domingo, 31 de março de 2013

Risco de cheias volta a subir em Santarém




As autoridades estão especialmente atentas aos concelhos ribatejanos de Constância, Abrantes, Vila Nova da Barquinha, Golegã, Alpiarça, Cartaxo, Coruche, Benavente e Santarém. 




O comandante Marco Martins da Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC) confirma que no distrito de Santarém "há probabilidade de o caudal do rio Tejo subir nas próximas horas" e tornar mais difíceis as situações nas regiões ribeirinhas.


O distrito de Santarém é aquele onde há uma maior incidência de registos de inundações, com estradas cortadas, campos alagados, e outras áreas inundadas, disse a mesma fonte.


O responsável referiu que estão a ser especialmente monitorizados os concelhos ribatejanos de Constância, Abrantes, Vila Nova da Barquinha, Golegã, Alpiarça, Cartaxo, Coruche, Benavente e Santarém.


Fonte: Renascença 


quinta-feira, 28 de março de 2013

Vamos Ajudar o Sr. José Ferreira










É uma corrida contra o tempo. Até 3 de abril, a população de Concavada, em Abrantes, espera conseguir reunir pelo menos 25 mil euros, metade da verba necessária para ajudar o presidente da junta.


É a derradeira esperança para José Ferreira, de 52 anos, a quem, em setembro de 2012, foi diagnosticado um cancro no estômago. 





Depois de consultas e tratamentos à base de quimioterapia, o caso do autarca foi considerado pelos médicos portugueses sem hipótese de sucesso. 





A solução poderá ser um tratamento experimental – a vacina de células dendríticas, que está a ser desenvolvida numa clínica em Colónia (Alemanha).


José Ferreira já contactou os médicos alemães, que aceitaram avançar com o tratamento, dando esperanças de melhoria. 





Só que são necessários 50 mil euros, verba de que o autarca não dispõe. Mas os moradores da freguesia, cerca de 800, decidiram ajudar.





NIB: 000700000010906874123


Facebook:






Vamos lá Apoiar...



Mitsubishi lamenta falta de acessibilidades à fábrica do Tramagal quando investe 37 milhões de euros






A concretização do futuro no troço do IC9 e na construção de uma nova ponte sobre o Tejo são as principais preocupações da administração da Mitsubishi do Tramagal, "aspirações antigas nunca concretizadas", segundo os seus responsáveis.

A sua localização na zona industrial do Tramagal, em Abrantes, a Mitsubishi Fuso Truck Europe (MFTE) vai investir 37 milhões de euros na expansão da sua fábrica em Portugal, um investimento que permitirá a duplicação dos postos de trabalho da multinacional, que se cifra atualmente em 322, e a elevação do volume de produção e faturação.

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, reiterou esta semana em Tóquio o apoio do Estado português ao reforço do investimento da Mitsubishi em Portugal, um investimento que já tinha sido publicamente anunciado há um ano, quando a autarquia de Abrantes decidiu ceder um terreno de 50 mil metros quadrados à Mitsubishi com o objetivo de permitir a expansão da fábrica.



"O investimento e o projeto estão a avançar praticamente a todo o vapor e até ao final do ano decidiremos se saltamos para a segunda fase do projeto, que permitirá a duplicação da produção e do número de postos de trabalho", notou Jorge Rosa.

Em causa, frisou, "está a evolução dos mercados e a entrada em novos territórios, o que depende dessa mesma evolução e das decisões estratégicas do Grupo em deslocalizar alguns dos atuais locais de produção", decisão que será tomada até ao final de 2013.

A falta de acessibilidades à zona industrial do Tramagal são "limitações à competitividade" da empresa, notou Jorge Rosa, tendo observado que desde "há muitos anos" que é reclamada uma ligação da fábrica da Mitsubishi à auto estrada A23, que para tal reclama a construção de uma ponte junto do IC9.





Por Lusa

Fonte: http://www.ionline.pt/dinheiro/mitsubishi-lamenta-falta-acessibilidades-fabrica-tramagal-quando-investe-37-milhoes-euros


Reabilitação da ponte metálica de Abrantes sobre o rio Tejo







Foto de  Nuno M. Neves

Como já tinha sido anuciado em janeiro deste ano, Estradas de Portugal (EP) apresentou recentemente à Camara Municipal de Abrantes um projecto de execução para a reabilitação da ponte metálica de Abrantes sobre o rio Tejo

O projeto foi aprovado na reunião da câmara no dia 18 Março e contempla alguns aspectos que poderão influenciar o quotidiano da comunidade, a saber:

- O prazo de execução da obra é de 18 meses e haverá a interdição de circulação de pesados durante 450 dias.



Convite da Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes









Após o sucesso registado no passado ano letivo, que permitiu aos nossos alunos e à comunidade abrantina em geral, ter contacto com personalidades de diversas áreas do saber, vamos retomar as CONFERÊNCIAS DO LICEU.



Assim, o Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Fernandes e a Associação Cultural Palha de Abrantes têm o prazer de informar que as duas sessões que constituem a série 2012/2013 se realizam nos dias 19 de abril e 17 de maio.



Em abril contamos com a presença do professor doutor Manuel Carvalho da Silva e em maio com o professor doutor José Pacheco Pereira.



Tal como no ano passado, as conferências são moderadas por alunos do ensino secundário, e realizam-se em dois horários:



        - À tarde, nas instalações da Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes, para alunos do ensino secundário;

        

        - À noite, pelas 21:12h, no Sr. Chiado (sito no Largo Raimundo Soares, em Abrantes), aberto a toda a comunidade.





Contamos com a vossa presença.

Jogos do Futebol Inatel





Este sábado vai se realizar 3 jogos para a taça fundação Inatel onde vão estar em campo as equipas do concelho de Abrantes. 


Os Jogos são os seguintes:


Sentieiras - Ortiga 


Amoreira - Venda Nova 


Lobos do Carvalhal - São Facundo





Desabamento de fachada provoca três desalojados em Abrantes








Foto:Alpeso




A fachada de uma habitação, em Abrantes, desabou parcialmente esta manhã, sem causar feridos, mas obrigou a deslocar para casa de familiares os três moradores, informou o Comandado Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém.



"Uma das pessoas ainda foi avaliada pela equipa da VMER (Viatura Médica  de emergência e Reanimação) mas não houve necessidade de ser conduzida ao  hospital, pelo que os três moradores foram encaminhados para casa de familiares",  disse à agência Lusa fonte do (CDOS)de Santarém. 



O desabamento parcial da fachada da casa aconteceu às 06:54 e estiveram  no local os bombeiros de Abrantes, apoiados por três viaturas, a VMER do  Hospital de Abrantes e a GNR. 







quarta-feira, 27 de março de 2013

Mitsubishi vai duplicar postos de trabalho no Ribatejo





Foto: Noticias em Abrantes




A multinacional japonesa Mitsubishi quer aumentar o seu investimento em Portugal e preparar-se para investir 37 milhões de euros na fábrica do Tramagal, concelho de Abrantes, o que poderá permitir a duplicação do número de postos de trabalho, que atualmenteb ronda os 300.


A notícia foi avançada esta quarta-feira, 27 de março, pelo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, que está de visita oficial ao Japão.


De acordo com o ministro, este investimento vai permitir expandir a presença da multinacional japonesa em Portugal de modo a que, por um lado, estejam em condições de fabricar os novos veículos comerciais da marca e, por outro, de fazer dessa unidade uma plataforma estratégica para vender a marca e os seus produtos em novos mercados como África e Médio Oriente.




Foto: Noticias em Abrantes


“Este investimento tem duas fases e quando estiver em decisão e execução finais significará poder duplicar o número de trabalhadores que já temos no Tramagal, que são trezentos”, explicou Paulo Portas, citado pela Agência Lusa, salientando ainda a importância deste reforço do investimento em Portugal, num momento em que o país precisa de confiança, de investimento e manutenção de postos de trabalho.


Recorde-se que em Janeiro deste ano, o Ministério da Economia decidiu dar à Mitsubishi Fuso Truck Europe do Tramagal a declaração de interesse estratégico para que esta unidade industrial do concelho de Abrantes possa beneficiar dos apoios previstos através do sistema de incentivos à inovação.



Condicionamento de trânsito em Abrantes




A estrada municipal entre a EN118 (Tramagal) e São Miguel do Rio Torto, por Chão de Lucas, vai entrar em obras a partir de hoje. Para que os trabalhos possam decorrer com uma maior celeridade será necessário proceder ao corte de trânsito em toda a sua extensão, pelo que, no período das obras haverá um desvio de trânsito pela conhecida “estrada do Celão” via cemitério de São Miguel do Rio Torto, conforme poderá ser verificado no esquema que se anexa. A obra está a cargo da empresa JJR & Filhos, SA., que irá desenvolver os trabalhos de beneficiação no terreno até ao dia 3 de abril.


Pedimos as nossas desculpas pelos eventuais incómodos que esta obra de reabilitação do piso possa causar. São trabalhos essenciais para a segurança dos senhores automobilistas.


Benfica está entre os favoritos na liga Europa






O Benfica é uma das equipas favoritas a vencer a liga europa, segundo a casa das Apostas

Para o site a Betclic, o Benfica estão no top 3 dos favoritos. À frente das águias estão apenas o campeão europeu Chelsea e o Tottenham de André Villas-Boas, empatados no primeiro lugar.

Já atrás das águias surgem a Lazio, seguida de Fenerbahçe, Newcastle e Rubin Kazan, todos com a mesma odd. 

Por fim, a equipa menos cotada para conquistar a prova europeia são os suíços do Basileia.


Mais de 1.200 militares da GNR patrulham estradas durante a Páscoa




O patrulhamento e a fiscalização nas estradas portuguesas vão estar reforçados, a partir das 00:00 de sexta-feira, por mais de 1.200 militares, no âmbito da operação “Páscoa 2013”.



Por lusa

Jovens trabalhadores manifestam-se hoje em Lisboa contra políticas de austeridade do governo






Está marcada para esta tarde uma manifestação de jovens trabalhadores em Lisboa contra as políticas de austeridade do governo.

O protesto, organizado com a CGTP-interjovem assinala o Dia Nacional da Juventude que se celebra amanhã.



Contará também com a participação da FENPROF.



Os jovens criticam a dimensão do desemprego entre os trabalhadores mais jovens, que se aproxima dos 40 por cento e exigem o fim do trabalho precário.



Sob o tema "Queremos trabalho, exigimos direitos, na rua para os pôr na Rua!, vão caminhar desde a rua do carmo até à residência oficial do primeiro-ministro, onde por volta das 5 da tarde, Arménio Carlos deve discursar.


terça-feira, 26 de março de 2013

Portugal vence Azerbaijão




Hoje a Selecção Nacional Venceu esta tarde a equipa do Azerbaijão por 2-0, os golos da partida foram apontados por Bruno Alves e Hugo Almeida, assim com a vitória da equipa lusa facilita a tarefa de acesso  aos play-off, para o Mundial 2014.

Agenda Semanal - Os Patos






Mais 3,3% dos empregos serão destruídos durante este ano






O Banco de Portugal espera que a economia portuguesa destrua mais de 3,3% dos empregos durante este ano até conseguir atingir uma "relativa estabilidade" em 2014



No Boletim Económico da Primavera divulgado esta terça-feira, a instituição diz que esta continuação da destruição de emprego a um elevado ritmo deverá acontecer após uma queda de 4,2% do emprego verificada durante o ano passado, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística.



A destruição de emprego este ano estende-se aos sectores privado e público, segundo a instituição, “em linha com a evolução esperada para a actividade económica e as hipóteses relativas às variáveis de finanças públicas”.



No próximo ano, o Banco de Portugal antecipa “uma recuperação gradual do emprego no sector privado” e ainda “uma queda menos expressiva no sector público”, partindo do pressuposto assumido nas projecções económicas da instituição que a economia volta a crescer em 2014.



A instituição liderada por Carlos Costa não divulga projecções para a taxa de desemprego.



Na apresentação dos resultados da sétima avaliação do Programa de Assistência Económica e Financeira, no dia 15 de Março, o ministro das Finanças apresentou o novo quadro macroeconómico que incluí projecções revistas bem mais negativas para a taxa de desemprego.



O Governo espera agora que a taxa de desemprego atinja este ano os 18,2% ao invés dos 16,4% anteriormente previstos, e que chegue aos 18,5% no próximo ano, contra o 15,9% anteriormente previstos, em taxas médias anuais. Vítor Gaspar disse ainda que espera o desemprego em termos trimestrais venha a subir até quase 19% na parte final deste ano.



Fonte: Lusa


Música no Cine-Teatro S. Pedro





30.MAR.13//22H00


CINE-TEATRO S. PEDRO


STEREO AIRLINES


ORELHA NEGRA


PREÇO: €10,00 







Taxa de natalidade em Portugal é a quarta mais baixa da UE






A taxa de natalidade em Portugal era, em 2011, a quarta mais baixa da União Europeia (UE), com 1,35 nados-vivos por mulher, segundo um relatório divulgado esta terça-feira, em Bruxelas, pela Comissão Europeia.

Os dados hoje divulgados indicam que a média de nados-vivos por mulher em 2011 na UE foi de 1,57.



O relatório mostra que, em 2002, Portugal tinha uma taxa de natalidade ligeiramente acima da UE: 1,47 contra 1,46, tendência que se inverteu em quatro anos, uma vez que em 2006 já era de 1,36 contra 1,54 nados-vivos por mulher.

Em 2009, nasceram em média em Portugal 1,32 bebés por mulher e 1,59 na UE, em 2010 os números foram, respectivamente de 1,36 contra 1,6 e, no ano seguinte, 1,35 em Portugal e 1,57 na UE.



Em 2011, as mais baixas taxas de natalidade foram registadas na Hungria (1,23 nados-vivos por mulher) Roménia (1,25) e Polónia (1,3), seguindo-se Portugal e Chipre.



As mais altas verificaram-se na Irlanda (2,5) e França (2).

Futebol Inatel - Equipas Apuradas para Fase Seguinte




No Grupo da Serie A1 já estão apuradas duas Equipas do Concelho de Abrantes que são elas Alferrarede Velha e a equipa de Sentieiras. Ainda as duas equipas vão ter 2 jogos para cumprir o calendário, antes de iniciar a outra fase, mas ainda as duas equipas então a lutar para o 1º Lugar do Grupo A1 que actualmente é liderada pela equipa de Alferrarede Velha que está a frente da equipa das Sentieiras por 2 pontos na Classificação do Grupo A1






Retirado do Cantinho do Primeiro Andar



Pinto da Costa responde a Paulo Bento




Pinto da Costa reagiu às palavras de Paulo Bento. O presidente do Futebol Clube do Porto voltou a dizer que João Moutinho não esteve a 100 por cento no jogo com Israel.

Roubos a bancos e residências foram os crimes que mais subiram em 2012






Os roubos a bancos e a estabelecimentos de crédito e a residências foram os crimes que mais cresceram em 2012, no quadro da criminalidade violenta e grave, revela o relatório de segurança interna.

Segundo os dados hoje divulgados em conferência de imprensa, os roubos a bancos e estabelecimentos de crédito subiram 38,2 por cento o ano passado em relação a 2011, enquanto a residências aumentaram 35,7%.



O relatório indica que, relativamente a 2011, verificaram-se mais 34 casos de roubo a instituições bancárias ou outro estabelecimento de crédito (no total foi de 123), enquanto se registaram mais 262 casos de roubo a residência - (no total de 995).



Outra subida digna de registo na criminalidade violenta e grave ocorreu no homicídio voluntário consumado, que registou mais 32 casos (num total de 149), sendo que 37 foram homicídios conjugais (violência doméstica).



A quarta maior subida percentual na criminalidade violenta e grave prende-se com a extorsão, que registou mais 44 casos (o total foi de 222), ou seja mais 24,7 por cento.



Com o roubo a subir em várias vertentes, há ainda a destacar em 2012 mais 10 casos (total de 53) de roubo a estabelecimento de ensino (mais 23,3 por cento) e uma subida de 19,7 por cento (mais 27 casos) nos casos de roubo a ourivesaria e casas de venda de ouro, que tiveram um total de 164 ocorrências.



Outros crimes que aumentaram relacionam-se com resistência e coacção sobre funcionário (mais 119 casos/ total de 1.863) e roubo a edifícios comerciais ou industriais (mais 70 casos/total de 977), com um aumento percentual de 7,7%.



A maior descida na criminalidade grave e violenta (menos 31 casos/ menos 58,5 por cento) aconteceu nas participações de associação criminosa (total de 22) e no roubo a transportes de valores que registou menos 21 casos (total de 26), com uma queda percentual de 44,7 por cento.



Outra das descidas significativas em termos de criminalidade grave e violenta ocorreu no roubo a farmácias, onde houve menos 25 casos (menos 23,4 por cento), bem como rapto, sequestro e tomada de reféns, que teve menos 88 casos (total de 419 participações), ou seja menos 17,4 por cento.~~



Com descidas percentuais entre os 13 por cento e os 10,7 por cento estão os crimes de roubo de viatura, roubo na via pública e roubo por esticão.



Segundo o relatório, a criminalidade grave e violenta desceu 7,8% em 2012, sendo o total dos crimes registados 22.270.



Em relação ao total das participações feitas à GNR, PSP e PJ verificou-se uma diminuição de 2,3%, num total de 395.827 casos o ano passado, contra 405.288 em 2011.



Entre a criminalidade mais participada às forças e serviços de segurança registou-se apenas o crescimento na condução de viaturas sob o efeito de álcool e no fogo posto em floresta.



Estes dados foram hoje apresentados no final de uma reunião do Conselho Superior de Segurança Interna, presidida pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.



Por Lusa

Facturas que dão créditos fiscais (afinal) são só 7%






De acordo com as novas regras de facturação, os consumidores finais podem usufruir de benefícios fiscais caso façam incluir o seu número de contribuinte em facturas relativas a restauração, oficinas ou cabeleireiros. Porém, dos 82,2 milhões de facturas inseridas no Portal das Finanças, apenas 7% estão identificadas, indica o Jornal de Notícias.

Desde o princípio do ano foram reportadas ao Fisco 82,2 milhões de facturas. No entanto, só 6,02 milhões das mesmas contemplam número de contribuinte, adianta a edição desta terça-feira do Jornal de Notícias.



Tal significa que, até agora, apenas 7% dos consumidores finais vão usufruir dos créditos fiscais facultados pelas Finanças, e que implicam que os contribuintes incluam nas facturas provenientes de restaurantes, oficinas, ou cabeleireiros o seu número de identificação fiscal.

Refira-se ainda que os clientes das oficinas são aqueles que mais associam o número de contribuinte às facturas, enquanto os da restauração e alojamento se posicionam no pólo contrário.



Fonte:Noticias ao Minuto 



Acção promocional de enchidos e fumeiro em Abril







A
TAGUS irá dinamizar no próximo dia 5 de Abril um showcooking, especialmente,
dirigido para os restaurantes da região e um petisco para o público em geral.
Esta acção promocional pretende destacar os enchidos e o fumeiro do Ribatejo
Interior.





No âmbito da sua estratégia de
valorização e promoção dos produtos locais de Abrantes, Constância e Sardoal, a
TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior está a
preparar uma iniciativa que se irá dividir em dois momentos, um workshop de
preparação de entradas para estabelecimentos de restauração a acontecer pelas
16h e um Merendas com Personalidades para as 19h.


Os cozinheiros serão Bruno
Martins e Filipe Janeiro, dois abrantinos e alunos finalistas da Escola Superior
de Hotelaria do Estoril que irão estar no dia 5 de Abril na Praça dos Sabores,
no Mercado Criativo de Abrantes (antigo mercado municipal) a mostrar receitas
inovadoras de enchidos e fumeiro.


Os objectivos da Associação de
Desenvolvimento do Ribatejo Interior com o workshop são sensibilizar os restaurantes
para a importância de utilizar estes produtos locais e despertar a curiosidade
destes estabelecimentos para novas formas de aplicação dos enchidos na sua oferta
gastronómica.


Consciente do importante papel
que a restauração de Abrantes, Constância e Sardoal desempenha na divulgação
dos produtos e recursos turísticos da região, a TAGUS desafia–os a participar
nesta iniciativa. Se está interessado, basta preencher a ficha de inscrição que
se encontra em www.tagus-ri.pt e enviar
via endereço electrónico para tagus@tagus-ri.pt.


Para falar sobre a confecção e
outras curiosidades dos enchidos e o fumeiro estarão presentes os produtores do
Ribatejo Interior, Guilherme Tomé, Margaridos & Margaridos e MF –
Salsicharia Artesanal. Para esta Merendas com Personalidade é obrigatório fazer
reserva o que poderá ser feito através de email para pracasaboresabrantes@gmail.com
ou pelo tlm. 91 055 93 05.


Esta acção promocional de
enchidos e fumeiro do Ribatejo Interior conta com o apoio da abordagem LAEDER,
do Programa Nacional de Desenvolvimento Rural (ProDeR).


segunda-feira, 25 de março de 2013

Telecomunicações Descida de preços ao consumidor depende do mercado




A entidade reguladora das telecomunicações (Anacom) garantiu esta segunda-feira que tem tomado medidas para que os preços desçam, mas lembrou que não pode fazer imposições nos valores cobrados aos consumidores.... Ver mais

Cinema no CINE-Teatro S.Pedro





27.MAR.13
// 21h30


CINE-TEATRO
S. PEDRO


“O AMOR”,
de Michael Haneke


DE, 2012,
125 min., M/12


ORG: PALHA DE ABRANTES






Georges
e Anne são octogenários, pessoas cultas, professores de música reformados. A
filha, igualmente música, vive no estrangeiro com a família. Um dia, Anne é
vítima de um acidente. O amor que une este casal vai ser posto à prova…










HÁ CINEMA NA ALDEIA - Concavada







27.MAR.13//16h00 


CONCAVADA


CENTRO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | CENTRO DESPORTIVO DA CONCAVADA 


“A VIAGEM DE CHIHIRO”, de Hayao Miyazaki, 


JP, 2001, 125 minutos, M/12


ORG: PALHA DE ABRANTES




Chihiro é uma menina de 10 anos e está em mudanças com a família, para uma nova casa nos subúrbios, quando o seu pai decide ir por um atalho, uma estrada escura e isolada. Depois de saírem do carro e entrar a pé numa pequena vereda, descobrem um restaurante ao ar livre, com muita comida, mas sem empregador ou clientes. Os pais não hesitam e sentam-se, mas Chihiro pressente o perigo e recusa. À medida que a noite avança, Chihiro está aterrorizada por ver em todo a lado caras medonhas de espíritos e formas que se animam... Chihiro corre à procura dos pais e descobre que eles transformaram-se em porcos. Um misterioso rapaz, chamado Haku vai ao encontro de Chihiro e promete-lhe ajuda. Consegue arranjar-lhe um trabalho num edifício perto que acaba por revelar-se como sendo umas instância termal para os milhares de deuses e espíritos japoneses. Apesar de o trabalho ser duro e o ambiente estranho, Chihiro faz o melhor que pode. No entanto, os seus pais continuam no quintal das traseiras do hotel e Chihiro precisa descobrir como quebrar o feitiço urgentemente, antes que eles acabam num prato como refeição de algum dos clientes...







Casos de tuberculose estão a diminuir mais rápido em Portugal do que na UE






A tuberculose baixou 6,1% em 2012, relativamente ao ano anterior, mas Portugal ainda não é considerado um país com baixa incidência, segundo dados provisórios da Direção-geral da Saúde (DGS).



“Os dados provisórios de 2012 parecem apontar para uma redução de cerca de 6,1%, relativamente à taxa de incidência definitiva de 2011”, disse Raquel Bessa de Melo, da DGS, numa resposta escrita enviada à Lusa, a propósito do Dia Mundial da Tuberculose, que se assinalou no domingo.



Segundo a especialista, Portugal ainda continua acima da fasquia da baixa incidência (20 casos por 100 mil habitantes), “apesar de se aproximar dela a cada ano que passa”.



Em Portugal, em 2011, as autoridades apontavam que o país se situava nos 21 casos por 100 mil habitantes, embora sublinhassem que o país tem vindo a descer a um ritmo mais acelerado do que a União Europeia.



Também a incidência de “tuberculose suscetível e multirresistente tem diminuído de forma consistente ao longo dos anos”, assevera a especialista supracitada.



No entanto, advertiu, “a taxa de confirmação e a taxa de sucesso têm vindo a diminuir nos últimos anos, podendo pôr em causa, nos próximos anos, os bons resultados a que temos vindo a assistir até à data”.



Segundo Raquel Melo, a incidência de tuberculose multirresistente (TBMR) no país tem vindo “a diminuir de forma consistente nos últimos anos, mais evidente desde 2008”.



“Apesar disso, continua a haver uma proporção preocupante de casos extremamente resistentes entre as formas multirresistentes”, observou.



Em 2008, foram criados s centros de referência regionais de TBMR que, excetuando o de Lisboa, estão em funcionamento desde essa altura. A médica avançou que o Centro de Referência de TBMR em Lisboa “está em fase de arranque”.



A médica salientou ainda que “Portugal continua a apresentar uma taxa de coinfecção TB/VIH das mais altas da Europa Ocidental”.



Para reverter esta situação, Raquel Melo defendeu uma abordagem conjunta destas duas patologias e o rastreio de tuberculose nos doentes infetados por VIH, com tratamento preventivo dos infetados, assim como o rastreio de infeção com VIH na população doente com tuberculose, com a respetiva orientação.



Fonte: http://saude.sapo.pt

Governo vai avaliar necessidade de camas nos cuidados intensivos






O Ministério da Saúde determinou a criação de um grupo de trabalho para avaliar a "capacidade instalada e necessidades nacionais de camas" das Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) em Portugal continental, em despacho publicado hoje no Diário da República.

O despacho do secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Fernando Costa, determina que a avaliação deve ser feita também em relação aos "diferentes patamares de articulação com os demais níveis organizativos do Serviço Nacional de Saúde (SNS)".

O grupo de trabalho, coordenado por Jorge Manuel Virtudes dos Santos Penedo, do Ministério da Saúde, tem agora 90 dias para apresentar um relatório, que poderá contribuir para a reforma do sector hospitalar em Portugal.




Juros no crédito à habitação descem e batem mínimos






A prestação da casa continuou a descer em Fevereiro batendo um novo mínimo, fixando-se em média, nos 261 euros, reflectindo a queda da taxa de juro implícita no crédito à habitação para 1,483%, divulgou o INE.









Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de juro implícita no crédito à habitação, que representa a relação entre os juros totais vencidos no mês de referência e o capital em dívida no início desse mês, recuou 0,054 pontos percentuais comparativamente a Janeiro (-0,078 pontos percentuais).



A prestação média para a globalidade dos contratos de crédito à habitação diminuiu dois euros, para 261 euros, igualando o valor mínimo da série registado em Março de 2010.



Desde Dezembro de 2011, mês da última inflexão da série, a taxa de juro apresentou uma diminuição acumulada de 1,231 pontos percentuais, avança ainda o INE.

Nos contratos celebrados nos últimos três meses, a taxa de juro implícita foi 3,247%, diminuindo 0,049 pontos percentuais face a Janeiro.



O INE diz contudo que "esta taxa situou-se ainda 1,249 pontos percentuais acima do mínimo da série, observado em maio de 2010".



O valor médio da prestação, para o conjunto dos contratos de crédito à habitação celebrados nos últimos três meses, fixou-se nos 312 euros, diminuindo nove euros face a Janeiro, acrescenta o INE.



O valor do capital médio em dívida, para a totalidade dos contratos de crédito à habitação e para os contratos com destino de financiamento aquisição de habitação, situou-se em Fevereiro em 58.767 euros e em 61.755 euros, respectivamente.






ESTÁGIO ACADEMIA DA FEDERAÇÃO NORUEGUESA DE BASEBOL









26 A 31.MAR.13


CIDADE DESPORTIVA 


ESTÁGIO ACADEMIA DA FEDERAÇÃO NORUEGUESA DE BASEBOL


ORG: FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE BASEBOL E SOFTBOL







domingo, 24 de março de 2013

Caminhada pelo José Ferreira





Foto de Tânia Paulo


Ontem realizou-se uma caminhada para ajuda do Sr. José Ferreira em conseguir um objectivo de recolher contribuições para os tratamentos de José Ferreira, actual presidente da Junta de Freguesia, que sofre de uma doença oncológica.




Foto de Tânia Paulo





Facebook: Quero Vencer


Câmara de Abrantes distribui 270 mil euros a colectividades concelhias




As colectividades do concelho de Abrantes vão receber cerca de 270 mil euros em apoios para 2013. A câmara municipal aprovou as verbas destinadas às áreas da cultura, desporto e recreio, juventude e intervenção social, no âmbito do programa FinAbrantes. O programa FinAbrantes visa a articulação entre as entidades que representam o movimento associativo e o município.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Fisco avisa trabalhadores independentes de entrega via Internet








A partir deste ano, a declaração de IRS de trabalhadores independentes tem de ser feita por via electrónica.



A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) já está a informar os trabalhadores independentes. A mensagem enviada, assinada pelo Diretor-Geral da AT, Azevedo Pereira, indica que "a partir deste ano todos os titulares de rendimentos da categoria B (rendimentos empresariais e profissionais) estão obrigados ao envio da declaração Modelo 3 de IRS por transmissão electrónica de dados".



A obrigaçao decorre da Portaria 421/2012, que aprova os modelos de impressos. Esta portaria indica que os trabalhadores independentes e alguns contribuintes com outro tipo de rendimentos (por exemplo, rendimentos de herança indivisa) são obrigados a entregar a declaração de IRS via Internet.



A declaração deve ser entregue durante o mês de Maio. A AT recorda que os contribuintes que ainda não têm a senha de acesso ao Portal das Finanças, devem pedi-la em www.portaldasfinancas.gov.pt.



Também este ano, os trabalhadores independentes têm de preencher um novo anexo, que a AT encaminhará depois para a Segurança Social. Este documento permitirá identificar, em casos específicos, as entidades que receberam os serviços prestados pelo trabalhador independente.



Assim, uma parte dos trabalhadores terá de identificar as empresas e os contribuintes singulares com actividade empresarial a quem prestaram serviços. Sempre que uma entidade tenha beneficiado de 80% ou mais do valor da actividade do trabalhador, terá de descontar 5% sobre o montante dos serviços recebidos. Pode ainda contar com uma inspecção para averiguar a legalidade da situação, diz o código contributivo. Por seu turno, se o trabalhador estiver nesta situação de dependência económica durante dois anos, terá direito ao novo subsídio de desemprego que chegou ao terreno este ano.



Mas nem todos os trabalhadores independentes têm de preencher esta parte do anexo que identifica as entidades que adquiriram serviços e nem todos terão direito ao novo subsídio. De fora desta obrigação ficam, por exemplo, advogados e solicitadores, actividades que só podem ser desempenhadas de forma independente (amas, angariadores imobiliários ou de seguros, notários, revisores oficiais de contas, etc) ou trabalhadores independentes isentos de contribuir (o que inclui aqueles que acumulam esta actividade com pensão ou com trabalho dependente, em determinadas condições, ou que recebem rendimentos baixos em situações específicas).



Fonte: http://economico.sapo.pt

Exposição ao fumo do tabaco aumenta risco de tuberculose




A Associação Nacional de Tuberculose e Doenças Respiratórias e a Fundação Portuguesa do Pulmão alertam que a exposição ao fumo do tabaco aumenta o risco de tuberculose, uma doença que atinge cerca de duas mil pessoas por ano em Portugal.





As duas organizações, a Associação Nacional de Tuberculose e Doenças Respiratórias e a Fundação Portuguesa do Pulmão, realizam esta sexta-feira em Lisboa um encontro, com o tema 'O papel da sociedade civil - Acabar com a Tuberculose na nossa geração', para domingo assinalar o Dia Mundial da Tuberculose.



No encontro será debatida "a grande doença que ainda é a tuberculose no nosso país e no mundo, associada a outras co-morbilidades", disse à agência Lusa a presidente da Associação Nacional de Tuberculose e Doenças Respiratórias (ANTDR).



"O tabaco é um factor que poderá levar a um aumento da incidência da tuberculose", advertiu Maria da Conceição Gomes, adiantando que a doença é mais prevalente em pessoas com idades entre os 45 e os 54 anos, em que geralmente há um maior consumo do tabaco.



Segundo a responsável, "cerca de 50 estudos foram alvo de revisão por entidades internacionais com objectivos comuns na luta contra a tuberculose e concluiu-se que a exposição passiva ou activa ao fumo do tabaco aumenta o risco de tuberculose.



Defendeu ainda que "para um programa de controlo da tuberculose ser ainda mais eficaz, a sociedade não pode ser indiferente às medidas para o controlo do tabagismo, daí a importância da sensibilização para a desabituação tabágica, quer nos hospitais, nos centros de diagnóstico pneumológico, nos centros de saúde, nos consultórios, quer fora do ambiente clínico".



Maria da Conceição Gomes alertou para a importância de um diagnóstico precoce da tuberculose, mas também para a necessidade de se estar alerta para "outros factores que rodeiam a doença e podem levar a ter números ainda significativamente elevados".



Entre esses factores, apontou a toxicodependência, a emigração, o HIV e as "condições sociais e económicas que têm altos e baixos no país".



A presidente da associação adiantou que é preciso alertar a população para ir ao médico quando tiverem sintomas da doença, como tosse arrastada, falta de apetite, cansaço, porque "o diagnóstico ainda é tardio".



"Algumas pessoas vão directamente ao hospital, mas já numa fase muito avançada da doença e, entretanto, já contagiaram muitas pessoas que estão debilitadas imunologicamente", comentou.



"Daí que também queiramos alertar para a necessidade de rastrear doentes com outras patologias", como os diabéticos, doentes oncológicos, imunodeprimidos, doentes reumáticos para "tratar as pessoas quando ainda não estão doentes (tuberculose latente)", explicou.



A tuberculose é uma doença infecciosa, grave e potencialmente mortal, se não for tratada, sendo transmitida pelo ar e pode atingir todos os órgãos do corpo, mas especialmente os pulmões.



Em Portugal a incidência da tuberculose é ainda de cerca de 20 novos casos por 10 mil habitantes, superior à maioria dos países com o desenvolvimento económico idêntico a Portugal.



Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ainda morrem 4.000 pessoas por dia em todo o mundo devido à doença.


Governo Passos recusa subir salário mínimo







O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, afirmou, esta sexta-feira, que o Governo rejeita associar-se, nesta fase, à expectativa de aumento do salário mínimo nacional discutida entre os parceiros sociais, defendendo que isso seria o maior presente envenenado que nós poderíamos dar às empresas, aos portugueses e ao País".








"O que temos presente é a proposta que, nesta altura, tem sido objecto de discussão entre os parceiros sociais, e à qual o Governo não se associará, nesta fase, quanto à criação de expectativa de elevação do salário mínimo nacional", afirmou Pedro Passos Coelho, durante o debate quinzenal na Assembleia da República.











O primeiro-ministro defendeu que "pôr o Governo a determinar por lei a obrigação de elevação do salário mínimo seria o maior presente envenenado que nós poderíamos dar às empresas, aos portugueses e ao País", porque agravaria o desemprego e a competitividade externa de Portugal, mas apelou às empresas com margem para aumentar salários para que o façam por iniciativa própria.



Fonte:Noticias ao Minuto




Balcão Multisserviços substitui o Posto de Atendimento ao Cidadão






Resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal de Abrantes e a AMA (Agência para a Modernização Administrativa), o Posto de Atendimento ao Cidadão (PAC) desde o dia 14 de Março que foi reconvertido em Balcão Multisserviços (BMS).

O Balcão Multisserviços segue o mesmo conceito do PAC mas apresenta um atendimento mais alargado de entidades já representadas, como é o caso do IMTT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres) e ADSE (Direção-Geral de Proteção Social aos Trabalhadores em Funções Públicas) e de novas entidades como o CNP (Centro Nacional de Pensões), a CGA (Caixa Geral de Aposentações), a ARS (Administração Regional de Saúde) e o ACP (Automóvel Clube de Portugal).

Em resumo, de 40 serviços que o PAC prestava em acordo com 7 entidades, com o funcionamento do novo Balcão Multisserviços a população passa a usufruir de 78 serviços de 11 entidades.



De referir que os serviços a prestar pelo BMS continuam a ser de um nível de especialização de baixa complexidade, com um serviço de atendimento multifuncional e generalista, sendo os assuntos de maior complexidade encaminhados para as entidades respetivas.

Trabalhadores de fábrica em Abrantes em greve reclamam por salários em atraso





 Foto: Retirada em http://www.mediotejo.biz



Trabalhadores da empresa Silicália, em Pego, Abrantes, iniciaram hoje uma paralisação de duas horas por turno com o objectivo de obter da empresa um compromisso sobre a regularização dos seus salários.



A paralisação decidida pelos trabalhadores da Silicália Portugal - Indústria e Comércio de Aglomerados de Pedra, S.A. surge depois de a gerência da empresa não ter pago até esta semana, segundo os funcionários, os salários do mês de Fevereiro.



Em comunicado, o Sindicato dos Trabalhadores da Construção, Madeiras, Mármores e Cortiças do Sul refere ainda que o departamento de recursos humanos apresentou uma proposta "pouco séria" para regularizar a situação apenas no final do mês, ficando nessa altura o vencimento de Março em atraso.



Os trabalhadores acusam ainda o departamento de recursos humanos de "ingerência" em plenários e de "constantes tentativas de intimidação”.



Os trabalhadores decidiram avançar para a greve, que teve hoje uma adesão de cerca de 80%, número avançado pelo sindicato.



O sindicato agendou em plenário com os trabalhadores para a próxima semana para decidir novas formas de luta até que a situação seja definitivamente regularizada.



A Agência Lusa tentou contactar a administração de empresa, sem sucesso.


quinta-feira, 21 de março de 2013

Câmara avança com Providência Cautelar impedir a entrada em vigor da medida que prevê o aumento do preço do tratamento de lixo






A Câmara de Abrantes vai instaurar uma Providência Cautelar com o objetivo de impedir a entrada em vigor do Despacho de 08 de fevereiro de 2013 da ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território que fixa a tarifa a praticar, para o ano de 2013, em 31,16 euros por tonelada de resíduos tratados, o que representa um aumento de 15% face ao ano anterior e da taxa de remuneração acionista por parte da Valnor.

Este Despacho é altamente lesivo para os municípios acionistas da Valnor e, indiretamente, para todos os munícipes.

A Câmara lamenta que o Governo tenha aprovado um aumento que se pode refletir nos consumidores, numa altura particularmente difícil para as famílias, para as empresas e para as entidades que enfrentam um aumento de despesa (no caso da Câmara de Abrantes salienta-se o aumento substancial no apoio social às famílias que passam por dificuldades económicas) e uma redução de receitas. A autarquia tudo fará para evitar este agravamento comunicado pela Valnor, por poder significar um aumento das tarifas cobradas a todos os munícipes pela produção de lixo.

Na reunião de Câmara realizada no dia 18 de março, foi aprovada pelo Executivo a proposta de minuta da Providência Cautelar.


Reabertura da Pousada da Juventude






A Pousada da Juventude de Abrantes retomou a sua atividade normal, depois de ter estado encerrada no período de inverno, por decisão da secretaria de Estado do Desporto e Juventude. O encerramento de 9 Pousadas da Juventude, operadas pela Movijovem, durante o inverno foi justificado “pelas reduzidas taxas de ocupação, com os défices de exploração elevados que estas unidades apresentam”.

No caso de Abrantes, segundo a informação disponibilizada à Câmara, procedeu-se a uma avaliação das necessidades de conservação e de manutenção das instalações.

A Câmara está a avaliar a melhor forma de operacionalizar a gestão deste equipamento.




Jardim da República em Abrantes alvo de requalificação profunda






O Jardim da República em Abrantes está a ser alvo de uma requalificação, enquadrada nas medidas de Regeneração Urbana para o Centro Histórico, que visa tornar o espaço “mais polivalente, de fruição, com maior qualidade, segurança e salubridade”, anunciou o município em comunicado.



Os trabalhos incidem na salvaguarda das árvores existentes (cedros, magnólias, castanheiros da índia e tílias, entre outras) desde que estejam sãs, na execução de caldeiras para as árvores e supressão de alguns canteiros que serão preenchidos com calçada à portuguesa e na remoção de arbustos, que vão ser substituídos por outros com estatura adaptada ao espaço.



A autarquia vai ainda proceder à remoção do lago e da calçada envolvente, substituindo-os por um relvado, com a finalidade de criar um espaço verde, de lazer e polivalente. “Este equipamento há muito que estava desactivado, não se justificando a sua manutenção”, justifica o executivo liderado por Maria do Céu Albuquerque (PS).



A área envolvente do Monumento aos Mortos da Grande Guerra será igualmente beneficiada, estando a ser estudada a colocação de um elemento que inclua os nomes dos abrantinos mortos em combate. A autarquia assegura que algumas árvores, que se encontram deformadas devido à sua idade ou a podas drásticas, poderão vir a ser arrancadas mas serão plantadas novas espécies.