A Região Centro consome cada vez menos sal no pão e nas sopas, graças ao projecto Minorsal.saúde, da Administração Regional de Saúde do Centro, disse esta terça-feira à Lusa a coordenadora desta intervenção comunitária.Este projecto abrange um conjunto de acções que englobam presentemente o projecto pão.come, já em curso desde 2007, e o projeto sopa.come, iniciado em 2009, com o objectivo de reduzir o consumo de sal a nível alimentar.
Ilídia Duarte, coordenadora da intervenção, explicou à Lusa que o pão.come engloba 72 concelhos da região Centro, mais oito que entretanto passaram para outras Administrações Regionais de Saúde.
“O projecto inclui 1.121 padarias e 64% destas conseguiram atingir valores inferiores ou iguais a um grama de sal por 100 gramas de pão. E 47% daquelas padarias chegaram a valores inferiores a 0,8 gramas, quando a média, no início da intervenção, era de 1,56 gramas”, disse a coordenadora.
O outro projecto, o sopa.come, menos abrangente, “para já”, inclui 803 cantinas e 218 restaurantes, localizados em 27 concelhos.
“É um projecto que requer um grande esforço das equipas de saúde pública, já que tem muito a ver com a sensibilização dos manipuladores”, explicou.
Ilídia Duarte revelou que o objectivo final é atingir, neste projecto, os 0,2 gramas de sal por 100 gramas de sopa.
Um estudo realizado recentemente na Grã-Bretanha, tendo por base uma análise dos dados relativos a 23 países, revelou que 8,5 milhões de mortes por doenças crónicas poderiam ser evitadas até 2015, se se reduzisse o consumo de sal em 15% nesses países.
Nenhum comentário:
Postar um comentário