quatro reservatórios obrigadas a vender "combustíveis low-cost" - Governo




Artur Trindade distribuiu pelos deputados, a quem pediu sugestões e propostas de melhoria do documento, o anteprojeto de decreto-lei previsto no Orçamento do Estado para 2013, que já antecipava que “as instalações de abastecimento de combustíveis líquidos e gasosos derivados do petróleo, designados por postos de abastecimento de combustíveis, devem assegurar aos consumidores a possibilidade de livre escolha das gamas de combustíveis líquidos mais económicos, nomeadamente os não aditivados”, vulgarmente designados como “low-cost”.

A proposta do Governo, a que a Lusa teve acesso, dá a alternativa aos distribuidores de serem excluídos da obrigação de comercialização de gasolina e gasóleo “low-cost”, se praticarem “regularmente descontos significativos nos preços de venda ao público dos combustíveis comercializados, desde que tais descontos sejam aplicáveis à generalidade dos clientes, de acordo com regras que virão a ser estabelecidas pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).

Se a proposta do Governo não for alterada, serão abrangidos os postos de abastecimento novos e os que “sejam objeto de uma renovação substancial”. E quanto aos postos existentes são abrangidos os postos com mais de quatro reservatórios, os postos que disponham de, pelo menos, quatro reservatórios afetos apenas a dois tipos de combustível líquido e os postos que disponham de oito ou mais locais de abastecimento.



Fonte:Lusa



Diretores defendem adiamento de exame de Matemática em dia de greve geral




“O Ministério da Educação deve fazer uma reflexão sobre os exames de Matemática, tendo em conta a greve geral e a greve de professores de dia 27 de junho. Depois do que aconteceu na paralisação de segunda-feira, que teve um enorme adesão, o ministério deveria refletir se vale a pena manter a data”, disse hoje à agência Lusa Filinto Lima.

Para o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, o adiamento dos exames nada tem a ver com os sindicatos nem com luta política.

“Na nossa [da associação] opinião, o Ministério da Educação (ME) deve refletir em virtude de dois constrangimentos: a greve geral e a greve de professores. Lembro, por exemplo, que, nos meios pequenos, há transportes escolares e os miúdos não vão ser transportados porque os motoristas vão fazer greve”, disse Filinto Lima, salientando que o ME deve, “pelo menos, pensar e, se calhar, adiar” os exames.

O responsável salientou que a greve de dia 27 vai abranger entre outros, professores, transportes públicos e escolares e funcionários das escolas.

“Lembro que na greve de segunda-feira estávamos a falar de 75 mil alunos, no dia 27 serão perto de 200 mil os alunos que vão fazer exames do 6.º e 9.º anos e também temos os exames dos alunos do 2.º ciclo”, disse.

Na segunda-feira, mais de 20 mil alunos não realizaram a prova de Português devido à greve dos professores, o que levou o ministro Nuno Crato a anunciar a data de 02 de julho para que os alunos afetados pela paralisação possam fazer o exame.

De acordo com os sindicatos, a adesão à greve de segunda-feira ficou próxima dos 93%.

Já o Ministério da Educação referiu que o número de alunos que conseguiu fazer exames rondou os 70.000, equivalente a cerca de 80% dos estudantes que iam fazer exame.

Os professores protestam contra o regime de requalificação profissional e a mobilidade geográfica proposta pelo Governo, bem como o aumento do horário de trabalho de 35 para 40 horas semanais.

Os sindicatos temem o despedimento de professores do quadro e a dispensa de contratados, em larga escala.

Na sexta-feira, os sindicatos vão debater se as greves às avaliações se prolongam para a semana de 24 a 28 de junho.

Os sindicatos da educação voltam na próxima segunda-feira, 24 de junho, ao ministério tutelado por Nuno Crato para uma reunião de negociação suplementar dedicada à mobilidade especial e à mobilidade interna.

A Lusa tentou saber qual a abertura do ministério da Educação para mudar o dia do exame em questão, mas até ao momento não foi possível estabelecer o contacto.



Fonte: Lusa

terça-feira, 18 de junho de 2013

Obras do Centro de Acolhimento do Tejo retomadas





Vão ser retomadas as obras da empreitada de construção do Centro de Acolhimento do Tejo, na margem sul do Aquapolis, Rossio ao Sul do Tejo, prevendo-se que possam ser concluídas no prazo de quatro meses.


Esta obra estava adjudicada a uma empresa que por motivos de ordem financeira se viu forçada a parar os trabalhos. A Câmara de Abrantes acaba de autorizar a cessão da posição contratual da Sociedade J. Gomes – Sociedade de Construções do Cávado, S. A., a favor do agrupamento complementar de empresas designado J. Gomes – I.Q.S.N.C. ACE.


A obra resulta na ampliação e reordenamento de todos os equipamentos existentes no antigo Parque de Campismo e está a ser introduzida uma nova vocação de apoio a todas as atividades estruturadas em torno do rio Tejo, como o desporto, os tempos livres, a cultura, o conhecimento, o contacto com a natureza. O equipamento terá capacidade para cerca de 300 utentes e beneficiará de áreas multifuncionais como área de acampamento e área para autocaravanas/caravanas, sala de convívio, esplanada, cafetaria, parque infantil e área para desportos livres.





Câmara lança novo concurso para conclusão da obra do Mercado Diário





Foi aprovado o processo para lançamento de concurso público para adjudicação da conclusão das obras do novo Mercado Diário, após a revisão do projeto. O valor fixado é de € 1.067,323 e o critério de adjudicação será o do preço mais baixo. O prazo previsto para execução da empreitada é de 120 dias.


Recordamos que a empresa responsável pela realização desta obra, a Sociedade de Construções José Coutinho, S.A. viu-se forçada a parar os trabalhos por motivos de dificuldades de ordem financeira, de resto tal como tem vindo a acontecer com outras empresas de construção civil.


Terminado o prazo de suspensão concedido pela Câmara ao empreiteiro responsável pela obra sem que a mesma fosse retomada e sem que fosse concretizada uma cessão da posição contratual, aconteceu que nenhuma empresa manifestou interesse em aceitar os trabalhos adjudicados pelo preço contratual, por ter sido considerado baixo. Refira-se a este propósito que a empreitada havia sido adjudicada por um valor 20% inferior ao preço base.


A Câmara de Abrantes lamenta a situação e os transtornos que a paragem dos trabalhos acarretou. Acompanhou e acompanha com preocupação e em permanência o evoluir da situação e a tomou as diligências que considera mais adequadas, dentro das normas legais em vigor e tendo em vista o interesse público.





UE aceita mais de 100 mil pedidos de asilo em 2012, 100 em Portugal




De acordo com os dados do gabinete de estatísticas comunitárias, o número de pedidos aceites no ano passado na UE representa um aumento em relação aos 84.300 de 2011.

A Alemanha foi, em 2012, o país com o maior número de decisões positivas aos pedidos de asilo apresentados (22.165), seguindo-se a Suécia (15.290), o Reino Unido (14.570) e a França (14.325).

Os cidadãos oriundos da Síria (18.725), do Afeganistão (13.485) e da Somália (8.105) foram os maiores beneficiários dos pedidos de asilo concedidos no ano passado.

No total, os Estados-membros concederam 51.375 estatutos de refugiado e 37.105 proteções subsidiárias.

Em Portugal, foram apresentados 295 pedidos de asilo, dos quais 100 foram aceites, sendo o principal grupo o da Guiné-Conacri (25), seguindo-se a Costa do Marfim (10) e o Irão (10).

O Estado português concedeu, em 2012, 15 estatutos de refugiado e 85 proteções subsidiárias.

O Eurostat divulgou estes dados no âmbito do Dia Mundial dos Refugiados, que se assinala na quinta-feira.



Fonte: Lusa

Governo quer envolver 120 mil no Impulso Jovem em evento marcado por protestos




Álvaro Santos Pereira conduzia a sessão de apresentação da reforma do programa Impulso Jovem, quando foi interrompido por um grupo de quatro jovens com cartazes a exigirem emprego com frases como “trabalho, sim; estágios não”, “queremos trabalho” e “Governo rua”.

“É por isso que estas iniciativas são tão importantes”, respondeu Álvaro Santos Pereira aos protestos, sublinhando o apelo exibido por um cartaz levantado por um dos quatro jovens que o interromperam. “Estes jovens têm toda a razão quando dizem ‘queremos trabalho’”, reforçou o governante.

Álvaro Santos Pereira deixou ainda um balanço das políticas de emprego jovem em 2012, apontando terem sido registadas 18.404 candidaturas ao programa Impulso Jovem, das quais 11.391 aprovadas. O ministro referiu ainda terem sido apresentadas 11.000 candidaturas a estágios, das quais mais de 9 mil aprovadas.

Os apoios às empresas, como o reembolso da Taxa Social Única em resposta à integração de jovens desempregados recebeu 4.000 candidaturas, das quais 2.000 foram aprovadas, e as ajudas à internacionalização suscitaram o interesse de 2.200 empresas.

A reforma do "Impulso Jovem" aproxima o programa português do programa europeu "Garantia Jovem" e das recomendações da União Europeia, sublinhou Santos Pereira.

O programa apoiará a partir de agora a empregabilidade dos jovens através de quatro vias: por via dos Estágios Emprego; com a diminuição dos custos associados à contratação de jovens, através do reembolso da taxa social única e do estímulo 2013; com o apoio do empreendedorismo como uma via alternativa a vertente mais tradicional de trabalho por conta de outrem; e com o apoio da qualificação profissional dos jovens através da formação profissional.

O Conselho de Ministros aprovou no início de junho de 2012 o programa "Impulso Jovem", que envolve mais de 344 milhões de euros.

A taxa de desemprego jovem está em 40,7%, contra 24,2 na zona euro, segundo dados do Eurostat relativos ao primeiro trimestre do ano.



Fonte: Lusa

Arreciadas Já tem Novo Treinador


O treinador para a próxima época do clube de Arreciadas será o professor Jorge Beirão. Os restantes elementos da equipa técnica serão apresentados em Breve.






Subsídio de férias: Várias Câmaras ribatejanas não seguem indicações do Governo






Numa altura em que na Câmara Municipal de Tomar ainda subsistem dúvidas em relação ao pagamento dos subsídios de férias aos respectivos funcionários, já há indicação para uma dezena de autarquias ribatejanas que não vão seguir a ideia expressa pelo Governo na última semana, ou seja, há já quem tenha garantido o pagamento integral dessa retribuição durante este mês de junho.







A Agência Lusa dá conta de que os Municípios de Abrantes (PS), Alcanena (PS), Alpiarça (CDU), Constância (CDU), Entroncamento (PSD), Mação (PSD), Salvaterra de Magos (BE), Santarém (PSD), Sardoal (PSD) e Vila Nova da Barquinha (PS) vão pagar o referido subsídio, sendo que, neste lote, não deixa de ser significativo o facto de quatro autarquias sociais-democratas não concordarem com a decisão do Governo, que quer adiar o pagamento para Novembro.





Fonte:Radio Hertz


Governo simplifica "Impulso Jovem" e quer chegar a mais portugueses




De acordo com declarações à agência Lusa do diretor executivo do programa, Vítor Moura Pinheiro, o objetivo é "continuar a apoiar o maior número possível de jovens", o que tem sido possível com alterações pontuais promovidas inclusive com a "preciosa ajuda" dos parceiros sociais.

A partir de agora haverá somente um programa de estágios profissionais, os Estágios Emprego, ao invés dos seis programas de estágios existentes até agora.

O objetivo do Governo passa por simplificar e facilitar a vida às entidades empregadoras contribuindo, assim, para a internalização de jovens no mercado de trabalho.

De acordo com Vítor Moura Pinheiro, houve até ao momento 19 mil candidaturas ao programa "Impulso Jovem", 12 mil das quais aprovadas.

O valor, reconhece, "subiu exponencialmente" desde fevereiro, quando se chegou a "mais jovens, entidades e território" com mudanças então aplicadas.

O Governo pretende agora apresentar o "Impulso Jovem" no contexto da futura institucionalização da "Garantia Jovem" e das recomendações da União Europeia.

O programa apoiará a partir de agora a empregabilidade dos jovens através de quatro vias: por via dos Estágios Emprego; com a diminuição dos custos associados à contratação de jovens, através do reembolso da taxa social única e do estímulo 2013; com o apoio do empreendedorismo como uma via alternativa a vertente mais tradicional de trabalho por conta de outrem; e com o apoio da qualificação profissional dos jovens através da formação profissional.

O Conselho de Ministros aprovou no início de junho de 2012 o programa "Impulso Jovem", que envolve mais de 344 milhões de euros.



Fonte: Lusa

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Sessão de divulgação sobre o Microcredito





O TAGUSVALLEY - Tecnopolo do Vale do Tejo e o Millennium BCP organizam no próximo dia 19 de Junho, uma sessão de esclarecimentos sobre Microcrédito.





A acção terá lugar no auditório do Edifício INOV.POINT, no Tecnopolo do Vale do Tejo, em Alferrarede (Abrantes), pelas 16h30, e contará com a presença de oradores da instituição Millennium BCP.





Nesta sessão, o Millennium BCP Microcrédito apresentará as vantagens e especificação deste programa de financiamento a todos os empreendedores e empresários com possível interesse na validação e obtenção de crédito para desenvolvimento do seu projecto empresarial ou criação da sua microempresa.





A participação é aberta a todos os interessados, devendo para o efeito ser comunicada a participação para o email gip.tagusvalley@gmail.com até ao dia 18 de Junho, com indicação de nome e contacto.





Sentieiras fica em 3 Lugar da Nacional do Futebol Inatel




Parabéns a Equipa do Concelho de Abrantes que conseguiu atingir o 3 lugar a nível Nacional, a equipa de Sentieiras ficou numa boa posição a nível do futebol Nacional entre 324 equipas em todo o Pais no Futebol Inatel. Parabéns a está equipa do Concelho de Abrantes.

A Venda kawasaki 250 kxf





 kxf como nova


tem documentos





Marca:Kawasaki


Modelo:kxf


Ano:2009


Condição:Usado


Cilindrada:126 - 500 cc


Preço€ 3.000,00


Negociável


Tipo: Vende-se


Concelho: Abrantes


Freguesia: Mouriscas


                                                     Tel.911 967 476


sábado, 15 de junho de 2013

Futebol - Amanha a Equipa das Sentieiras joga para meias finais do Nacional da Inatel





A equipa do concelho de Abrantes amanha desloca-se até Lavandeira onde vai disputar as meias finais do Nacional do Futebol Inatel. 


A equipa sonha na final.


Força Sentieiras





Jogo ás 16:00


Transmissão na Rádio Tágide


Quarto em Abrantes, com wc privativa.




Quarto com wc privativa em casa nova, com serventia total, totalmente equipada e totalmente mobilada.

Com tv cabo, telf e internet ilimitados.

Serviço de limpeza.

Contrato e recibo se necessários.

Excelentes condições em ambiente harmonioso.

Metros quadrados:201

Mobilado:Mobilado

Casas de Banho:3

















Preço € 160,00


Negociável


Tipo: Arrenda-se


Concelho: Abrantes



Contacto-965 643 811


A Venda Auto-caravana FIAT deflectes em Alferrarede




Muito boa autocaravana com ipo e selo ate 2013 troca por carro familiar. 

Marca:Fiat

Modelo:ducato

Ano:1993

Quilómetros:145000

Numero de Matrícula do Veiculo:000000

Condição:Usado

Preço:  9.500,00€

Contacto-931 432 468



Milhares de professores esperados hoje para manifestação em Lisboa




A luta dos professores iniciou-se na semana passada, com uma greve ao serviço de avaliações que se prolongará até dia 28, fazendo com que não se realizem as reuniões destinadas a validar a nota dos alunos em muitas escolas, nem a afixação das pautas.

Para segunda-feira, dia em que se iniciam os exames nacionais do Ensino Secundário, está agendada uma paralisação geral dos docentes.

As ações de luta juntam as duas grandes federações do setor: FNE (UGT) e FENPROF (CGTP).

Os sindicatos contestam a aplicação do regime de mobilidade especial aos professores, por temerem despedimentos, e o aumento do horário de trabalho das 35 para as 40 horas semanais.

A mobilidade geográfica, que implica o aumento da distância da residência a que os professores podem ficar colocados, é também motivo de contestação.

As estruturas sindicais esperam milhares de apoiantes, entre educadores, docentes e investigadores, na manifestação nacional de trabalhadores da educação.



Fonte: Lusa

terça-feira, 11 de junho de 2013

TORNEIO DE XADREZ 2013





16.JUN.2013//14H00 Claustros do Convento de S. Domingos 



Jogado entre dois adversários, que movimentam peças no Tabuleiro de Xadrez.
Começa o jogo, o jogador que tem as peças brancas.
O objetivo de cada jogador é colocar o rei adversário «sob ataque», de forma que o adversário não tenha possibilidade de evitar a «captura» do rei na jogada seguinte.
O jogador que alcançar este objetivo ganha a partida e diz-se então que deu «xeque-mate» ao Rei do adversário.





Inscrições // Informações
Inscrições gratuitas.
Data limite: 16.Junho até 13H00
Xadrez partidas semirrápidas de 20minutos





Cidade Desportiva Abrantes – Tel: 241 331 510
Inscrições Online: marzal@hotmail.pt //pedrorosasantos@hotmail.com





Org.: Sporting Clube de Abrantes





TORNEIO DE SUECA 2013






16.JUN.2013//14H30 


Jardim da República


A sueca é um jogo de quatro jogadores, jogado em equipas de dois contra dois. Os parceiros/equipa jogam frente a frente, numa mesa de 4 seguindo o sentido dos ponteiros do relógio.


Inscrições // Informações Inscrições gratuitas
Data limite: 16.Junho até 13H00
Sede da Casa do Benfica de Abrantes ou Telemóvel: 96 161 65 81 -casa.benfica.abrantes@gmail.com
Cidade Desportiva Abrantes – Tel: 241 331 510 – desporto@cm-abrantes.pt


Org: Casa do Benfica de Abrantes