Com o propósito de alertar e sensibilizar a sociedade para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do cancro da mama, dia 30 de outubro é comemorado em Abrantes o Dia Nacional de Prevenção do Cancro de Mama, numa parceria entre a câmara municipal e o núcleo de Abrantes da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
As atividades decorrem na cidade e são pautadas pela predominância do Rosa, cor associada às questões do cancro de mama:
Iluminação do castelo de Abrantes com tonalidade rosa, a partir do dia 24 até 31 de outubro.
Decoração das árvores do Centro Histórico da cidade com balões cor-de-rosa, cobertura dos troncos das árvores com manga plástica cor-de-rosa e colocação em cada árvore de uma mensagem impressa numa placa em formato A4, a partir de dia 26 Outubro.
Colocação de laços cor-de-rosa “gigantes” em locais de maior circulação, nomeadamente junto à escola secundária Dr. Solano Abreu.
Lançamento de balões na praça Barão da Batalha, dia 30 às 12.00 horas, numa iniciativa em simultâneo com as cidades de Lisboa, Porto, Coimbra, Funchal e Angra do Heroísmo. Este lançamento integrará um total de 5000 balões que serão lançados nos céus à mesma hora em cidades diferentes onde cada balão representa um novo caso de cancro de mama que surgem em Portugal por ano. A subida dos balões pretende «elevar a mensagem de sensibilização para importância do rastreio precoce do cancro da mama» e foi dinamizado pelo movimento “Vencer e Viver” que é constituído por um grupo de mulheres sobreviventes ao cancro de mama.
Na mulher, o cancro da mama é o cancro mais comum e a 2ª causa de morte por cancro. Na fase inicial, o cancro da mama raramente provoca sintomas, sendo por isso os exames de rastreio essenciais. A importância da luta contra o cancro de mama deve-se ao facto de ser um dos cancros rastreáveis, cujo Diagnóstico Precoce é determinante na possibilidade de cura e qualidade de vida das mulheres.
A Unidade de Saúde Pública do Agrupamento dos Centros de Saúde do Médio Tejo pretende alertar a população para esta problemática e para a importância da prevenção e do Diagnóstico Precoce através do desenvolvimento de atividades na comunidade.
O Dia Nacional de Prevenção do Cancro de Mama foi instituído pelo Despacho n.º 23682/2000 (2.ª série), do Gabinete da Ministra da Saúde, publicado a 20 de Novembro assente na petição n.º 4/VIII (1.ª), da iniciativa do Movimento Vencer e Viver da Liga Portuguesa contra o Cancro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário