quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

A história do cinema em Abrantes, entre 1931 e 1974.







Para contar a história do cinema em Abrantes, entre 1931 e 1974, o Arquivo Municipal Eduardo Campos promove uma mostra documental, entre 4 de janeiro e 30 de março. Através de cartazes da época, percorrem-se algumas salas de cinema que existiram e algumas que ainda existem.


A exposição pretende incentivar a divulgação documental, um dos pilares fundamentais da arquivística, com a intenção assumida de estimular a investigação local.


Segundo o Arquivo Municipal, “ 28 de Dezembro de 1895, é uma data referência para os cinéfilos. Marca a apresentação pública do cinematógrafo no Salão Grand Café, em Paris, pelos irmãos Lumière, com o filme L'Arrivée d'un Train à La Ciotat. Não fugindo à evolução da sociedade da época, também em Abrantes se deram passos no sentido de se promover o cinema. Corria o ano de 1897, quando o fotógrafo José Tavares da Silva instala um animatógrafo no Teatro Taborda, à época presidido por um recém eleito Tiago Hipólito Solano de Abreu, presidente da direção da Sociedade Teatro Taborda. Anos mais tarde, muitos outros espaços de projeção de filmes foram aparecendo por diversas localidades do concelho. Uns edificados como cineteatros, outros, em salões existentes nas diversas freguesias, onde companhias itinerantes fariam as suas projeções”.


A exposição pode ser vista de 2ª a 6ª feira, no horário das 09 às 12h30 e das 14 às 17h30.


Arquivo Municipal Eduardo Campos


Zona Industrial – Vale de Morenas


Telefone: 241 377 392


Nenhum comentário:

Postar um comentário