A Igreja de S. Vicente e o edifício do Cineteatro S. Pedro são candidatos á 2ª fase da Certificação HERITY, Sistema Global de Avaliação para Monumentos Abertos ao Público.
Neste processo de certificação foram considerados dois imóveis de interesse público por cada concelho que integra a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha).Com esta ação a CIMT pretende a criação de uma rede patrimonial integrada, com o objetivo de uma melhor gestão do património cultural, bem como da promoção do desenvolvimento da região do Médio Tejo.
O Herity - junção das palavras Heritage (património) e Quality (qualidade)- resulta de um sistema criado pelo Comité Internacional para a Gestão de Qualidade do Património Cultural que visa combater a falta de informação relativa ao património cultural e ajudar o público a "decidir se deve ou não visitar um local que é património cultural, aplicando-se a museus, monumentos, edifícios religiosos, castelos, parques arqueológicos, bibliotecas e arquivos. Recordamos que Abrantes, a par dos municípios de Mação e Barquinha, integrou o grupo de primeiros bens culturais do país certificado por este programa internacional, com a certificação do Castelo da cidade e do edifício da Biblioteca Municipal António Botto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário