quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Centros de Saúde do Médio Tejo asseguram troca de seringas – “Diz não a uma seringa em segunda mão”




O programa “Diz não a uma seringa em segunda mão” tem como objetivo prevenir a transmissão do VIH entre os utilizadores de drogas injetáveis, através da distribuição do material esterilizado e da recolha e destruição do material utilizado, assim como promover a utilização do preservativo. No âmbito do Programa Nacional para a Infecção VIH/SIDA, está em curso o Programa de Troca de Seringas, a nível nacional, desde 1993.



No ACES Médio Tejo, a troca de seringas será efectuada nas sedes dos Centros de Saúde que integram o agrupamento: Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Fátima, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.







Os utilizadores de drogas injetáveis apresentaram desde o início da epidemia e até 1999 os números mais elevados de casos de infeção VIH. Atualmente, e devido ao sucesso dos programas de redução de riscos e minimização de danos, onde se inclui o Programa de Troca de Seringas, estes números sofreram uma diminuição.



A avaliação do Programa Troca de Seringas demonstrou que houve cerca de 7.000 novos casos de SIDA evitados por cada 10 mil utilizadores de drogas injetáveis, nos primeiros 8 anos do Programa, reforçando assim a sua importância em termos de saúde pública.



Em Portugal, o número de seringas distribuídas gratuitamente aos utilizadores de drogas injetáveis é insuficiente, ficando muito aquém do que é preconizado sob o ponto de vista de saúde pública: 1 seringa estéril por cada injeção. Para alcançar um nível de oferta adequado, é necessário aumentar a cobertura do Programa, para que o mesmo seja mais efetivo no cumprimento do seu principal objetivo: prevenção das doenças infeciosas.



A intervenção foi inicialmente limitada às farmácias comunitárias que aderiram ao programa, mas que terminaram a sua participação em dezembro de 2012. O Programa de Troca de Seringas é atualmente assegurado pelos Centros de Saúde garantindo assim que os utilizadores de drogas injetáveis tenham acesso ao programa nas diferentes zonas geográficas.



Com esta mudança de estratégia facilitamos o acesso dos utilizadores e pretendemos aumentar a cobertura do programa.



No ACES Médio Tejo, a troca de seringas será efectuada nas sedes dos Centros de Saúde que integram o agrupamento: Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Fátima, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.

AGENDA 2 e 3 NOVEMBRO - OS PATOS





2 Novembro 2013



15h00 | OS PATOS vs U. Entroncamento - Apresentação da equipa de Infantis

17h00 | OS PATOS vs Caldas - Seniores - 3.ª Divisão Nacional Futsal

18h00 | Coruche vs OS PATOS - Juniores - Distrital Futsal



3 Novembro 2013

11h30 | OS PATOS vs São Vicentense - Iniciados - Distrital Futsal

16h00 | OS PATOS vs FutAlmeirim - Juvenis - Distrital Futsal






segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Exposição A Física no dia-a-dia - Convite






Saúde e Educação: as principais vítimas dos cortes no Estado






Nos últimos três anos, o sector da Saúde e da Educação foram os mais afectados com os cortes no Estado Social. O Diário de Notícias fez as contas e, desde o pré-troika (2010), incluindo as previsões para 2014, o Governo já cortou três mil milhões de euros nestes dois sectores, muito graças à redução de despesas com pessoal.



Entre o último Orçamento apresentado por José Sócrates, no ainda pré-troika, e as previsões orçamentais para o próximo ano, o Estado já cortou 3.060 milhões de euros na Saúde e Educação.



Estes dois sectores foram os principais lesados nos cortes no Estado Social e, segundo as contas feitas pelo Diário de Notícias, foi na Educação que a despesa mais diminuiu, totalizando 1.800 milhões de euros em três anos. Na Saúde, os cortes perfizeram um total de 1.300 milhões de euros.





Estas reduções tiveram como principais alvos os funcionários públicos, já que a grande fatia desta poupança se deu graças a cortes nas “despesas de pessoal” (1.898 milhões de euros), ou seja, cortes em sálarios e despedimentos.

NOTíCIAS & RESULTADOS - OS PATOS




Sábado em cheio para o Futsal do C.D. OS PATOS.



O grande resultado da jornada foi a vitória da equipa de Seniores em Tavira, para a Taça de Portugal contra a equipa dos Sonâmbulos por 6-8 após prolongamento, com golos de Apura (2), André Santos (2), Dito (2), Kareu e Aléxis.



Ao mesmo tempo, no pavilhão do Pego, jogaram-se 3 jogos seguidos:

No primeiro, ás 15h, a contar para a 1.ª mão da 1.ª eliminatória da Taça do Ribatejo, os Juvenis venceram o Vitória de Santarém por 8-1, com golos de Hugo Bonacho (2), Duarte (2), Paulo, Ruben e João Francisco (2).

Ás 16h30 seguiu-se a apresentação da equipa de Benjamins aos sócios contra a Academia de Futsal Sporting-Núcleo de Castelo Branco, com a vitória por 8-7.

Por fim, ás 17h30 foram apresentados os Iniciados, também contra a Academia de Futsal Sporting-Núcleo de Castelo Branco, com um resultado final de 14-3.

sábado, 26 de outubro de 2013

Comemorações do Dia Nacional de Prevenção do Cancro de Mama em Abrantes




Com o propósito de alertar e sensibilizar a sociedade para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do cancro da mama, dia 30 de outubro é comemorado em Abrantes o Dia Nacional de Prevenção do Cancro de Mama, numa parceria entre a câmara municipal e o núcleo de Abrantes da Liga Portuguesa Contra o Cancro.



As atividades decorrem na cidade e são pautadas pela predominância do Rosa, cor associada às questões do cancro de mama:



Iluminação do castelo de Abrantes com tonalidade rosa, a partir do dia 24 até 31 de outubro.

 Decoração das árvores do Centro Histórico da cidade com balões cor-de-rosa, cobertura dos troncos das árvores com manga plástica cor-de-rosa e colocação em cada árvore de uma mensagem impressa numa placa em formato A4, a partir de dia 26 Outubro.

 Colocação de laços cor-de-rosa “gigantes” em locais de maior circulação, nomeadamente junto à escola secundária Dr. Solano Abreu.

 Lançamento de balões na praça Barão da Batalha, dia 30 às 12.00 horas, numa iniciativa em simultâneo com as cidades de Lisboa, Porto, Coimbra, Funchal e Angra do Heroísmo. Este lançamento integrará um total de 5000 balões que serão lançados nos céus à mesma hora em cidades diferentes onde cada balão representa um novo caso de cancro de mama que surgem em Portugal por ano. A subida dos balões pretende «elevar a mensagem de sensibilização para importância do rastreio precoce do cancro da mama» e foi dinamizado pelo movimento “Vencer e Viver” que é constituído por um grupo de mulheres sobreviventes ao cancro de mama.

Na mulher, o cancro da mama é o cancro mais comum e a 2ª causa de morte por cancro. Na fase inicial, o cancro da mama raramente provoca sintomas, sendo por isso os exames de rastreio essenciais. A importância da luta contra o cancro de mama deve-se ao facto de ser um dos cancros rastreáveis, cujo Diagnóstico Precoce é determinante na possibilidade de cura e qualidade de vida das mulheres.



A Unidade de Saúde Pública do Agrupamento dos Centros de Saúde do Médio Tejo pretende alertar a população para esta problemática e para a importância da prevenção e do Diagnóstico Precoce através do desenvolvimento de atividades na comunidade.



O Dia Nacional de Prevenção do Cancro de Mama foi instituído pelo Despacho n.º 23682/2000 (2.ª série), do Gabinete da Ministra da Saúde, publicado a 20 de Novembro assente na petição n.º 4/VIII (1.ª), da iniciativa do Movimento Vencer e Viver da Liga Portuguesa contra o Cancro.

Movimento "Vamos Ajudar o Cleto"




Este apelo é para o meu primo, que se chama Anacleto (conhecido por Cleto) tem 41 anos, vive no Carvalhal, concelho de Abrantes e sofre de GLIOBLASTOMA MULTIFORME - "GBM, é a forma de tumor maligno mais comum no cérebro. Na maioria dos casos, é letal".

Em Fevereiro de 2010 foi submetido a uma cirurgia de urgência no Hospital de Santa Maria em Lisboa, a qual correu bem, e seguiram-se 3 anos de tratamentos de quimioterapia e radioterapia. Durante todo este tempo foi uma pessoa lutadora e corajosa que nunca baixou os braços à doença.


Em Maio de 2013 recebe inesperadamente a notícia de que no lado oposto (na parte frontal esquerda do cérebro) o glioblastoma tinha começado a crescer. Seguiram-se exames cujos resultados foram positivos para fazer a operação. Cleto foi novamente operado no dia 29 de Julho no mesmo Hospital, neste momento já retirou parte dos pontos e iniciou o tratamento de quimioterapia.


Antes da cirurgia a luta contra a doença ganhou outra força. Lutando pela vida, Cleto interessou-se e pediu informações sobre os tratamentos realizados em Alemanha (tratamento com células dendríticas). A resposta da clínica foi favorável, dizendo que há condições para que os tratamentos corram bem. Como os tratamentos são muito caros Cleto necessita da sua ajuda...


A população está unida e gerou-se uma enorme onda de solidariedade. Já se organizaram 3 festas de solidariedade, já se venderam rifas, já se criou uma conta para quem quizer ajudar monetáriamente de forma anónima, mas mesmo assim o meu primo ainda não conseguiu o dinheiro (cerca de 50 mil euros) para ir à Alemanha fazer este tratamento.


Neste momento ainda falta mais de 50% do valor estimado para poder ir fazer estes tratamentos na Alemanha. Esses tratamentos, segundo fontes familiares, em principio, realizar-se-ão em Janeiro, uma vez que existe uma lista de espera muito grande, e se o Cleto tiver conseguido angariar dinheiro suficiente para as viagens, tratamentos e estadia......


Mediante esta situação, gostaria de pedir se o seu programa nos pode ajudar a divulgar o caso do meu primo com o objectivo de o tornar conhecido a nível nacional, para conseguirmos angariar fundos que possibilitem a ida do meu primo à Alemanha fazer os tratamentos.


A página do Facebook que se criou em nome dele chama-se "Vamos ajudar o Cleto".


https://www.facebook.com/movimentoajudacletonunes

Criei também dois vídeos, através do Youtube 
http://youtu.be/8rLvWX6eCLE,http://www.youtube.com/watch?v=ucaXdRHDcXU&feature=youtu.be onde conto a história do meu primo desde que lhe foi diagnosticado o tumor no cérebro.

O nosso lema é: 


VAMOS UNIR ESFORÇOS

TODOS JUNTOS A COMBATER

PARA QUE O CLETO

POSSA VIVER!


Por favor ajudem-me a ajudar o meu primo. Se for possível divulguem o caso dele e os dados bancários para quem quizer contribuir.


Obrigado por ler a minha mensagem, e responda-me mesmo que seja a dizer que é impossível, porque não vou desistir de tentar ajudar o meu primo, pois "até que há vida, há esperança".



Sandra Frade









VIVER O TEJO soma uma centena de aderentes




Com o objetivo de criar um símbolo identitário da região do Ribatejo, tornando esta região mais competitiva do ponto de vista turístico e, consequentemente, económico, a NERSANT criou a marca VIVER O TEJO. A adesão dos operadores a esta marca tem superado as expetativas da associação, que já conta mais de uma centena de aderentes. 



Dinamizar a economia regional através da promoção turística do Tejo, é o objetivo da NERSANT com a criação da marca VIVER O TEJO, estando, por este motivo, a convidar todos os operadores turísticos e entidades a aderir a esta causa. António Campos, Presidente da Comissão Executiva da NERSANT, explicou a necessidade de se criar uma marca deste género. “A NERSANT, consciente do enorme potencial do rio Tejo e da sua envolvente, verificou a inexistência da presença de uma marca identitária deste território singular. Assim, criou a marca VIVER O TEJO, cujo objetivo passa por envolver os agentes económicos da região, dinamizando-a e criando valor turístico ao território. No momento atual, em que é necessário a criação de sinergias, e onde só uma abordagem conjunta das empresas da região poderão trazer turistas nacionais e estrangeiros, todos nós somos peça chave no fecho desta oferta integrada”, revelou o responsável da associação empresarial, acrescentando que “a marca VIVER O TEJO não é uma marca da NERSANT, mas uma marca que todos devem utilizar. Quanto mais for utilizada, maiores vantagens trará à região”, informou o Presidente da Comissão Executiva da NERSANT.



As empresas e entidades da região têm respondido de forma muito positiva a esta marca, que já começou a realizar diversas atividades na região do Ribatejo, contando-se a realização do Challenger NERSANT, uma descida de canoa e dois passeios pedestres, para além da enorme divulgação ao nível da publicidade (imprensa, rádio e até TV). O projeto tem convencido os operadores da região, contando-se, neste momento, cerca de 100 aderentes à marca.

Com a adesão ao projeto, os aderentes poderão integrar o site desta marca, www.viverotejo.pt, podendo colocar no mesmo os seus serviços turísticos, bem como promoções e outras ofertas especiais. O site responde a algumas questões básicas (Onde comer?, Onde ficar?, O que fazer?, O que visitar?), e sugere ainda 6 pacotes temáticos predefinidos - Ribatejo Ativo, Ribatejo Natural, Ribatejo Tranquilo, Ribatejo Histórico, Ribatejo Jovem e Ribatejo em Férias, que os visitantes poderão escolher de acordo com as suas preferências pessoais. Neste momento, o portal tem ainda para votação, as Estrelas do Médio Tejo, iniciativa que pretende divulgar o melhor que a região do Tejo tem para oferecer, enfatizando a beleza deste recurso endógeno e tudo o ele inerente: as magníficas praias fluviais e riquezas naturais, o vasto património construído e os riquíssimos pratos gastronómicos, projetando e potenciando esta região a nível nacional e internacional.



Para mais informações sobre o projeto VIVER O TEJO, os interessados devem contactar a NERSANT através dos contactos 249 839 500 ou geral@viverotejo.pt.

Mostra empresarial regressa ao Cartaxo de 31 de outubro a 03 de novembro




A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, vai voltar a organizar, em conjunto com a Feira dos Santos, a ExpoCartaxo, mostra empresarial desta região que tem como objetivo dar a conhecer a atividade económica deste concelho.



Vai decorrer, entre os dias 31 de outubro e 03 de novembro, a ExpoCartaxo, certame organizado pela NERSANT que tem como objetivo promover o tecido empresarial deste concelho. O certame decorre em parceria com a Câmara Municipal do Cartaxo, responsável pela organização da Feira dos Santos, que vai decorrer a par da mostra empresarial. As feiras são complementares, possibilitando e alavancando a realização de negócio entre as várias empresas presentes. Para além disso, o certame proporciona ao visitante uma mostra de produtos tradicionais, como artesanato, frutos secos e doçaria da época, bem como tasquinhas e animação diversa.



A inauguração acontece no dia 31 de outubro, pelas 18h00, seguindo-se a atuação do grupo coral “Os Alentejanos no Cartaxo”. No dia 01 de novembro, o certame abre portas às 10h00. No âmbito da ExpoCartaxo, realiza-se neste mesmo dia, a partir das 14h30, o Dia Aberto às Empresas, seguindo-se, pelas 17h00, no auditório da Quinta das Pratas, a realização do seminário “A Gestão, Sucessão e Continuidade das Empresas Familiares”, que vai dar a conhecer diversos fatores críticos para o sucesso deste tipo de empresas. No final do seminário, serão entregues os prémios prestígio 2012. Pelas 21h30, atua na feira o grupo “Cantigas da Terra”.



No dia 02 de novembro, o certame abre às 10h00, realizando-se uma passagem de modelos da Casa das Peles, pelas 22h00. Dia 03 de novembro, o certame volta a abrir portas às 10h00. Pelas 15h00 terá lugar a atuação da Tuna da Universidade Sénior do Cartaxo, seguindo-se a realização da tourada, às 16h00 e a atuação da Orquestra de Acordeões do Cartaxo, às 17h00. O encerramento do certame acontece às 21h30.

Delegações de oito países já confirmaram presença no NERSANT Business 2013




A menos de um mês de realização da segunda edição do NERSANT Business 2013, Encontro Internacional de Negócios organizado pela NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, a associação já tem confirmada a presença de delegações empresariais de oito países, mais duas do que na edição passada do evento.



A edição deste ano do NERSANT Business 2013, que vai decorrer em Santarém entre os dias 26 e 30 de novembro, está a superar as expetativas da organização, que soma mais duas delegações estrangeiras às recebidas na região na edição passada do evento internacional.



Desta forma, para além das delegações de Angola, África do Sul, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Namíbia, a NERSANT já tem confirmada a presença de mais duas delegações empresariais, oriundas de S. Tomé e Príncipe e Espanha. Para além destas, a NERSANT está a ultimar diversos contactos, pelo que se espera a vinda de mais delegações à região do Ribatejo.



Com a organização deste evento, a NERSANT pretende promover a internacionalização dos negócios das empresas da região, tornando acessível às mesmas, contactos com empresas e entidades de diversos países, o que poderá alavancar a realização de negócio.



As delegações são compostas quer por empresários quer por entidades governamentais dos diversos países, que vão estar na região com o objetivo de reforçar as relações comerciais entre os mesmos.



A NERSANT está mobilizada no sentido de trabalhar eficazmente a organização deste evento internacional, que promete ser uma das maiores mostras de networking internacional ao nível nacional.



As empresas interessadas em participar neste evento internacional devem contactar o Departamento de Apoio Técnico, Inovação e Competitividade da NERSANT, através do número 249 839 500 ou do e-mail datic@nersant.pt.



sexta-feira, 25 de outubro de 2013

FINABRANTES - Período de apresentação de candidaturas







Até 30 de novembro está aberto o período de apresentação de candidaturas às medidas 1 (cultura), 3 (juventude), 4 (social) e 5 (eventos) do FINABRANTES – Programa de Apoio às Coletividades do Concelho de Abrantes.

Para consulta das normas do programa e acesso ao formulário de candidatura, os interessados devem consultar a página da Câmara (www.cm-abrantes.pt) no link identificado por FinAbrantes.

Para esclarecimentos podem igualmente ser contactados os serviços do município, através do telefone 241 330 100.





Apresentação BENJAMINS & INICIADOS - OS PATOS






Regime de IVA de caixa em análise na NERSANT




Os empresários e gestores de empresas que desejem obter informações sobre o regime de IVA de caixa, podem inscrever-se na sessão de esclarecimentos que a NERSANT está a preparar sobre este tema e que se vai realizar dia 29 de outubro.



Com o objetivo de informar os empresários e colaboradores das empresas sobre o regime de IVA de caixa, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 71/2013, de 30 de maio, no âmbito do qual se estabelecem orientações para a interpretação e aplicação do regime em causa, a NERSANT vai realizar em Torres Novas, uma sessão de esclarecimento direcionada às empresas da região do Ribatejo.



A sessão decorre no próximo dia 29 de outubro, entre as 14h00 e as 17h00, e tem como oradora convidada Anabela Freitas, da Direção Geral de Impostos, que vai estar à disposição das empresas para o esclarecimento de todas as dúvidas relacionadas com esta questão.



As empresas interessadas em estar presentes podem fazer a sua inscrição junto do site da NERSANT, em www.nersant.pt (inscrições limitadas). As inscrições são gratuitas para empresas associadas da NERSANT com quotização regularizada (com limite de dois participantes por empresa), sendo que as empresas não sócias têm um custo de 20 euros.



De referir que esta sessão é uma organização NERSANT, que conta com o apoio da Autoridade Tributária e Aduaneira.




quinta-feira, 24 de outubro de 2013

NERSANT dá a conhecer novos negócios do Ribatejo a financiadores e investidores


Cinco empreendedores da região do Ribatejo apresentaram as suas ideias de negócio perante uma plateia constituída por diversos financiadores e investidores. O objetivo é cativar as diversas entidades a dinamizar a economia ribatejana, através da aposta em novos negócios.





A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, promoveu a realização, na semana passada, de uma sessão de apresentação de novos negócios da região do Ribatejo, com o objetivo de agilizar a captação de financiamento e investimento para novos negócios. Nesta sessão, estiveram presentes empresários, bem como os representantes de diversas entidades bancárias da região e ainda os Business Angels.





“Embora o empreendedorismo esteja na moda hoje em dia, a NERSANT já trabalha nesta área há largos anos, apoiando desde sempre a criação de negócios na região do Ribatejo. Esta sessão, mais do que a apresentação pública de cinco ideias de negócio criadas com o apoio da associação, é uma forma de sensibilizar e incentivar as entidades competentes da região, para as boas ideias de negócio que aqui nascem”, disse António Campos, Presidente da Comissão Executiva da NERSANT, na sessão de abertura, alertando ainda para a importância destas entidades encaminharem os empreendedores que lhes solicitam apoio para a consultoria da associação, para que esta preste gratuitamente o apoio técnico que tem disponível no âmbito do empreendedorismo e que consiste, entre outras ações, na elaboração de um plano de negócios. “É efetivamente mais fácil para a banca trabalhar com estes números”, concluiu António Campos.





Após a apresentação dos projetos de empreendedorismo da NERSANT, os cinco empreendedores puderam apresentar detalhadamente as suas ideias de negócio, na esperança de suscitar o interesse de alguma das entidades presentes. A NERSANT acredita piamente nos negócios apresentados: “acreditamos que estes empreendedores vão levar por diante este desafio”, desabafou o Presidente da Comissão Executiva da NERSANT, António Campos.



Para além da explicação do modelo de negócio, todos os empreendedores deram a conhecer as suas necessidades de financiamento para arrancar efetivamente com o negócio. Após cada apresentação, as entidades presentes puderam esclarecer dúvidas e dar algumas sugestões ao negócio, bem como esclarecer outras questões relativamente ao modelo e financiamento do negócio em causa.



“Coast to coast - Surf Road Experience”

Rui Milheiro foi o primeiro empreendedor a apresentar a sua ideia de negócio. “Coast to coast - Surf Road Experience” é a sua ideia de negócio, que consiste na implementação em Portugal de um novo conceito de turismo que se resume à transformação de um autocarro tradicional, num autocarro modificado, direcionado para os surfistas de todo o mundo. O conceito, já implementado noutros países, ainda não existe em Portugal e o empreendedor acredita que esta ideia pode vencer em Portugal, uma vez que o país é cada vez mais conhecido pelas boas condições para a prática de surf e outros desportos aquáticos. Rui Milheiro explicou que o autocarro modificado terá sala, cozinha e W.C., camas, motorista e um instrutor de surf, incluindo-se no serviço prestado a recolha dos hóspedes em qualquer aeroporto nacional, bem como aulas de surf e material necessário. O autocarro percorrerá com os hóspedes, as melhores praias para a prática da modalidade.











“Donne Donne - Acessórios de moda em biocouro”

Seguiu-se a apresentação da ideia da empresa “Donne Donne - Acessórios de moda em biocouro", pela empreendedora Tânia Pissarra. Na sessão, a empreendedora explicou que pretende com este projeto, a criação de uma marca de acessórios de moda (malas, cintos, entre outros) em biocouro nacional, direcionada a mulheres únicas, que valorizam a diferença, a exclusividade, a qualidade, e que dão valor à cultura e ao meio ambiente. Com uma componente ecológica muito forte, o projeto pretende expandir-se também no mercado internacional, pelo que é objetivo da empreendedora dispor também de uma plataforma de e-commerce.











“Farpelas - Fabrico de malas de senhora”

Também na área da moda, foi dado a conhecer o projeto empresarial “Farpelas - Fabrico de malas de senhora”, pela empreendedora Marta Martins, que explicou que este projeto surgiu da ideia de transformar um hobbie quase profissional, num negócio rentável. Marta Martins deu a conhecer aos presentes o seu projeto, que passa pela criação de malas com a incorporação de diversos tecidos portugueses, como as rendas de Castelo Branco e as chitas. Neste momento, a empreendedora já produziu diversas malas, que levou para expor durante a sua apresentação, tendo também referido que o seu projeto tem despertado o interesse do público internacional (a que chega graças ao Facebook), tendo já vendido e enviado uma mala para a Irlanda.















“Lux Heat - Produção de placas cerâmicas para aquecimento”

Luís Candido esteve em Santarém para apresentar o seu projeto empresarial. Trata-se do “Lux Heat”, que se irá dedicar ao fabrico e comercialização de um radioador elétrico inovador, em cerâmica, a custos mais baixos dos que existem atualmente no mercado. Este radiador, cuja segurança já foi testada e validada pelo LIQ (Laboratório Industrial da Qualidade), estará disponível em três tamanhos / potências e é fornecido pronto a instalar, com todos os acessórios na embalagem. O empreendedor explicou ainda que cada radiador é fixo à parede e controlado termóstato de ambiente, sendo o calor irradiado diretamente para os corpos, paredes, e outros objetos sólidos, não secando o ar nem queimando oxigénio. Luís explicou ainda que é, por este motivo, um equipamento ideal para qualquer tipo de habitação, incluindo lares, escolas e escritórios.











“Webshop - Plataforma digital de comércio”

Com o objetivo de tornar acessível, a todo o tipo de negócios e indivíduos, a promoção dos seus produtos e serviços., os empreendedores Marco Geração e Miguel Russo criaram uma inovadora plataforma integrada de vendas online de produtos e serviços. Este site, que contará com um design apelador, terá diversas “ruas” da cidade do Entroncamento, onde o projeto será primeiramente implementado, onde se poderão adquirir os produtos de todas as empresas que aderirem a este serviço. A empresa será responsável por colocar os conteúdos online, bem como de recolher e distribuir a mercadoria para o comprador. Integrar uma empresa neste web site não será difícil. Os empreendedores prometem os primeiros 6 meses gratuitamente, seguindo-se o pagamento de uma mensalidade no valor de 20 euros.

















Os empreendedores que pretendam consultoria gratuita para a implementação dos seus negócios, devem contactar a NERSANT através dos seguintes contactos: 249 839 500 ou datic@nersant.pt.

170 pessoas caminharam com a NERSANT junto às margens do Tejo


No âmbito da dinamização da marca VIVER O TEJO, que tem como objetivo promover atrair mais e novos visitantes à região do Médio Tejo, promovendo o turismo e dinamizando a economia regional, a NERSANT realizou em outubro dois passeios pedestres, que contaram com a participação de cerca de 170 pessoas.



Nos últimos meses, muitas têm sido as atividades outdoor que a NERSANT tem promovido e que têm como finalidade a promoção da marca VIVER O TEJO, e, consequentemente, da região. De acordo com António Campos, Presidente da Comissão Executiva da associação, “o objetivo da NERSANT é colocar a região no mapa, dando a conhecer as suas potencialidades naturais, onde o rio Tejo assume, sem sombra de dúvida, o papel principal. Só assim conseguiremos trazer mais visitantes ao Ribatejo, o que a longo prazo terá repercussões na economia regional”, referiu.



Só em outubro, a NERSANT já dinamizou a realização de dois passeios pedestres, que tiveram como condutor o rio Tejo. A primeira caminhada realizou-se entre Constância e Tancos (15 km’s) no dia 05 de outubro, com a participação de mais de 110 pessoas. No passado sábado, dia 19, a NERSANT voltou a realizar um passeio pedestre, desta vez com início em Abrantes e terminus em Tancos (27 km’s) e onde participaram cerca de 60 pessoas. Esta última atividade foi constituída por diversos pontos de paragem, onde os participantes poderiam iniciar ou terminar a atividade. Após o arranque em Abrantes, os participantes puderam retemperar forças em Rio de Moinhos, Constância e ainda junto ao Castelo de Almourol.



Nos dois passeios pedestres, a organização facultou reforços líquidos e sólidos ao longo de todo o percurso. No final de cada atividade, os caminheiros tiveram ainda direito a um buffet, servido no Restaurante Almourol, um dos aderentes à marca VIVER O TEJO.



Durante o buffet, a NERSANT aproveitou para dar a conhecer a todos os participantes a marca VIVER O TEJO, que vai contar com mais atividades outdoor no próximo ano. Para além das caminhadas, a marca VIVER O TEJO já levou a efeito o Challenger NERSANT, em maio, uma descida de canoa e o Grande Prémio Empresarial de Karting, ambas em setembro.



Os interessados podem obter mais informações sobre a marca VIVER O TEJO, junto do seu site, em www.viverotejo.pt ou através dos contactos 249 839 500 ou geral@viverotejo.pt.



Passeio Pedestre » 05 outubro















































Passeio Pedestre » 19 outubro













Dispararam os casos de subsídios de férias e de Natal em atraso




Fenómeno verifica-se com maior gravidade ao nível das pequenas e médias empresas, sobretudo da indústria transformadora. Outros dez mil trabalhadores têm salários em atraso.



A Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) revela que subiram os casos de subsídios de férias e de Natal em atraso. Os dados apontam para cerca 68% nos primeiros nove meses do ano.



De acordo com a ACT, no final de Setembro existiam 10 mil trabalhadores com salários em atraso, num valor estimado em 21.300 milhões de euros, dos quais 6,1 milhões dizem respeito a subsídios de férias e de Natal em dívida.

Em declarações à Renascença, o inspector-geral, Pedro Pimenta Braz explica que estes casos não são pontuais e fala em atrasos de mais de dois meses. “São situações estruturais que se prolongam para lá de 60 dias”, refere.

O fenómeno verifica-se com maior gravidade ao nível das pequenas e médias empresas, sobretudo da indústria transformadora, acrescenta o inspector-geral.



Pedro Pimenta Braz considera que este é um reflexo da crise empresarial, que leva muitas empresas a falharem também no pagamento das obrigações às finanças e à segurança social.

O inspector-geral sublinha que o conhecimento destes casos resulta das acções inspectivas. As empresas com salários ou subsídios em atraso são notificadas, mas a ACT não tem meios de resolver a situação, tendo o caso de seguir para o tribunal.



Fonte: Renascença 

Exercício de fogos reais no Campo Militar de Sta. Margarida em Abrantes




Irão realizar-se exercícios de fogos reais nos polígonos de Tiro da Brigada Mecanizada e do Campo Militar de Sta. Margarida, nos dias 07 e 08 de Novembro respetivamente.



No dia 07 de novembro, entre as 15h00 e as 18h00 serão realizados fogos reais de SLM TOW2 no Polígono de Tiro da Brigada Mecanizada.



Dia 08 de novembro, entre as 07h00 e as 14h00 serão efetuados fogos reais de Metralhadora Pesada Browning 12,7mm.



Nesse sentido, com vista à sua segurança aquando da execução dos mencionados fogos, avisa-se a comunidade que deverão ser tomadas todas as medidas de segurança necessárias na zona delimitada no diagrama da Zona Perigosa, que se anexa, onde são vedados todos os movimentos dentro e para o interior daquela zona.



Mais se informa a população que não deverão deslocar, mexer ou levantar em qualquer granada ou engenho explosivo que eventualmente possa ser encontrado naquele local, devendo sim sinaliza-lo e comunicar a sua existência às autoridades militares ou Forças de Segurança. Caso contrário, as entidades militares não se responsabilizam de eventuais acidentes que possam ocorrer no local devido ao não cumprimento das normas adequadas.

DGS garante que não há falta de vacinas da gripe nos centros de saúde




A subdiretora-geral de Saúde, Graça Freitas, garantiu hoje que não há falta de vacinas da gripe nos centros de saúde, apenas ruturas de stock pontuais e salientou que os utentes ainda têm muito tempo para a vacinação.



Em declarações à agência Lusa, a subdiretora-geral de Saúde admitiu que existem alguns centros de saúde que pontualmente têm falta de vacinas da gripe, mas garantiu que vai haver para todos.



“Não há falta de vacinas. Não nego que existam centros de saúde que não tenham, mas isso são situações pontuais. Os centros podem não ter uma rede de frio suficiente para armazenar muitos vacinas e estas esgotarem rapidamente”, declarou.



Graça Freitas explicou que "há um milhão de pessoas para vacinar, mas que a janela de oportunidade da vacinação é grande (até dezembro)".



“Temos de tranquilizar as pessoas. Não é preciso vacinar todas as pessoas numa semana. Os utentes não devem ficar ansiosos, porque têm muito tempo para se vacinarem”, disse.



Sobre a falta de vacinas da gripe no setor privado, Graça Freitas garantiu que até ao final do mês vai haver uma reabastecimento das farmácias.



O diretor-geral de Saúde, Francisco George, reuniu-se na semana passada com os diretores de duas empresas farmacêuticas responsáveis pela produção e comercialização de vacinas da gripe - a ABBOT e a GSK - devido à falta de vacinas contra a gripe em diversas farmácias de bairro.



A Direção-Geral de Saúde recebeu algumas queixas de algumas farmácias que não estão a receber as vacinas contra a gripe por parte dos dois laboratórios farmacêuticos.



Em declarações hoje à agência Lusa, a subdiretora-geral de Saúde garantiu que vai haver um reabastecimento das farmácias até ao final de outubro.



“Havia uma parte das vacinas de uma das marcas, um lote grande de 200 mil, que ainda não tinha chegado, mas vai chegar lá para o dia 28 de outubro. Vai haver um reabastecimento das farmácias”, disse.



De acordo com os dados fornecidos às autoridades portuguesas pela Organização Mundial de Saúde, as estirpes da gripe previstas para este ano são muito próximas daquelas que provocaram algumas epidemias no hemisfério sul.



A Direção-Geral de Saúde garante, no entanto, que as vacinas estão adequadas à natureza dos vírus que vamos ter durante as semanas frias do próximo inverno.



Fonte: Lusa

Nova Câmara decide que todas as reuniões do Executivo passam a ser públicas




Foram definidas na reunião de câmara de 21 de outubro de 2013 as seguintes datas para a realização das reuniões ordinárias ainda no ano de 2013:

• Mês de novembro: dias 5 e 19;

• Mês de dezembro: dias 3, 17 e 31.



Ficou ainda decidido que todas as reuniões passarão a ser públicas e realizar-se-ão às terças-feiras, pelas 09h30, mantendo-se a periodicidade quinzenal.



Em todas as reuniões de Câmara haverá sempre um período de intervenção aberto ao público. Os munícipes que pretendam intervir na reunião deverão fazer inscrição prévia, no Serviço de Atendimento ao Munícipe, com a antecedência mínima de dois dias, sob pena de não ser possível a análise do processo e o assunto ser remetido para parecer dos serviços e transitar para a reunião seguinte.

Áreas de responsabilidade do novo Executivo




O novo Executivo Municipal reuniu pela primeira vez no dia 21 de outubro.

Foi fixado em quatro o número de vereadores em regime de tempo inteiro.





As áreas de responsabilidade para o presente mandato ficaram assim distribuídas:

Presidente – Maria do Céu Albuquerque (PS)

Coordenação Geral

Equipa de Projeto Desenvolvimento Económico

Divisão Jurídica, Administrativa e de Modernização

Divisão Financeira

Recursos Humanos

Proteção Civil

Vereador Manuel Jorge Valamatos (PS)

Divisão de Manutenção, Transportes e Serviços Urbanos

Freguesias





Vereadora Celeste Simão (PS)

Divisão de Educação, Acão Social, Juventude, Bibliotecas e Arquivo:

Educação

Acão Social



Vereador João Gomes (PS)

Divisão de Ordenamento e Gestão Urbanística

Projetos e Empreitadas

Vereador Luís Dias (PS)

Divisão de Educação, Acão Social, Juventude, Bibliotecas e Arquivo:

Juventude

Bibliotecas

Arquivos

Divisão de Desporto, Cultura, Turismo, Museus e Património

Os vereadores Elza Vitório (PSD) e Avelino Manana (CDU) não têm áreas atribuídas.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Programa da RTP1 associa-se à Feira de Doçaria de Abrantes










 A 12ª Feira Nacional de Doçaria Tradicional e a cidade de Abrantes vão estar em destaque durante toda a tarde de sábado, dia 26 de Outubro, num programa da RTP 1 - Rádio e Televisão de Portugal. Aqui Portugal vai mostrar os doceiros no certame, grupos musicais abrantinos e algumas das actividades económicas do concelho. A emissão será transmitida directamente da Praça Barão da Batalha, a partir das 14h. 





Na tarde de 26 de Outubro, o canal de televisão RTP1 vem a Abrantes. Através do programa apresentado por Jorge Gabriel e Sónia Araújo, os telespectadores vão ficar a conhecer todos os pormenores do certame mais doce da região, fazendo directos da feira. 





O repórter Helder Reis vai falar com alguns dos produtores do concelho, com destaque para o vinho, o azeite e os enchidos. Onde comer, onde dormir e o que visitar são algumas das propostas que irão ser deixadas no programa de televisão, em que, também, o desporto não será esquecido.





Na animação do Aqui Portugal constarão, além de bandas nacionais, alguns grupos musicais abrantinos, tais como os Cant’Abrantes, o Grupo de Cantares “O Rouxinol”, o Rancho Folclórico e Etnográfico de Casais de Revelhos, os Kwantta e os Hollow Page. 





A emissão é aberta ao público em geral e estará no Centro Histórico entre as 14h e as 20h de dia 26 de Outubro.





Ao longo das seis horas de emissão, em directo da Praça Barão da Batalha e da antiga Rodoviária de Abrantes, o programa irá fazer uma viagem pela doçaria, história, gastronomia, cultura e pelo turismo da Cidade Florida. 





A 12ª Feira Nacional de Doçaria Tradicional começa no dia 25 de Outubro, às 18h, na antiga Rodoviária de Abrantes e estende-se por todo o fim-de-semana. À doçaria, mel, compotas e licores de vários pontos do país adiciona-se o 2º Encontro de Música Popular Portuguesa, uma exposição de cake design, cursos de cake design e de mel, doçaria ao vivo, o encontro de coleccionadores de pacotes de açúcar e o passeio em BTT “Na Rota da Palha de Abrantes”, inserido no movimento de apoio à causa “Deixa-me Viver”.





Também os comerciantes do Centro Histórico irão juntar-se ao doce certame, da TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior e da Câmara Municipal de Abrantes, com os estabelecimentos comerciais abertos até às 23h, na sexta e no sábado (25 e 26), horário de encerramento da feira.  





Piscinas Municipais com novos horários





O complexo municipal de Piscinas de Abrantes (piscina coberta) e a Piscina Municipal do Tramagal têm novos horários.


As alterações pretendem ir ao encontro de algumas expetativas dos utilizadores e, por outro lado, acontecem no âmbito da reorganização de horários dos funcionários do município.


Assim o horário do Complexo Municipal de Piscinas de Abrantes é o seguinte:


De segunda a sexta-feira, das 07h45 às 14h00 e das 16h15 às 22h30;


Sábado: das 07h45 às 19h30;


Encerra do domingo.





Quanto ao horário da Piscina Municipal do Tramagal é o seguinte:


Segunda e quinta-feira: das 15h30 às 21h30;


Terça e sexta-feira: das 09h15 às 12h00 e das 17h30 às 21h00;


Sábado: das 09h00 às 14h00;


Encerra à quarta-feira e ao domingo.