quinta-feira, 24 de outubro de 2013

NERSANT dá a conhecer novos negócios do Ribatejo a financiadores e investidores


Cinco empreendedores da região do Ribatejo apresentaram as suas ideias de negócio perante uma plateia constituída por diversos financiadores e investidores. O objetivo é cativar as diversas entidades a dinamizar a economia ribatejana, através da aposta em novos negócios.





A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, promoveu a realização, na semana passada, de uma sessão de apresentação de novos negócios da região do Ribatejo, com o objetivo de agilizar a captação de financiamento e investimento para novos negócios. Nesta sessão, estiveram presentes empresários, bem como os representantes de diversas entidades bancárias da região e ainda os Business Angels.





“Embora o empreendedorismo esteja na moda hoje em dia, a NERSANT já trabalha nesta área há largos anos, apoiando desde sempre a criação de negócios na região do Ribatejo. Esta sessão, mais do que a apresentação pública de cinco ideias de negócio criadas com o apoio da associação, é uma forma de sensibilizar e incentivar as entidades competentes da região, para as boas ideias de negócio que aqui nascem”, disse António Campos, Presidente da Comissão Executiva da NERSANT, na sessão de abertura, alertando ainda para a importância destas entidades encaminharem os empreendedores que lhes solicitam apoio para a consultoria da associação, para que esta preste gratuitamente o apoio técnico que tem disponível no âmbito do empreendedorismo e que consiste, entre outras ações, na elaboração de um plano de negócios. “É efetivamente mais fácil para a banca trabalhar com estes números”, concluiu António Campos.





Após a apresentação dos projetos de empreendedorismo da NERSANT, os cinco empreendedores puderam apresentar detalhadamente as suas ideias de negócio, na esperança de suscitar o interesse de alguma das entidades presentes. A NERSANT acredita piamente nos negócios apresentados: “acreditamos que estes empreendedores vão levar por diante este desafio”, desabafou o Presidente da Comissão Executiva da NERSANT, António Campos.



Para além da explicação do modelo de negócio, todos os empreendedores deram a conhecer as suas necessidades de financiamento para arrancar efetivamente com o negócio. Após cada apresentação, as entidades presentes puderam esclarecer dúvidas e dar algumas sugestões ao negócio, bem como esclarecer outras questões relativamente ao modelo e financiamento do negócio em causa.



“Coast to coast - Surf Road Experience”

Rui Milheiro foi o primeiro empreendedor a apresentar a sua ideia de negócio. “Coast to coast - Surf Road Experience” é a sua ideia de negócio, que consiste na implementação em Portugal de um novo conceito de turismo que se resume à transformação de um autocarro tradicional, num autocarro modificado, direcionado para os surfistas de todo o mundo. O conceito, já implementado noutros países, ainda não existe em Portugal e o empreendedor acredita que esta ideia pode vencer em Portugal, uma vez que o país é cada vez mais conhecido pelas boas condições para a prática de surf e outros desportos aquáticos. Rui Milheiro explicou que o autocarro modificado terá sala, cozinha e W.C., camas, motorista e um instrutor de surf, incluindo-se no serviço prestado a recolha dos hóspedes em qualquer aeroporto nacional, bem como aulas de surf e material necessário. O autocarro percorrerá com os hóspedes, as melhores praias para a prática da modalidade.











“Donne Donne - Acessórios de moda em biocouro”

Seguiu-se a apresentação da ideia da empresa “Donne Donne - Acessórios de moda em biocouro", pela empreendedora Tânia Pissarra. Na sessão, a empreendedora explicou que pretende com este projeto, a criação de uma marca de acessórios de moda (malas, cintos, entre outros) em biocouro nacional, direcionada a mulheres únicas, que valorizam a diferença, a exclusividade, a qualidade, e que dão valor à cultura e ao meio ambiente. Com uma componente ecológica muito forte, o projeto pretende expandir-se também no mercado internacional, pelo que é objetivo da empreendedora dispor também de uma plataforma de e-commerce.











“Farpelas - Fabrico de malas de senhora”

Também na área da moda, foi dado a conhecer o projeto empresarial “Farpelas - Fabrico de malas de senhora”, pela empreendedora Marta Martins, que explicou que este projeto surgiu da ideia de transformar um hobbie quase profissional, num negócio rentável. Marta Martins deu a conhecer aos presentes o seu projeto, que passa pela criação de malas com a incorporação de diversos tecidos portugueses, como as rendas de Castelo Branco e as chitas. Neste momento, a empreendedora já produziu diversas malas, que levou para expor durante a sua apresentação, tendo também referido que o seu projeto tem despertado o interesse do público internacional (a que chega graças ao Facebook), tendo já vendido e enviado uma mala para a Irlanda.















“Lux Heat - Produção de placas cerâmicas para aquecimento”

Luís Candido esteve em Santarém para apresentar o seu projeto empresarial. Trata-se do “Lux Heat”, que se irá dedicar ao fabrico e comercialização de um radioador elétrico inovador, em cerâmica, a custos mais baixos dos que existem atualmente no mercado. Este radiador, cuja segurança já foi testada e validada pelo LIQ (Laboratório Industrial da Qualidade), estará disponível em três tamanhos / potências e é fornecido pronto a instalar, com todos os acessórios na embalagem. O empreendedor explicou ainda que cada radiador é fixo à parede e controlado termóstato de ambiente, sendo o calor irradiado diretamente para os corpos, paredes, e outros objetos sólidos, não secando o ar nem queimando oxigénio. Luís explicou ainda que é, por este motivo, um equipamento ideal para qualquer tipo de habitação, incluindo lares, escolas e escritórios.











“Webshop - Plataforma digital de comércio”

Com o objetivo de tornar acessível, a todo o tipo de negócios e indivíduos, a promoção dos seus produtos e serviços., os empreendedores Marco Geração e Miguel Russo criaram uma inovadora plataforma integrada de vendas online de produtos e serviços. Este site, que contará com um design apelador, terá diversas “ruas” da cidade do Entroncamento, onde o projeto será primeiramente implementado, onde se poderão adquirir os produtos de todas as empresas que aderirem a este serviço. A empresa será responsável por colocar os conteúdos online, bem como de recolher e distribuir a mercadoria para o comprador. Integrar uma empresa neste web site não será difícil. Os empreendedores prometem os primeiros 6 meses gratuitamente, seguindo-se o pagamento de uma mensalidade no valor de 20 euros.

















Os empreendedores que pretendam consultoria gratuita para a implementação dos seus negócios, devem contactar a NERSANT através dos seguintes contactos: 249 839 500 ou datic@nersant.pt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário