A Câmara de Abrantes vai renovar a prestação de serviço com a Rodoviária do Tejo, para a manutenção do circuito do mini autocarro “Abusa”, que circula no Centro Histórico, cuja gestão está a cargo do Município.
No 1º ano de atividade (entre janeiro e dezembro de 2012), o “Abusa”, registou um total de 14.425 viagens, com uma média mensal de 1.211 utentes.
Adaptado para utilização por pessoas com mobilidade reduzida, tem capacidade para 26 passageiros, circula em cerca de duas dezenas de pontos nevrálgicos da cidade, a paragem é feita em qualquer lugar bastando que o passageiro faça sinal e demora cerca de 30 minutos a percorrer o circuito. A circulação é diária, sendo que ao fim-de-semana o percurso é alargado ao cemitério de Santa Catarina e ao Parque Urbano de S. Lourenço.
A introdução deste transporte urbano coletivo enquadra-se nas medidas da regeneração urbana do Centro Histórico, contribuindo para facilitar a mobilidade, criar uma maior interligação com a rede urbana existente, melhorar a interligação com os parques de estacionamento e conferir aos cidadãos um modo de transporte rápido, económico, seguro e cómodo, tendo também associado um papel social.
Os interessados poderão adquirir o título de transporte, efetuar carregamentos e recarregamentos do cartão eletrónico ou solicitar descontos/ isenções, em casos particulares, como sejam os residentes do centro histórico, cidadãos portadores de deficiência, estudantes, idosos, cidadãos com dificuldades económicas, no Espaço + Rua, na Rua D. Miguel de Almeida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário