Na última reunião do Executivo Municipal, realizada no dia 21 de janeiro, a Presidente da Câmara fez uma síntese sobre a situação financeira do município, resultante dos primeiros dados (provisórios) apurados da execução da gerência 2012. No essencial, verifica-se a manutenção da situação financeira equilibrada, com melhorias significativas ao nível do endividamento e da dívida de curto-prazo. O saldo transitado da gerência 2012 para a gerência 2013, ascendeu a 3.746.964,18€.
O município acabou o ano sem pagamentos em atraso aos seus fornecedores (dívida >90 dias para além do prazo de vencimento das faturas), o que lhe permite deixar de considerar para o cálculo dos fundos disponíveis apenas 75% da média da receita mensal dos dois anos anteriores e passar a calculá-los considerando a previsão da receita efetiva própria a cobrar nos três meses seguintes.
No entanto, tendo em conta as previsões de agravamento da crise económica e, em consequência, da diminuição da receita que entra nos cofres do município, e numa atitude de gestão prudente, decidiu o executivo continuar a considerar para o cálculo dos fundos disponíveis a regra dos 75% da média das receitas arrecadadas nos anos 2011 e 2012. Recordamos que o pagamento atempado a fornecedores depende em muito deste equilíbrio financeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário